Sintaxe Caipira do Vale do Paraíba. pt. 2/3
Veja aqui a primeira parte desse artigo
[…] Grupo 2
Calendário consoante às festas da igreja
A alimentação do segundo grupo, que compreende o “remediado” e o rico, varia de acordo com as festa de igreja.
Assim:
Ano Bom e Reis: peru, leitoa, torta de frango com ervilha, lombo assado no espeto e frango recheados. Doces e bolos. Doces: de coco, batata, abóbora, rabanada, sonhos em caldas, fios de ovos ou palha eclesiástica, ninhos, papos-de-anjos. Bolos: pão-de-ló, bolo-prata, pão de cará, pão de Europa, rosquinhas, castanhas, figos secos, passas, amêndoas, avelãs e frutas européias.
Carnaval: afogado, paçoca de carne de vaca, lombo recheado, virado de feijão-fava, galinha de molho pardo.
Cinzas: peixe frito, peixe ensopado, pirão, bolinho de bacalhau, cambuquira com ábobora, feijão-verde, bacalhau frito e saladas, quibebe de abóbora. Doce “não se come” por ser dia de jejum e abstinência, é assim em todas as quartas e sextas-feiras de quaresma.
Quinta-feira santa e sexta-feira maior: piaba recheada, peixe frito e cozido,cuscuz de camarão, bolinho de camarão, tainha com cará, banana com paçoca de amendoim com sal e com açúcar; pinhão cozido.
Sexta-feira maior: à tarde, só se toma canja de arroz ou uma sopa magra e, depois da procissão do Enterro, isto é, depois da meia-noite, café bem acompanhado com bolo-de-milho, cuscuz torrado, bolo de leite, pão de cará, rosquinhas, doces e salgados, cortiça.
Domingo da Ressureição: afogado, leitoa, cabrito, frangos cheios, ervilhas com ovos, perna de porco assada, vinhos de diversas qualidades. Paçoca de amendoin, queijo com banana, goiabada, marmelada, pudins e cremes.
Espírito Santo: arroz com pato, afogado, leitoa, galinha assada, cabrito cheio. Para o café, bolo-de-arroz, pão feito em casa, pão-de-ló, brevidade, broinha, pão de Europa, bolo mineiro, roscas, bolo doce, zequinha.
São João: capão recheado, lombo recheado, frangos cheios, carne de vaca entrochada, almôndegas, croquetes, arroz com pato. Doce de laranja com rapadura e cravo, de cidra ralada com rapadura (furrundura), de batata, de coco, de abóbora com coco, mamão em pedaços, balas de ovos e outras. Bolos-de-arroz, pamonha de fubá, pão-de-cará, bolo mineiro, bolo de leite, bolo doce, bolachas, pão-de-ló torrado, requeijão, batata e mandioca assadas: quentão, gengibrada.
Natal: o mesmo que Reis e Ano-Bom.
Nota: Nessas épocas não se prescinde da alimentação trivial: feijão, arroz, carne, ovos, verdura.
Terceira e última parte na próxima segunda-feira, 9/04.
Veja aqui a última parte desse artigo
1 Comment
[…] […]
Comments are closed.