Loading...

Apresentação

A História da História

Uma edição Mutante

História do Município de Taubaté foi lançado pela primeira vez em 1877. Pelo que se sabe, este foi o primeiro livro que compilou a história de Taubaté.
Seu autor, Francisco de Paula Toledo, o fez por suas próprias custas, em um momento em que o mercado editorial brasileiro era apenas um distante vislumbre e as primeiras máquinas tipográficas da cidade ainda trabalhavam.

Com pouco ou nenhum acesso à documentos antigos, o autor - e por isso começa o livro se justificando por ser uma obra incompleta - se baseou nos relatos dos moradores locais para narrar o que chamou de "fatos importantes do município".

Sem lograr sucesso, um dos motivos para escrever o livro foi para que servisse de passaporte para sua entrada no Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. O outro, descrito na sua primeira página, era de que a obra pudesse "servir de estímulo a outros que mais habilitados e com mais conhecimentos históricos possam enriquecer este município de uma história digna de si". Foi certeiro. A maior parte das obras historiográficas do século XX lançadas na cidade tiveram seu livro como farol.

Um século depois do seu lançamento, o livro ressurgiu em uma edição anotada por uma comissão de historiadores da cidade formada pelos professores Paulo Camilher Florençano e Maria Morgado de Abreu e os pesquisadores José Cláudio da Silva e Gilberto Martins. O livro foi reeditado graças à doação para o museu municipal de um exemplar que pertenceu ao escritor Monteiro Lobato feita pelo Dr. João Guilherme de Oliveira Costa. Quarenta anos se passaram e hoje o paradeiro desse exemplar é desconhecido.

Esta edição digital é baseada na obra anotada lançada em 1976. Tomamos o cuidado de manter os textos como foram escritos, tanto pelo autor como pela comissão de anotação.


Créditos

Esta edição digital de História do Município de Taubaté é uma produção do ALMANAQUE URUPÊS em parceria com o MOVIMENTO PRESERVA TAUBATÉ e patrocínio do TAUBATÉ SHOPPING, baseada no acervo MARIA MORGADO DE ABREU, membro da comissão de anotações da publicação de 1976. Todas as referências de imagens e fontes de pesquisas estão no corpo do texto.
Revisão das notas da edição digital: Prof. Ms. Luzimar Gouveia.

 

Agradecimentos:

Ao Taubaté Shopping; Maria Regina Morgado de Abreu Holts; Família Silva; Família Camilher Florençano na pessoa de Maria Letícia Santos Camilher Florençano; jornalista Gilberto Martins; à Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos na pessoa de seu gerente, Fernando Paschoal.