Taubaté está situada em uma planície à margem esquerda do riacho denominado - Corrêa – a 48 graus e 40 minutos de longitude ocidental, e a 22 graus e 54 minutos de latitude.
Dista do Rio de Janeiro cerca de 60 léguas, de São Paulo 28, de Mogi das Cruzes 18, de Jacareí 12, de Caçapava 3, e de Pindamonhangaba 3 (1).
(1) – Os limites do atual município de Taubaté são os seguintes: N.- Tremembé; N.E. – Pindamonhangaba e Roseira; S.E. – São Luiz do Paraitinga; S.- Redenção da Serra; S.O. e O. – Caçapava; N.O. – Monteiro Lobato.
(2) – As distâncias estão hoje sensivelmente reduzidas: ao Rio de Janeiro – 302 Km; a São Paulo – 120 Km; a Mogi das Cruzes – 98 Km; a Jacareí – 56 Km; a Caçapava – 17 Km; e a Pindamonhangaba – 15Km.
Quando esta obra foi publicada, os municípios de Tremembé, Roseira, Lagoinha e Redenção da Serra, que atualmente fazem fronteira com Taubaté, não existiam. Tremembé era uma vila pertencente à Taubaté, assim como Redenção da Serra, que era conhecida como Vila de Nossa Senhora do Paiolinho.
A antiga Vila do Buquira manteve este nome até 1949, quando foi rebatizada como Monteiro Lobato, depois de se emancipar, em 1948, do município de São José dos Campos.
Os municípios de Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal, que atualmente separam Taubaté de São Bento do Sapucaí, também não existiam. Esta última, por sua vez, possuía território muito maior, quando era conhecida como São Bento do Sapucaí Mirim.
Paraibuna e Taubaté se aproximavam pela freguesia de Nossa Senhora do Paiolinho, atual município de Redenção da Serra, e pela Serra do Jambeiro, no atual município de Jambeiro, antes uma freguesia de Caçapava.