3 de dezembro de…

0
Share

 

18….    Nasce o c.el José Francisco Gomes Moreira e também por coincidência (não sei se no mesmo ano) a sua esposa D. Maria Edwirges Moreira, pais do Dr. José Octacílio Moreira. (O Norte de 04/12/1927).

1841   É promulgada a lei de reforma do Código do Processo Criminal combatida pelos liberais e exigida pelo Governo Imperial. Como a lei de 23 de novembro último que criou o Conselho de Estado, foi considerada reacionária. Ambas deram causa à revolução liberal de 1842 de intensa repercussão inclusive na zona norte do Estado por viria a passar o pacificador Barão de Caxias que fez proclamação em Taubaté. (Pedro Calmon – História do Brasil – vol. 5 – p. 1675).

1866   Morre o Sr. Manoel da Silva Moreira, irmão da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Convento de Santa Clara e que em 1851 era seu Provedor Geral. (Jornal de Taubaté de 9 de janeiro de 1901).

1883   O Dr. Francisco Ribeiro de Escobar (pai), secretário da C.ia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté convida os Srs. Proprietários que desejarem ter suas casas iluminadas a gás a se entenderem com a diretoria da fábrica indicando o número de bicos que pretendem e mais detalhes a fim de serem satisfeitos com detalhe e perfeição. (Gazeta de Taubaté).

1883   Morre em Taubaté D. Fortunata C. de Oliveira Costa, irmã do Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa radicado em Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

1884   Depois de ter aqui estado em visita a amigos e parentes, regressa a Santos onde está resi-dindo o prof. e musicista bel. Joaquim Antônio de Camargo, ex-vereador a nossa Câmara. (Gazeta de Taubaté).

1887   Está no exercício do cargo de delegado de polícia de Taubaté o Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, advogado provisionado. (O Liberal Taubateense).

1898   A Devoção Pia União do Imaculado Coração de Maria de Taubaté de que é zeladora D. Maria José de Mattos, fez celebrar a 2.ª missa dessa congregação com cânticos. (Diário de Taubaté).

1904   Decreto nomeia o Sr. Adelino José de Araújo 2.º suplente de Delegado de Polícia de Taubaté. (Jornal de Taubaté de 05/01/1905).

1905   No prédio onde funcionou o açougue Santo Antônio inaugura-se o café familiar do Sr. Hygino Borges. (Jornal de Taubaté).

1910   Lei municipal n.º 134 assinada pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, concede ao Dr. José Bento Monteiro Lobato, ou empresa que organizar, licença para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro econômica, bitola de 1m entre trilhos, que partindo de Taubaté se dirija às divisas do município de Tremembé. (O Norte).

1911   A Associação de Nossa Senhora da Boa Morte de Taubaté fundada em 29 de junho de 1908 inaugura a sua caixa beneficente, prestando serviço funerário aos falecidos irmãos e contribuição semanal para subsistência dos doentes sem recurso. (O Lábaro de 28/03/1912).

1912   Assume o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté o ten. Arthur Vieira. O delegado de polícia é o Sr. Dr. Francisco Fontes de Rezende que entrou em férias. (O Lábaro).

1912   Morre em Belém do Descalvado o virtuoso sacerdote taubateano P.e Antônio José de Castro dedicado ao ensino particular da mocidade e à coadjuvação do munus paroquial. (O Lábaro).

1913   Às 16h e 15m. em carro reservado ligado ao Rápido (trem), chega a Taubaté procedente do Rio de Janeiro onde estivera em busca de melhoras para sua saúde Dom Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º bispo da diocese. É recebido por grande massa popular, repique de sinos, salva de tiros, foguetes e ao som de alegre dobrado executado pela banda de música Philarmônica Taubateense. Da estação seguiu em automóvel para o palácio episcopal onde foi muito cumprimentado pelo clero, autoridades e pessoas gradas, alunos do colégio e seminário, associações religiosas. (A Federação).

1940   A Folha da Manhã divulga carta do prof. Cesídio Ambrogi, presidente da Sociedade Taubateana de Ensino, dirigida ao Sr. Rubens do Amaral comunicando ter sido aprovada a sugestão do diretor Dr. Urbano Pereira de se dar à biblioteca pública em organização o nome do seu irmão Oscar do Amaral que foi fiscal da Escola Normal de Taubaté. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *