6 de outubro de…

0
Share

1534   É feita a Martim Afonso de Souza a doação da Capitania de São Vicente com 100 léguas – a 1.ª doada – desde o rio Macaé até 12 léguas ao sul de Cananéa, cujo foral foi assinado em Évora a 20 de janeiro de 1535. Em 1561 foi fundada a povoação de Conceição de Itanhaem. (Diário de Taubaté de 16/10/1898).

 

1657   Jerônimo Pantoja Leitão é nomeado capitão-mor de São Vicente por provisão do governa-dor geral Francisco Barreto.

 

1881   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros a caminho de Olinda de cuja Diocese vai tomar posse, porta em Maceió e recebido com grande júbilo visita o túmulo do bispo Manuel de Medeiros, um de seus mais notáveis predecessores no sólio episcopal de Olinda. (Diário de Taubaté, 23/4/1898).

 

1897 O vereador Gomes Vieira, em exercício na Presidência da Câmara Municipal de Taubaté, autorizado, contrata com o Sr. João Gouveia, de Mogi das Cruzes, o fornecimento de cem mil paralelepípedos a 150$000 o milheiro para o calçamento da cidade. (Diário de Taubaté de 12/1/1898).

 

1897   O c.el Malhado Rosa recebe do deputado estadual Dr. João Malta Jr. telegrama transmi-tindo notícia oficial da tomada de Canudos e da prisão de Antônio Conselheiro. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realizam-se em Taubaté as eleições para preenchimento da vaga de Presidente do Estado de São Paulo, em virtude de ter sido o Dr. Manuel Ferraz de Campos Sales eleito Presidente da República. Comparecem 701 eleitores. (Diário de Taubaté).

 

1898   Francisco Cafarchio, hábil sapateiro aqui residente, recebe do Dr. Campos Sales, presi-dente eleito da República, um delicado cartão em que agradece o fino par de botinas que lhe foi oferecido e que serviram tão bem como se fossem feitas sob medida. (Diário de Taubaté).

 

1905   Acha-se à venda nas livrarias da cidade os livros de poesias de Honório Jovino (Giovine) intitulado “Oásis”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Benedito Euzébio de Toledo passa a residir em São Carlos do Pinhal. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Às 7:30h celebra-se na Igreja Matriz missa por alma de D. Maria Ramos de Abreu. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Às 12:05h parte de Taubaté com destino ao depósito de Cachoeira a terceira locomotiva montada nas oficinas na E. F. Central do Brasil desta cidade. Tem o n.º 43 e sua entrega foi confiada ao Sr. Abel Lopes Guedes, ajudante de depósito da Estação do Norte. (O Norte).

 

1912   Depois de ter passado alguns dias em Taubaté e realizar duas conferências na Catedral parte para o Rio de Janeiro com destino à Europa frei Jacintho Lacome, superior da Ordem Dominicana no Brasil. (O Lábaro).

 

1912   Em Assembléia Geral Ordinária o c.el José Benedito Marcondes de Mattos é eleito diretor do Banco de Custeio Rural de Taubaté, sucedendo ao Dr. Alfredo Machado. (A Federação).

 

1913   À chegada do 1.º Noturno (trem) o Sr. Francisco Jacyntho Pereira fecha imediatamente o seu restaurante da estação para evitar prejuízos que sofrera há dias à hora do “Rápido” (trem) quando o seu estabelecimento foi invadido por um grupo de estudantes que almoçaram, levaram uma lata de manteiga de 5kg. e não pagaram e saíram dando tiros pela estação. (A Federação).

 

1927   Visita Taubaté hospedando-se com o vice-cônsul português Sr. Joaquim Ferreira de Mattos, o jornalista e poeta lusitano Sr. Evaristo de Jesus Sério que presta seu concurso à barraca portuguesa da quermesse em benefício das obras do Santuário de Santa Teresinha instalada na Praça da Catedral com cantos e música. (O Norte).

 

1938   Morre em Taubaté a Ex.ma e veneranda Sr.a D. Ana Rosa da Costa progenitora do Rev.mo P.e João Maria Raymundo da Silva, do prof. Luís Augusto da Silva, da prof.ª Brasilina da Silva Molica e de D. Maria da Costa e Silva. (O Lábaro de 1/10/1939).

 

1939   Morre em São Paulo o Comendador Leôncio do Amaral Gurgel, jornalista e historiador nascido em Pindamonhangaba a 18 de junho de 1876. (Folhas).

 

1940   Morre no Rio de Janeiro onde nasceu a 18 de dezembro de 1855 o Dr. Adolfo Lutz, diretor do Instituto Bacteriológico de São Paulo por 26 anos. (Folhas).

 

1940   Instala-se à Rua Anízio Ortiz Monteiro, 630 o Laboratório de Análises do Dr. Sayão Lobato Filho. (O Momento e o Lábaro).

 

1943   Em reunião realizada no Taubaté Country Club funda-se a Associação dos Cronistas Esporti-vos de Taubaté ocasião em que se elege sua 1.ª Diretoria: José Pedro Saturnino (Presiden-te); Moysés Calile Jr. (vice) e Benedito Marcondes Ferreira (secretário). (Jornal TCC).

 

1945   Divulga-se a obra “Manual Prático de Ondas Curtas em Medicina” do Dr. Hugo Di Domenico e do Sr. G. Lapawa. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Dr. Moacyr Hoelz muda seu consultório para a Rua Dr. Souza Alves, 903. (Taubaté Jornal).

 

1945   Em festa estudantil no Taubaté Country Club é coroada Rainha dos Estudantes da Escola Técnica do Comércio a Sr.ta Nancy Carvalho Brito Guisard, tendo como princesas as Sr.tas Lucy Ferrari Righi e Juracy B. Cardoso. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Sociedade de Cultura Geral de Taubaté que tem sede no Museu Histórico Municipal adquire o quadro “A Velha Igreja do Rosário” de autoria do prof. Waldomiro Bai Borodin, enriquecendo seu patrimônio artístico. (Taubaté Jornal).

 

1946   A imprensa local lamenta a paralisação de obras iniciadas antes das eleições  presidenciais de 2 de dezembro de 1945 e agora volta-das ao abandono como as do Fórum, do Instituto Adolpho Lutz e principalmente do Grupo Escolar “Dom Pereira de Barros” próximo ao Cine Urupês que vem sendo depredado e transformado em depósito de lixo donde exala fedentina até. (Folha Democrática, órgão oposicionista da UDN).

 

1946   Circula em Taubaté o 1.º número da “Folha Circulista” boletim informativo do Círculo Operário Taubateano, recém-fundado nesta cidade (28 de setembro) para difundir entre os associados o ideal da organização: solução da questão social. (Folha Democrática).

 

1946   O Dr. José Luiz de Almeida Soares, secretário-geral, convoca reunião de membros do Diretório Municipal e do Conselho Consultivo da União Democrática Nacional de Taubaté para amanhã dia 7 às 20h na sede à Rua Dr. Pedro Costa, 112. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *