12 de abril de…

0
Share

1883   Índices de progresso de Taubaté: a criação de uma oficina de encadernação, de uma fábrica de chapéus, de um fábrica de tijolos a vapor, de uma fábrica de telhas inglesas, de um estabelecimento de modas, marcenarias aper-feiçoadas. (Gazeta de Taubaté). O encader-nador parece que é o prof. Almeida Aymberê. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Orestes assina artigo na Gazeta de Taubaté sobre o esquecimento de Tremembé pelos poderes oficiais e nutrindo esperanças de que o Dr. Falcão Filho construa linha de bondes ligando Tremembé e Taubaté.

 

1883   A Gazeta de Taubaté pergunta se não há um meio de obstar que os mascates italianos deixem de atormentar a humanidade com seus requintados repiques de metro, coisa insuportável. E há quem goste, acrescenta.

 

1883   Os srs. Leonardo & Pinto estão estabelecidos com alfaiataria na rua Dr. Falcão Filho, contí-guo ao Largo da Matriz. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Raymundo José de Andrade, médico parteiro, passa a residir na rua Marquês do Herval, 74, onde tem consultório e pode ser procurado de dia e de noite. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Realiza-se em Taubaté concerto a cargo do Sr. Alfredo Friendenthal a que comparecem 18 pessoas, devido à concorrência de um circo de cavalinhos. O concerto se dá nos salões do Club Mendelsohn. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Anuncia-se em Taubaté o breve reapareci-mento da estrela de Belém que orientou os reis Magos, segundo informação do observa-tório de Greenwich. Aparece de cada 315 anos e sua última aparição se deu em 1572. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Encontram-se em Taubaté o ten. José Victo-riano de Oliveira Moura, o exmo. Sr. Barão de Mossoró, Sr. Francisco Xavier de Almeida e o Rev.do P.e José Pedro de Araújo Marcondes. Anuncia-se a próxima chegada de D. José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda, que já se encontra na Corte. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Morre, em Taubaté, D. Anna Pacheco Vieira, irmã do Sr. João Vieira de Toledo Guatura. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Decreto Federal n.º 332 aprova estudos para construção da Estrada de Ferro de Taubaté a Ubatuba com prolongamento a São Bento Sapucaí, passando pela depressão da Mantiqueira em Santo Antônio do Pinhal, por onde passaram já os bandeirantes tauba-teanos. (A Federação).

 

1890   Resolução n.º 44 declara de utilidade pública para o município de Cruzeiro e para o Estado a desapropriação dos terrenos da Estação do Cruzeiro.

 

1891   Morre, em São Paulo, o Sr. Francisco Vaz de Toledo, irmão do Sr. Victoriano Vaz de Toledo. (Diário de Taubaté).

 

1895   Às 16h20min. ocorre eclipse de Virgo à frente de cuja constelação passa a Lua. Dura cerca de 1 hora. (O Popular).

 

1895   Sexta-feira Santa. O art. 22 do Código de Posturas Municipais obriga o fechamento do comércio. Em 1895 depois de 1862 anos (pela 1.ª e última vez) os planetas que gravitam em torno do Sol ocupam a mesma posição que tinha por ocasião da crucificação de Cristo. (O Popular).

 

1897   Morre, em Taubaté, o venerando ancião Cap. João Nogueira de Mattos. (Diário de Taubaté).

 

1898   A Câmara Municipal de Taubaté renova com o ten. Claro Gomes de Abreu o contrato para o serviço de limpeza pública da cidade, à razão de 1:000$000 por mês. À concorrência pública apresentaram-se ainda o ten. c.el João Batista Alves Mourão da Empresa de Carris Urbanos (bondes) propondo 1:400$000 e o Sr. José Cândido Gomes Tinoco propondo 1:000$000. (Diário de Taubaté).

 

1898   É aprovada lei municipal que concede à Empresa dos Carris Urbanos de Taubaté uma subvenção mensal de 200$000 para sua manutenção diante de dificuldades. (Diário de Taubaté).

 

1901   O Sr. José Lyrio Jr. inicia sua colaboração no Jornal de Taubaté com o cromo “Rosa Murcha” data de março de São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1901   A harpista Olga Massucci agradece por inter-médio do Jornal de Taubaté a todos que prestigiaram o concerto que aqui realizou. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Entra em vigor o contrato que a Câmara Municipal de Taubaté fez com a Cia. Norte Paulista concessionária do serviço de abaste-cimento de água na cidade, para o serviço de conservação de ruas e praças, mediante concorrência pública de que participaram 12 concorrentes. (Jorna de Taubaté).

 

1901   O Sr. Honório Esteves do Sacramento, resi-dente em Ouro Preto, Minas Gerais, pede aos jornais de Taubaté que respondam questio-nário que envia (data da fundação, redatores primitivos, atuais, fases por que passaram, interrupções, etc.) a fim desses dados integrarem o “Álbum Monumental da Imprensa Brasileira no princípio do sec. XX” que pretende editar. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na colônia do Quiririm é feita exposição de amostras de casulos de bichos de seda, onde a indústria de criação se iniciou o ano passado e há já vasta plantação de amoreiras, tendo alguns colonos feito aquisição na Europa de maquinismos apropriados para a fabricação de seda. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com o rompimento da adutora que passa sob o rio Paraíba devido à grande e incomum enchente que se verifica, Taubaté está sem água e o delegado de polícia determina vigilância em as 2 fontes existentes onde o povo se abastece, para evitar desordens. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jor-nalzinho “O Futuro” dos alunos do Grupo Escolar de Taubaté “feito sem máquina ou componedor ou outro acessório tipográfico”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté, tendo em vista o perigo para a saúde pública a interrupção da lavagem das galerias dos esgotos pela falta de água decorrente do rompimento da adutora com as enchentes do Paraíba que não é a primeira vez que acon-tece e pode se repetir, autoriza o intendente municipal a realizar as obras necessárias ao aproveitamento para aquele fim das águas da Lagoa do Padre Fogaça e parte do córrego do Cristóvão, cujas águas serão lançadas nos “Flashings tanks” sendo que o córrego do Cristóvão será desviado a descoberto para a lagoa referida, trabalhos esses já projetados em 1899 conforme dados e plantas na secretaria. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Morre, em Taubaté, o capitão Marco Aurélio Natividade, casado com D. Nicácia de Castro Natividade. (O Norte).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *