28 de dezembro de…

0
Share

1688   Realiza-se em São Paulo o 2.º acordo entre as famílias Pires e Camargo para participarem igualmente da governança da república da vila de Piratininga e em decorrência de cuja luta membros e amigos da família Pires mudam-se para Taubaté onde ocupam cargos importan-tes originando-se a rivalidade que por largos anos perdurou entre taubateanos e piratinin-ganos como eram chamados. (Diário Paulista, 03/11/1887).

1813   Nasce no Arroio Grande (RS), Irineu Evange-lista de Sousa, depois Visconde de Mauá. (Rio Branco, Efemérides, p. 618).

 

1874   A Câmara Municipal de Taubaté decide proibir o funcionamento da quitanda (mercado) aos domingos, mantendo o barracão fechado e determinar o fechamento do comércio nesses dias às 10 horas sob pena de multa de 30$ ou 4 dias de prisão. (Atas IV, 202 e Imprensa de Taubaté de 09/07/1876 – referida lei foi aprovada pela Assembléia Provincial e promulgada pelo Presidente da Província).

 

1876   Morre o pai do prof. Antônio José Garcia (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Dissolve-se a Sociedade Comercial Cézar & Toledo com a retirada do sócio José Leonardo de Toledo Silva, ficando o negócio a cargo do sócio remanescente Antônio José de Oliveira Cézar. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Morre em Taubaté D. Josephina Maria de Jesus, sogra do Sr. Pedro Morelli. (O Liberal Taubateense de 01/01/1888).

 

1887   No Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho realizam-se com as costumeiras pompas as festas de distribuição de prêmios às alunas que mais se distinguiram durante o ano e de encerramento presididas pelo vigário P.e Antônio Nascimento Castro. Discursa a aluna D. Flora Antonieta Maldonado, após o hino final e em seguida o vigário. (O Liberal Taubateense).

 

1889   Tem início a já tradicional e muito concorrida exposição de Trabalhos das alunas do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho que permanecerá aberta até dia 30 e onde se acham cerca de 500 trabalhos. (Jornal do Povo de 02/01/1890).

 

1889   Morre em Taubaté a Ex.ma D. Anna Joaquina de Alvarenga, mãe de Dom José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Olinda. (Jornal do Povo de 02/01/1890).

 

1889   Morre na cidade do Porto (Portugal), D. Teresa Cristina Maria de Bourbon, 3.ª Imperatriz do Brasil, esposa de D. Pedro II. (Rio Branco, Efemérides, p. 620).

 

1890   Progride a Companhia Carris Urbanos de Tau-baté e o escritório é na Rua da Piedade, n.º 2, sob a gerência do Sr. Francisco Ignácio de Souza Almeida com a compra de mais 10 animais perfazendo ao todo agora 20 e com a encomenda de mais carros: 1 de carga e 1 de passageiros. O Presidente é o Barão de Jambeiro. (Jornal do Povo de 11, 18 e 28 de janeiro de 1891).

 

1890   Os Srs. Drs. Francisco de Paula Toledo Barbosa (Presidente), José Ramos Ortiz, Fran-cisco Ignácio de Souza e Almeida e Manoel Alves Borges, membros da Comissão Censi-tária de Taubaté encarregada de promover o recenseamento geral da população nomeia os seguintes agentes recenseadores: Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal, Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, Antônio Emílio de Souza Penna e Braz Moreira de Toledo que prestam quaisquer informações. (O Jornal do Povo).

 

1905   O diário local “Jornal de Taubaté” noticia com surpresa o aparecimento agora do arado automóvel que vem se juntar ao ônibus automóvel, escaler automóvel, carrocinha de limpeza pública automóvel. O cúmulo do progresso. O cavalo “a mais bela conquista do homem” segundo Buffon está condenado aos açougues hipófagos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Lauro Müller, Ministro da Indústria e Viação, encarrega o Centro Industrial do Brasil no Rio de Janeiro a organizar uma estatística do nosso desenvolvimento que será publicada com o nome de “O Brasil em 1906” e para isso faz distribuir um “Programa do Inquérito Industrial” com 12 quesitos. (Jornal de Taubaté).

 

1914   O Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, Prefeito Municipal, promulga o Regula-mento n.º 3 que “estabelece as atribuições da Guarda Noturna Municipal e dá outras providências. O serviço é volante das 22 às 5 horas devendo o guarda apitar de 15 em 15 minutos nas esquinas devendo: a) impedir estacionamentos de pessoas desconhecidas e suspeitas; b) prender ébrios e desordeiros; c) avisar os moradores quando encontrar portas e janelas abertas; d) socorrer doentes procurando recursos; e) tratar todos com delicadeza e os presos com urbanidade. (O Norte).

 

1938   Em comemoração do cinqüentenário (50.º) de formatura do Dr. João Urbano Figueira reali-zam-se em Taubaté várias comemorações. Pela manhã missa votiva celebrada pelo Bispo Diocesano. À tarde no Hospital de Santa Isabel a colocação de uma placa comemo-rativa da Sociedade Regional de Medicina e Cirurgia e do retrato do homenageado, bem como inauguração da Maternidade e da Enfermaria de Obstetrícia. Às 14 horas sessão solene na Prefeitura Municipal, almoço íntimo na residência do Dr. Félix Guisard Filho e à noite banquete no Centro Recreativo. (O Lábaro de 01/01/1939).

 

1941   O prof. Edésio Del Santoro é nomeado professor de Educação Física do Ginásio do Estado em substituição ao Sr. Aloysio Queiroz Telles designado para exercer interinamente o cargo de professor de Jiu-jitsu do Departa-mento de Educação Física. (O Momento).

 

1941   O Momento recebe do diretor Sr. Víctor Barbosa Guisard comunicação do início de atividades do Banco do Vale do Paraíba S/A em que se transformou a Casa Bancária Alberto Guisard. (O Momento).

 

1941   Realizam-se as solenidades de formatura da 1.ª turma de Contadores do Instituto Comercial de Taubaté. (O Momento).

 

1945   Aniversaria o Sr. Amaro Negrini, comerciante na praça e presidente do Conselho Central de São Vicente de Paulo. (Taubaté Jornal).

 

1945   Aniversaria o Sr. Eugênio Guisard, industrial em Tremembé. ( Taubaté Jornal).

 

1950   Pela lei municipal n.º 44 criou-se o Posto Médico de Pronto Socorro Municipal de Taubaté. (Manual).

 

1960   Lei n.º 501 institui em Taubaté a “Semana Inglesa”, com o fechamento do comércio aos sábados às treze horas. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *