30 de maio de…

 30 de maio de…

 

1816   Com o Duque de Luxemburgo, Embaixador Extraordinário de Luís XVIII, chega ao Rio de Janeiro o naturalista francês Augusto de Saint-Hilaire que percorreu durante seis anos várias províncias do Brasil, inclusive São Paulo. (Rio Branco, Ef. p. 262).

 

1824   Nasce, em Pindamonhagaba, o Cônego Tobias da Costa Rezende. Foi deputado, reeleito, de 1870 a 1873. Com a criação em 1880, da Comarca Eclesiástica desta zona (parece que sediada em Guaratinguetá – verificar) foi nomeado vigário da vara. Foi nomeado vigário de Pinda a 6 de maio de 1868, com a morte de seu antecessor Monsenhor João Nepomuceno de Assis Salgado, taubateano, e nesse cargo permaneceu até à morte em 7 de agosto de 1897. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 447).

 

1868   Decreto imperial galardoa o c.el José Francisco Monteiro, presidente da Câmara Municipal de Taubaté, com o título de Barão de Tremembé, por relevantes serviços prestados na guerra do Paraguai. (O Paulista).

 

1868   Decreto Imperial nomeia o Dr. Tito Augusto Pereira de Mattos, juiz de direito da Comarca de Taubaté, Cavaleiro da Ordem de Cristo. É deputado provincial por este distrito. (O Paulista).

 

1868   Decreto imperial nomeia Oficiais da Ordem da Rosa, os srs. ten. c.el Antônio José Moreira de Castilho, João Lopes Moreira e Ignácio Mariano da Costa Vieira, por serviços prestados na campanha do Paraguai. (O Paulista).

 

1883   Após os sagrados exercícios das festas do mês de Maria ilumina-se a frente da Igreja Matriz, soltam-se foguetes de cores e toca a Corporação Musical Philarmônica Tauba-teense. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Na fazenda do Sr. João Francisco Malta morre D. Maria Estela Bressane Malta, esposa do Dr. João Francisco Malta Júnior, tendo dado à luz dois gêmeos que sobrevivem. Foi sepultada em São Luís do Paraitinga. Tem fábrica de cal aqui. (Jornal do Povo).

 

1889   Imponente procissão das Virgens, com a participação de mais de 200, encerra o mês de Maria em Taubaté. Pela manhã houve missa solene, comunhão geral. À tarde sermão e confirmação do batismo. (Jornal do Povo).

 

1893   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, bispo do Rio de Janeiro, retira-se para sua terra natal profundamente chocado com sua preterição para titular da nova arquidiocese ali então criada. Viria a ser nomeado arcebispo titular de Darnis e falecer a 15 de abril de 1898. Aqui então prossegue em suas obras de benemerência, funda o Externato São José e vive com modesta pensão com que o premiou o governo brasileiro pelo seu devotamento ao bem comum. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

 

1895   Os srs. José Antônio Carneiro de Souza e Domingos José Cardoso de Oliveira dissolvem a sociedade comercial Carneiro de Souza & Cia. que passa a girar sob a responsabilidade pessoal do primeiro com a retirada do segundo. (O Popular).

 

1895   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos consegue do Sr. Francisco Carlos de Alva-renga a cessão de sua casa no Largo das Palmeiras (hoje Pça. C.el Vitoriano) para o isolamento de um doente de febre amarela hospedado no Hotel Belém, do Sr. Belém, pai do Sr. Arthur Bastos (em baixo do Hotel fica o negócio do Sr. Costa). Nas providências tomam parte o Dr. Domingos Gonçalves Barata, vereador John Milne Tindal, 2.º Fiscal Ignácio Marcondes do Amaral Jr. e 1.º Fiscal Lúcio Ribeiro da Silva. (O Popular).

 

1897   Dom José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, no Externato São José procede à bênção da rica coroa com que terá que se apresentar o festeiro do Divino Espírito Santo no dia de Pentecostes, Sr. José Gregório da Costa Leite. (Diário de Taubaté).

 

1897   O taubateano Cônego Antônio de Souza Almeida, vigário de Itajubá, visita seu irmão Cônego Bento de Souza Almeida, vigário de Santa Cruz das Palmeiras, pregando nas solenidades de encerramento do mês de Maria. (Diário de Taubaté).

 

1927   Promovidas pela Câmara Municipal de Taubaté realizam-se na Catedral solenes exéquias em sufrágio da alma do Dr. Carlos de Campos, Presidente do Estado, falecido a 27 de abril. (O Norte).

 

1945   A fim de tratar de providências para melhor localização dos diversos serviços afetos à sua pasta, visita Taubaté o Prof. Francisco D’Auria, Secretário da Fazenda, em companhia de diversas autoridades, sendo recebido pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, com um almoço no Hotel Palace. (Nossa Terra).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes