21 de junho de…

0
Share

 1563   O Padre Manuel da Nóbrega parte de Iperoig para São Vicente, deixando Anchieta como refém entre os tamoios. (Rio Branco, Ef., p. 294).

 

1640   Chega, à Bahia, o Marquês de Montalvão, pri- meiro Vice-Rei nomeado para o Brasil. (Rio Branco, Ef., p. 294).

 

1864   Mons. Miguel Martins da Silva, nascido em Taubaté a 09/09/1839, celebra sua 1.ª missa na  Capela do Seminário de São Paulo onde se ordenou anteontem. Era filho de Luís Martins da Silva e de D. Marianna Moreira da Glória. Depois de ordenado foi coadjutor da paróquia de Taubaté, de São Luís do Paraitinga, vigário de São Simão, Bragança, Bananal, Guaratinguetá, Casa Branca e Jundiaí. Em 1881 pela grande soma de serviços prestados à Igreja foi nomeado Cônego Honorário da Sé em São Paulo por D. Lino. Em diferentes ocasiões acompanhou D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho e D. Nery em longínquas visitas ao sul de Minas Gerais e no Estado do Paraná pregando diariamente a palavra divina e revelando-se grande tribuno sagrado que o faria o missionário admirado em todo o país.

 

1867   É batizado na Matriz de Taubaté aquele que viria a ser o insigne 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo: D. Duarte Leopoldo e Silva, nascido a 4 de abril de 1867. (Biografia).

 

1890   No Conselho de Intendência Municipal de Taubaté são lidas e aprovadas as seguintes resoluções: Resolução n.º 9 – proibindo todos os jogos com exceção de bilhar sob pena de multa de 30$ e apreensão e destruição dos acessórios; Resolução n.º 10 – proibindo construções ou obras de qualquer espécie à margem do rio do Convento Velho até o rio do Correia e deste até o Matadouro Municipal proibição que se estende à vala que serve de esgoto do lado esquerdo da cidade, a partir da lagoa do finado Carvalho até o rio do Convento Velho no Correia; Resolução n.º 11 – estabelecendo os seguintes tributos: veículo de eixo móvel: 8$; idem de eixo fixo 6$; porco vivo ou morto exportado fora do município: 1$; exportação de criações (leitões, perus, carneiros, cabritos, etc), 100$ por cabeça; casas que vendem fogos e foguetes mais 5$. Os impostos municipais devem ser pagos até 30 de novembro de cada ano; daí até fim de fevereiro mais 10%; de março a 30 de junho (fim do exercício): 20%; os negociantes dos bairros têm desconto de 10%. (Jornal do Povo de 26). Influi na Festa de Tremembé. Ver notícia dia 29/6/1890, Jornal do Povo.

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté publica o seu 1.º Orçamento da Receita e Despesas para o exercício fiscal que começa a 1.º de julho de 1890 e termina a 30 de junho de 1891 prevendo uma receita de 72:721$878 e fixando a despesa em 42:382$000 sendo que o superavit (saldo) de 30:339$878 foi destinado a obras públicas. Na receita figuram impostos sobre o comércio, predial, de gás, aguardente, limpeza pública, aferições, renda do matadouro, do mercado e do cemitério. Com iluminação a gás da cidade está prevista a despesa de 13:200$ (a maior de todas) e a querosene de 1500$. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté autoriza o seu Presidente Sr. João Afonso Vieira a contratar um engenheiro para fazer o levantamento, medição e planta de todos os terrenos pertencentes à municipalidade. (Jornal do Povo).

 

1891   No Teatro São João realiza-se o 3.º espe-táculo da artista internacional Giulietta Dionesi, violinista, com o Grande Concerto Militar a que se segue a comédia “Moços e Velhos” em que se sobressai D. Marcolina Gomes e ainda D. Luíza Penna, A. Gomes, Lopes e Américo Penna. (Jornal do Povo).

 

1895   Têm início as solenidades que antecedem as tradicionais festas de Santo Antônio dos Pobres no Bairro do Areão, com novenas solenes, música e foguetes e que culmina dia 30. São festeiros este ano os srs. Antônio Felício de Moura e Maria José Vianna Ribeiro. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, o Sr. João Francisco Marcondes, irmão do Sr. José Antônio Mar-condes Ferreira casado com D. Maria do Carmo Monteiro Ferreira. Missa de 7º dia. (O Popular).

