Saiba o origem dos nomes das ruas que sofrerão alterações
Projeto da prefeitura prevê mudança no sentido de ruas como Emílio Winther, Marechal da Costa e Silva e Armando Sales de Oliveira
A prefeitura de Taubaté começou a colocar em prática uma serie de mudanças em seis ruas de Taubaté. Ruas importantes mudarão de sentido e estão recebendo obras para a implementação do noco pacote viário. Emílio Whinter, Armando Salles, Professor Moreira… você sabe quem são esses personagens?
Veja a origem dos nomes das seis ruas que estão sofrendo alterações:
Rua Emílio Winther
Recebe nome em homenagem ao médico e cirurgião que realizava no século 19 grandes cirurgias, inclusive plásticas. Atuou a vida inteira em Taubaté. Era filho do doutor Jorge Winther, que também dá nome à uma rua da cidade.
Rua Professor Moreira
Joaquim Manoel Moreira, educador que colaborou com inúmeras obras e instituições taubateanas.
Rua Armando Sales de Oliveira
Engenheiro industrial, jornalista e político brasileiro. Natural de São Paulo integrou a direção do jornal “O estado de São Paulo” e foi eleito governador do Estado em 1934.
Rua Ubatuba
Em homenagem a cidade litorânea.
Rua do Colégio
Faz referência ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Recebeu esse nome por estar em frente ao prédio do antigo colégio de meninas, que foi por quase 100 anos um dos mais prestigiosos estabelecimentos de ensino do Brasil. Hoje o prédio é ocupado pela prefeitura e pela Unitau.
Rua Marechal da Costa e Silva
Em referência ao governo de Arthur da Costa e Silva que durou de 1967 à 1969. No poder Silva intensificou o processo de institucionalização da ditadura. Transformou um regime militar difuso em um ditadura, intensificando a repressão contra os movimentos, grupos e focos de oposição política.
Fonte: “Contribuições à história de Taubaté: denominações de vias e logradouros públicos” de Umberto Passarelli