Carregando...

Introdução

O amor pelas coisas para pátrias, além de ser um sentimento inato do coração humano, ainda é uma necessidade.
Sem ele a Marcha e o desenvolvimento da sociedade abatem-se, e por melhores que sejam as tentativas para consecução do bem comum, são sempre infrutíferas.
Quando, porém, esse grandioso sentimento aparece, com ele vem o entusiasmo, a energia e o vigor. É ele a pira ardente onde se acrisolam os grandes elevados sentimentos do homem.
Havendo patriotismo, há força, e havendo força, todas as dificuldades são superáveis.
Mas como haver patriotismo sem ser ter conhecimento da pátria? E como conhecer-se a pátria sem ao menos ter-se ligeira notícia de sua história?
Os antigos romanos davam uma importância imensa ao município; a história municipal para eles era considerada a principal base da educação familiar.
Entretanto, nós, os educados hoje sob influência da moderna civilização, abandonamos a história do nosso município; procuramos mesmo fazê-la desaparecer!
Nem nos arquivos públicos, nem nas bibliotecas e nem em outros documentos encontramos registrados fatos importantes do município.
Se temos notícias de alguns, é ou isoladamente, ou de envolta com a história de alguma província, e desnaturando-se assim sua importância e quiçá a sua influência social.
Foi, pois, dominado por este sentimento que resolvi em algumas horas vagas colecionar alguns esparsos apontamentos, posto que muito incompletos sobre fatos históricos que se relacionam diretamente com este município.
Tenho convicção de que não é este um trabalho completo, que sirva de farol para por ele se conhecer a história e a nobreza de caráter dos taubateanos.
Pode também esta pequena obra servir de estímulo a outros que mais habilitados e com mais conhecimentos históricos possam enriquecer este município de uma história digna de si.
"Faciant meliora potentes".*

Francisco de Paula Toledo

 

* (“Fiz o que pude, façam melhor os que puderem”)