 

1900   Por indicação da Câmara Municipal de Taubaté, a pedido da Secretaria da Agricultura, constituem a Comissão Municipal de Agricultura local os Srs. c.el José Benedito Marcondes de Mattos, Dr. José Rebouças de Carvalho e José Antônio Carneiro de Souza. Aos Srs. Antônio Correa Gomes e Adelino José de Araújo é concedido por 20 anos o privilégio para instalar uma linha de bondes a tração animal na cidade com garantia de juros de 8%  do capital até 30:000$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os Revd.mos Cônego Antônio Nascimento Castro, Benjamim de Toledo Mello e Frei Ca-milo comissionado da Ordem Terceira de São Francisco passam o dia na Abadia Maristella dos trapistas de Tremembé em visita ao Abade D. João Baptista recém-chegado da França e ao estabelecimento. (A Verdade).

 

1905   Morre, em Taubaté, D. Brasília de Aguiar, filha do ten. Francisco de Paula Monteiro de Aguiar e irmã do Sr. Cornélio de Aguiar. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Visita Taubaté o Sr. João Apóstolo, distribuidor dos anéis elétricos (que custam 2$000) do Sr. Flonfler, para moléstias nervosas. O compra-dor tem direito a brindes e a Farmácia Central fica como depositária dos anéis em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O vereador à Câmara Municipal de Taubaté, Sr. Francisco Moreira de Mattos deixa o cargo de Intendente Municipal que vinha ocupando interinamente na ausência do Sr. Dr. Bento Enéas de Souza e Castro. (O Norte).

 

1906   Na Associação Comercial de Taubaté realizam-se eleições de sua nova diretoria que tem como presidente o Sr. Braz Curtu. (O Norte).

 

1910   Portaria do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, nomeia o c.el Fernando Gomes Nogueira, Inspetor de Caminho do rio do Judeu à ponte alta na estrada de Caçapava. (O Norte).

 

1910   No Teatro São João realiza-se mais um espetáculo do Grupo Dramático dos Estudantes de Taubaté que já interpretara a comédia “O Bilhete de Loteria” do jovem comediógrafo Paulo Cursino. O espetáculo de hoje constará do drama “Arthur, o Jogador” e a comédia “Os artistas Figueiredo”  arranjo dos acadêmicos Alexandre Machado Filho, vindo de São Paulo a convite de seus colegas de Direito, aqui residentes, e Paulo Cursino. Além desses atores mereceram especial menção da imprensa local Afonso Vieira e Guisard Jr. (O Norte).

 

1914   A Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo solicita do Prefeito Municipal de Taubaté relação de todos os próprios estaduais aqui existentes. A Intendência (em Taubaté já há Prefeito desde 1908) Municipal de Mossoró no Rio Grande do Norte pede à Prefeitura de Taubaté exemplar de coleção de leis para confecção de seu Código de Posturas Municipais. (O Norte).

 

1914   A Diretoria do Patronato Agrícola de São Paulo pediu à Prefeitura Municipal de Taubaté relação das pessoas sujeitas no imposto de indústria e profissões. A Prefeitura Municipal de Taubaté está providenciando o atendimento do pedido da Diretoria de Estatística sobre dados referentes ao extinto jornal local “O Riso”. (O Norte).

 

1914   O Taubaté Foot Ball Club treina no campo do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março com os seus dois times assim: 1.º quadro – Paulino, Pereira e Ildefonso – Pergentino, Simi e Sérgio – Jajá – Juca – Agostinho – Hugo e Batuta; 2.º quadro – Octaviano – Paiva e Domingos; Portella, Pimenta e Aristópholo – Camilher, Reis, Santinho, Varella e Lulu. (O Norte).

 

1914   Grande massa popular tendo à frente o orador Dr. Câmara Leal assoma à residência do ilustre taubateano Mons. Miguel Martins da Silva para homenageá-lo pela passagem a 19 do corrente do 50.º aniversário de sua ordenação sacerdotal. A seguir falou o Cônego Benjamim de Toledo Melo que se achava em companhia do vigário P.e Florêncio Luiz Rodrigues e do coadjutor P.e Antônio Vieira. Afinal falou o Sr. Benedito Marcondes. Mons. Martins agradeceu. Tocou a banda João do Carmo (Rua Duque, esquina de Jacques Félix). Recebeu a bênção apostólica do Santo Padre o Papa, cumprimentos do Cardeal Arcoverde e de muitos bispos, dentre uma infinidade de cartas e telegramas. O “Comércio de São Paulo” dentre outros, publicou excelente biografia. (O Norte).

 

1927   Morre, no Convento da Conceição em São Paulo, Frei Damião de Grumes, virtuoso capuchinho. Veio de Trento para São Paulo em 1897, como missionário apostólico e foi Diretor da Ordem Terceira em São Paulo, fundou escolas, dispensários e o jornal “Squilla”. Diretor da Ordem Terceira de Taubaté a ele se deve o Orfanato Santa Verônica e o patronato Santo Antônio aproveitado pelo Seminário Diocesano, do qual foi lente provisório. Missionário infatigável, visitou todas as capelas desta diocese. Morreu com 73 anos. (O Norte).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *