Carregando...

Conclusão

Não temos o desvanecimento de supor que escrevemos a história do município de Taubaté; não ambicionamos tanto, e nem para tanto temos direito, apenas esboçamos em traços largos os fatos mais importantes que ligam-se à história deste município.
Sua origem, fundação, seu caráter religioso e empreendedor, sua estatística, a nobreza de seu gênio e a fertilidade de seu terreno aí ficam apontados para a base e monumento de quem mais recurso possua para escrever sua história longa e desenvolvidamente.
Temos a satisfação de que nos guiou sempre o desejo de não afastarmos da verdade, não obstante lutarmos com grandes dificuldades por falta de dados mais positivos.
Seja-nos lícito, como homenagem de gratidão consignar aqui os nomes dos importantes cidadãos: cônego Francisco Justiniano de Abreu e Andrade, dr. Francisco Inácio Xavier de Assis Moura, major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva, e o advogado Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, que muito auxiliaram-nos, fornecendo-nos apontamento históricos de súbito valor. Foram eles certamente inspirados pelo sentimento patriótico de súbito valor. Foram eles certamente inspirados pelo sentimento patriótico de depositários e guardas desses fatos que, publicados não só darão mais realce a sua terra natal como também atestarão às gerações vindouras que os homens do presente têm amor e dedicação pelas coisas pátrias.
Pela nossa parte nada mais pode esperar. Fizemos quanto pudemos; e estamos compensados pela benevolência com que foram recebidos nossos escritos, e sua geral aceitação.