Os Zumbis Estão Chegando
Por Alexandre Siqueira
Há tempos eles estão por ai, já estiveram na moda nos anos 60/70 mas logo desapareceram, retornaram com força total no inicio do novo século, ganhando ainda mais força a partir de 2010 e já possuem um dia só deles ao redor do mundo: o dia dois de novembro, o dia da Zombie Walk.
O primeiro filme do gênero é de 1932. White Zombie (Zumbi Branco) foi dirigido por Victor Halperin e foi estrelado por Bela Lugosi e em nada se parece com os comedores de cérebros que conhecemos atualmente. O maléfico Legendre transformava as pessoas saudáveis em trabalhadores zumbis com a ajuda de uma poção misteriosa, o filme foi um sucesso tão grande que ganhou uma sequencia em 1936, Revolt of the zombies (Revolta dos zumbis). Em 1968 George Romero abandona o conceito das poções e do Haiti, onde se passavam as antigas histórias, e cria mortos vivos putrefatos se arrastando desengonçadamente e clamando por cérebros humanos para se alimentarem. O curioso é que em nenhum momento é citado a palavra zumbi para se referir aos mortos vivos. O filme de Romero ganhou duas sequencias.
Posteriormente diversos outros filmes usam a mesma base pra contar histórias muito parecidas entre si; um vírus que se espalha rapidamente e transforma as pessoas fazendo com que essas ataquem os que não estão contaminados. Entre esse filmes estão Exterminio (28 days later) – 2002 -, Residente Evil, O Hóspede Maldito (Resident Evil) – 2002 -, Eu Sou A Lenda ( I am the legend) – 2007 – e Guerra Mundial Z (World War Z) – 2013. Em 2004 Madrugada dos Mortos trás os mortos vivos de volta ativa e passa a explorar com mais força os conflitos éticos entre os sobreviventes lançando a pergunta: O que é certo ou errado em um mundo onde não existe mais policia, governantes ou dinheiro, onde a sobrevivência é a palavra de ordem?
Em 2010 os zumbis viram febre com a estreia de Zombieland (Zumbilandia), que apesar de ter um tom de humor conta a história de quatro pessoas que tentam sobreviver em meio à devastação e acabam se tornando amigos. No mesmo ano estreia a série The Walking Dead, que faz com que os zumbis se tornem um fenômeno mundial. Séries como ZNation e IZombie também mostram os mortos vivos em sua insaciável busca por carne humana fresca.
Atualmente em todo mundo acontece a Zombie Walk (Caminhada dos zumbis), quando as pessoas se vestem de mortos vivos e marcham pelas ruas das cidades. Essa caminhada surgiu em 2001 na California e em São Paulo ela acontece desde 2006, sempre no dia dois de novembro, feriado de finados. Atualmente diversas cidades pelo Brasil possuem a sua Zombie Walk, em Taubaté o evento tem concentração a partir da praça Santa Terezinha
Os zumbis deixaram de ser monstrinhos feios que sussurravam cérebro pra se tornarem estrelas e serem cultuadas conquistando o espaço merecido na cultura pop.
[colored_box color=” yellow”]
Alex Siqueira assistiu a estréia de Star Wars, ficou mais chocado com o final de “A Ira de Khan” de que com a eliminação do Brasil na Copa de 82, achou que o Telejogo era ficção científica e desconfia das intenções dos executivos da Marvel.
[/colored_box]
Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter