20 de março de…

0
Share

1870   Divulga-se a nomeação de oficiais de Batalhão 43 da Guarda Nacional: alferes porta bandeira, o guarda Joaquim Leite de Camargo e Silva; capitão, o guarda Francisco das Chagas Mont’Alverne; alferes, o sargento Manoel Alves Moreira da Costa; alferes, o guarda Theodoro Ferreira de Camargo; alferes, o sargento Antônio Moreira de Siqueira Júnior; Capitão, o guarda Manoel Procópio Pereira; tenente, o sargento José Vicente de Aquila Almeida Aymberé e tenente, Manoel Ferreira de Oliveira Patrício. (O Paulista).

 

1875   Lei provincial n.º 8 concede privilégio por 50 anos para a construção de uma estrada de ferro a vapor entre o Porto de Ubatuba e a cidade de São Luís do Paraitinga, garantindo juros de 7% sobre o capital máximo de 2.500:000$000 durante o tempo de constru-ção. A “Imprensa de Taubaté” de 20/02/1876 publica relatório do Presidente da Província de 02/02/1876, Dr. Sebastião José Pereira, contra tal lei já se insurgiu a 18 e 24 de março a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, construtora da estrada de ferro São Paulo-Cachoeira, em representações ao Presidente da Província, Dr. João Theodoro Xavier assinadas pelo Dr. Clemente Falcão de Souza Filho, superintendente e acionista e pelo Dr. Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello, presidente respectivamente. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   A Sociedade Economia do Consumo de Taubaté elege sua diretoria provisória com-posta dos senhores Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, promotor do termo ou comarca, Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva e Capitão João Carneiro da Silva Braga. Foram também aprovados os estatutos que visam inclusive facilitar à pobreza a aquisição de gêneros que na quitanda (mercado) são vendidos em quantidades mínimas fora do alcance de suas bolsas como se vê da seguinte tabela de preços do dia anterior 19: toucinho, 10 quilos, 6$500; carne de vaca, 10 quilos, 4$000; milho 10 quilos, $600; arroz socado 10 quilos, 2$000; arroz com casca 10 quilos, $600; farinha de mandioca 10 quilos, 1$800; farinha de milho 10 quilos, $960; feijão 10 quilos, $900; fumo 10 quilos, 6$000; batata 10 quilos, 1$000; galinha, $400 cada uma. Foi nomeada também uma comissão para obter a aprovação do governo imperial assim: Dr. Francisco N. Cardoso e Francisco Ignácio Xavier de Assis Moura. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Morre em Taubaté D. Maria Antônia de Jesus com 103 anos. Morreu de velhice. (A Imprensa de Taubaté).

 

1877   Lei provincial n.º 6 declara ficar pertencendo ao município de Caçapava, desligada do de São José dos Campos a fazenda Benjamim Raymundo da Silva.

 

1889   Mariano Gomes da Luz Netto muda sua empresa funerária a Rua Dr. Souza Alves onde já estivera estabelecido seu pai Francisco Gomes da Luz Sobrinho. (Jornal do Povo).

 

1889   Visita Taubaté o senador J. Floriano de Godoy, autor do projeto de criação da Província do Rio Sapucaí em 05/10/1887 formada com o sul de Minas e esta região chamada norte de São Paulo, com capital em Taubaté. Seguirá em breve para São Luís do Paraitinga e Ubatuba divulgando o referido projeto bem como induzindo os fazendeiros a introduzirem o quanto antes o braço do colono europeu. (Jornal do Povo).

 

1895   Estréia em Taubaté o Circo Americano da firma Pinho & Comp. (O Popular).

 

1895   O Sr. Augusto Kreye, gerente da empresa de carris urbanos de Taubaté, puxados a burro, embarca para São Paulo a fim de comprar no-vos bondes para a empresa. (O Popular).

 

1898   No mercado de Taubaté são vendidas muitas frutas inclusive peras, maçãs e nozes, produzidas em São Luís do Paraitinga. (Diário de Taubaté).

 

1898   O taubateano Côn. Bento A. de Souza Almeida nomeado vigário da vara da restaurada Comarca Eclesiástica de Rio Claro é alvo de entusiástica manifestação do povo daquela cidade. (Vide dados biográficos a 1.º de janeiro e 11 de fevereiro). (Diário de Taubaté).

 

1898   Pavoroso incêndio devora parte das instalações da Companhia Taubaté Industrial acarretando prejuízos orçados em 300 contos e segurados em 150. As chamas parecem devorar 2000 dúzias de camisas de meia. Dão alarme os sinos da fábrica, da matriz e igreja do Barranco. (Diário de Taubaté).

 

1905   D. Alexis e o irmão D. Theodulo, religiosos da Trapa Maristella do Tremembé, seguem em visita às fazendas de propriedade dos senhores c.el Gomes Vieira e Manoel Gomes Vieira em Taubaté a fim de observar os meios ali usados para culturas, conforme a natureza do terreno e o clima. (A Verdade).

 

1905   Tendo passado uns dias em Taubaté, seguem para o Rio de Janeiro os artistas Charles Taverne e Gerard de Reifferscheidt, pintor e fotógrafo. (Verdade).

 

1906   O Sr. Segesfredo (Fêgo) de Camargo deixa Taubaté de partida para Santos onde vai reassumir o cargo que exerce na corporação musical “Portuguesa” daquela cidade. (O Norte).

 

1912   A diretoria do Asilo de Mendigos projeta sua reconstrução e ampliação para acolher maior número de pobres. O projeto é do Sr. Carvalho Vianna. (O Norte).

 

1912   Pelo vapor “Aragon” parte para a Inglaterra o Sr. Félix Guisard com o objetivo de adquirir maquinismos para a terceira fábrica em construção. (A Federação).

 

1914   Nas casas Pias da Vila de São Vicente ocorrem 7 casos de envenenamento por mandioca brava cujas vítimas são socorridas e postas fora de perigo pelo médico da sociedade Dr. Cursino de Moura. (O Norte).

 

1914   A firma Juliano & Martorano estabelecida à Rua Visconde do Rio Branco, 73 anunciam a próxima e primeira extração do “Loto Reintegrativo” recentemente inaugurado em Taubaté. (O Norte).

 

1926   Realizam-se em Taubaté as cerimônias, presididas pelo senhor Bispo D. Epaminondas, de ordenação dos diáconos Miguel Laquis, Ernesto Arantes e Antônio Veloso. (O Lábaro).

 

1932   Realiza-se no estádio do Esporte Clube Taubaté um encontro de veteranos arbitrado pelo Dr. João Rachou em benefício do Hospital Santa Isabel entre os quadros “José Domingues Ribas” (Quebra-Canela) e “Augusto Monteiro” (Arranca-Toco) em que pontifica entre outros Dr. Jayme Viana, Dr. Urbano Pereira, Sr. Rui Pinto, Clóvis Miné, Álvaro de Matos, Dr. Pedro Pereira e Nilo Matos. (A Folha).

 

1932   O major Magalhães Barata, interventor federal no Pará confia ao taubateano Dr. André Benedetto a solução do problema do forneci-mento de água a Belém. (A Folha).

 

1932   O Dr. Carino do Espírito Santo informa que já providenciou a confecção de uniformes para a novel Guarda Noturna de Taubaté, à testa da qual se acha Comissão auxiliar da polícia constituída dos Srs. César Miné (tesoureiro), Dante Cicchi, Raul Ambrogi, José Fernandes e Víctor Barbosa Guisard. (A Folha).

 

1933   O ilustre sociólogo Dr. Alceu de Amoroso Lima (Tristão de Ataíde) realiza importante conferência no Salão do Externato São José, nesta cidade, onde é apresentado pelo P.e Ascânio da Cunha Brandão e saudado pelo P.e Antônio de Morais Júnior. (O Lábaro).

 

1945   Jacira Manara “A mais bela voz de São Paulo” cumpre trato de 30 dias apresentando-se em Poços de Caldas sob orientação do maestro Raul Pizzaroni. (Nossa Terra).

 

1949   Noticia-se o falecimento (sem dizer o dia) do Sr. Eduardo Righi em São Paulo e que residiu em Taubaté há muitos anos. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Pensionato N. Sra. Aparecida, destinado a moças, sob a direção das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, atendendo a pedidos passa a fornecer pensões a domicílio. (Taubaté Jornal).

 

1949   A Federação das Congregações Marianas da Diocese de Taubaté realiza reunião de cerca de 30 presidentes de Congregações Marianas da Diocese, reunião intitulada “Dia de Formação”. Pela manhã há missa na Catedral provisória (Igreja do Rosário), seguindo-se reunião de formação no salão da Ação Católica onde falam o Presidente Benedito da Silveira Morais e o diretor da Federação Rev.do Côn. Evaristo Campista César, à tarde Hora Santa na Capela das Sacramentinas, com pregação pelo Rev.do Cônego diretor e reunião mensal da Federação Congregação Mariana na Ação Católica. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *