Carregando...

XIII
CAPELA DO SENHOR BOM JESUS DO TREMEMBÉ (57)

O bairro do Tremembé é aprazível e delicioso. Sobre a fundação da majestosa capela do Senhor Bom Jesus que ali existente, podemos dizer o seguinte:
“Um velho piedoso, sumamente devoto, de nome José Gomes Granito, acoroçoado por outros igualmente devotos, dirigiu-se em pessoa ao bispo de então e impetrou licença para a fundação de uma capela e bem assim a aprovação de um compromisso da irmandade do Senhor Bom Jesus como se vê na seguinte provisão:
“O exmo. d. frei Antônio de Guadalupe, bispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, etc. Atendendo nós ao que por sua petição nos enviou a dizer José Gomes Granito e mais devotos do Senhor Bom Jesus do Tremembé, colocado na sua capela do Senhor Bom Jesus do Tremembé, distrito da vila de Taubaté: havemos por bem de aprovar os sete capítulos deste compromisso, com declaração, porém, que querendo acrescentar para o futuro alguma coisa recorrerão a nós para confirmarmos.
Dada nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro aos 24 de outubro de 1736 – Antonio de Guadalupe, bispo do Rio de Janeiro.”
Decorridos mais de 21 anos, isto é, em 1757 o já mencionado vigário João de Bessa Passos deixou-nos estes apontamentos para avaliarmos o estado daquela capela naquele tempo. Diz ele:
“A capela do Senhor Bom Jesus desta freguesia de Tahybaté dista uma légua e pouco mais ou menos:  é feita a capela de taipa de pilão e da mesma forma a sacristia, tendo no fim do corpo seu coro feito de madeira, e é coberta de telha vã. A capela mor toda forrada de madeira lisa e pintada de novo com tintas de várias cores; tem o altar-mór seu retábulo de madeira lisa todo pintado e eminente ao dito altar tem uma tribuna onde se expõe o Santíssimo Sacramento e na boca do mesmo trono, onde está colocado o Senhor Bom Jesus, há uma pianha grande forrada por cima de madeira lisa, também pintada de várias cores.
No retábulo do altar-mor está embutido o sacrário pintado por dentro de vermelho, e dourado por fora como todos os frisos do retábulo.
No cruzeiro são dois altares ficando no da parte da direita a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que está metida em um nicho feito na parede e para a parte esquerda não tem imagem alguma.
Tem o corpo da igreja uma porta grande, fronteira ao altar-mor e outra porta da parte direita em uma parede de bandas. Tem a dita capela um cofre onde lançam os devotos suas esmolas: a 6 de agosto dia da transfiguração do Senhor abre-se o cofre e as esmolas recebe o tesoureiro da irmandade do Senhor, que se lhe faz carga no livro da receita.
Tem a dita capela uma custódia pequena de prata sem ser dourada, onde se expõe o Santíssimo Sacramento no dia da festa do Senhor. Tem um resplandor grande, de prata, uma cana de cobre pintada por fora de verde. Tem o Senhor duas capas de nobreza vermelha, três toalhas de cintura e quatro castiçais de bronze no altar”.

Interior da Igreja de Bom Jesus do Tremembé em 2017.
Interior da Igreja do Bom Jesus do Tremembé em 2017. Acervo Almanaque Urupês


Está é a descrição feita pelo vigário daquele tempo; passados, porém, 59 anos depois da fundação da capela, foi lhe aumentando o corpo da igreja, como se vê do termo de bênção adiante transcrito pelo vigário da vara Faustino Xavier de Novais em 1795:
“Porque a irmandade do Senhor Bom Jesus construiu o corpo da igreja para acréscimo da capela antiga, requerendo ao Ilmo. revdm. sr. d. Arcipreste, vigário capitular deste bispado Paulo de Souza Rocha, este senhor me determinou o benzesse e a seu adro para evitar algumas dúvidas para o futuro, o que fiz e disto lavro termo como abaixo:
Aos 8 de junho de 1795 por ordem que tive do Ilmo. sr. dr. D. Arcipreste, vigário capitular Paulo de Souza Rocha, benzi o corpo da igreja novamente edificada do Senhor Bom Jesus de Tremembé, filial à matriz desta vila de São Francisco das Chagas de Tahybaté desde o arco da capela-mor que serviria a igreja velha por pequena; assim mais o adro desde a porta principal até o cruzeiro no espaço de 8 braças e alguns palmos, mandando-o limitar com dois marcos de cepos altos de graúna e os lados que serviram de corredores: Tudo o fiz pelo ritual de Paulo V. Tem esta igreja dois andares, um dedicado a Nossa Senhora da Glória, outro a São Francisco de Paula, em que logo depois celebrei em presença de várias pessoas de um e de outro sexo. Os ditos altares tem seus retábulos de talha e frontais de madeira pintada”.
Posteriormente fizeram-se obras na capela tendentes a melhorar o seu estado.
Presentemente ela se acha em estado que faz honra à devoção e piedade dos fiéis.
Muito se deve ao zelo dos quatro últimos procuradores daquela irmandade João Claudino de Andrade, capitão Joaquim Vicente de Andrade, major Francisco Fernandes Oliveira e Silva e padre Antonio Moreira de Souza e Almeida.
Durante a administração do major Francisco Fernandes se fizeram a obras mais importantes que ali se vêem.
É tradicional e assaz concorrida pelos povos dos municípios vizinhos a Festa do Tremembé.

Postal de Tremembé por volta de 1910.
Postal da igreja do Senhor Bom Jesus de Tremembé. Imagem por volta de 1910. Fonte: "Lembranças de São Paulo - O Interior Paulista nos Cartões-postais e Álbuns de Lembranças", de Joao Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo.


Comissão

57 –A primitiva capela surgiu em 1669, construída pelo capitão-mor Manoel da Costa Cabral, o qual havia residido em Taubaté antes de constituir propriedade rural naquela área ribeirinha do Paraíba.