3 de outubro de…

0
Share

 Na imagem, detalhe do monumento em homenagem às vítimas das epidemias de varíola e de febre amarela (Acervo Almanaque Urupês)*

1644   Toma posse do cargo de capitão-mor de São Vicente Francisco da Fonseca Falcão que conseguira o cumpra-se do Governador-Geral em sua carta de nomeação.

 

1782   Dom Francisco Manuel da Ressurreição, 3º Bispo de São Paulo falecido a 21 de outubro de 1789, faz visita pastoral a Pinda. (Athayde – Pinda – Efemérides do fim do livro p. 94).

 

1886   Em prédio espaçoso da Rua Duque de Caxias, funciona o “Lyceu Taubateense” do educador Ernesto Leão Brasil, de instrução primária, secundária e especial, admitindo alunos internos, externos e meio-pensionistas. Os externos pagam 5$000 por mês vencido e os internos por trimestre adiantado à razão de 25$000 por mês, para o curso primário. No curso secundário os internos pagam 30$000 por mês e os externos 8$ ou 10$ mensais conforme as matérias. O curso especial é para 10$ mensais. As aulas são das 7h da manhã à 1h da tarde para o curso primário, das 8h da manhã às 2h da tarde para o curso preparatório, exceto aos sábados. Há intervalo das 9:30 às 10h da manhã para almoço e recreio. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O eng. civil Dr. Fernando de Mattos conces-sionário do serviço de abastecimento de água na cidade pede indicação à Câmara dos locais para colocação dos borne-fontaines para a distribuição gratuita de 50 mil litros de água ao público. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   A Câmara Municipal de Taubaté decide os canos para águas pluviais (calhas) nos telhados das casas da cidade devem ser uniformes obedecendo modelo pelo qual todos devem ser feitos e deverão ficar unidos à calçada quando não puderem ser por baixo dela. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Sr. Gomes Vieira, presidente da Câmara, comunica que não mais existindo doentes de varíola no lazareto e não tendo mais aparecido caso algum decidiu de acordo com o médico fechá-lo procedendo à desinfecção da casa que fica à disposição da Câmara por estar arrendada por um ano.

 

*1887   O Dr. Monteiro encarregado do tratamento dos variolosos apresenta à Câmara Municipal seu relatório. Na epidemia de varíola que reinou atualmente tratou de 68 casos dos quais faleceram 24. No Hospital de Santa Isabel de 25 de julho até fins de setembro foram tratados 41 casos, faleceram 13. Fora do hospital foram tratados 20 e faleceram 8. Anteriormente foram tratados no hospital 7 e faleceram 3 (dos 68 a seu cargo = 41 + 20 + 7). Decidiu-se não transportar mais para o lazareto (casa arrendada ao que parece no Largo das Palmeiras – hoje c.el Victoriano – praça do Asilo) as pessoas acometidas nos bairros para evitar a transmissão pelo caminho e na cidade, pois nos bairros há recursos para isolamento dos doentes. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Por falecimento do sócio Antônio de Carvalho Baptista a sociedade Carvalho & Cia loja de fazendas da Rua Sacramento é sucedida por Mattos, Carvalho & Cia. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté o Sr. Francisco Gomes de Araújo Sobrinho, Procurador da Câmara Muni-cipal de Taubaté a que vai suceder o Sr. Caetano José do Amaral. Exercia o cargo desde 1873 e era cunhado e primo do Barão da Pedra Negra, Manoel Gomes Vieira, Presidente da Câmara. (Jornal do Povo de 6/10/1889 e Atas, VII, 329).

 

1890   Vão adiantados os trabalhos de ajardinamento do Parque Dr. Barbosa de Oliveira determi-nados pelo Cons. de Intendência Municipal. Estão também prontos os alicerces da futura caixa d’água para o abastecimento de água potável da cidade. A Superintendência de Obras Públicas do Estado está autorizada a construir uma cadeia pública em Taubaté orçada em 35:595$600. (Jornal do Povo).

 

1890   O c.el José Ferreira de Moura, 2.º suplente, assume o cargo de juiz de direito substituto de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1905   Aniversaria o prof. João Francisco do Amarante Telles do Colégio Sagrado Coração de Maria, do Convento de Santa Clara. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Companhia Dramática Francisco dos Santos despacha suas malas para Campinas, dando amanhã um último espetáculo em benefício do Hospital de Santa Isabel. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Fernando Alves de Moura toma posse do cargo de carcereiro da cadeia local em substituição ao alferes Augusto da Costa Pereira exonerado a pedido. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Jorge Tibiriçá, presidente do Estado, promulga a lei que autoriza o governo a entrar em acordo com o governo federal e os governos dos Estados interessados na cultura do café para adoção de medidas que assegurem a sua propaganda e valorização (conseqüência do Convênio de Taubaté). (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Niterói, onde residia D. Bernardina Curvello d’Ávila progenitora de D. Luíza Curve-lo Granadeiro Guimarães e sogra do médico Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do c.el José Gomes Nogueira e com a presença dos vereadores Antônio Valente da Silva, Antônio Felício de Moura, Bernardo Ambrogi, Gastão Câmara Leal, Moura Guimarães e Antônio Pereira da Silva Barros que recebe pedido do Centro Agrícola de São Paulo de providências para ser proibido neste município trânsito de veículos de eixo móvel pelas ruas da cidade e estradas municipais (carros de bois, guinchantes, etc). (O Norte de 23/10/1914).

 

1912   Diante de um só candidato ter se apresentado à concorrência pública para transportes de carnes do matadouro aos açougues da cidade e do mercado, com preços inaceitáveis, a Prefeitura Municipal reuniu os açougueiros interessados e de acordo com os mesmos fez contrato com o Sr. Joaquim de Paula Lino para se encarregar do serviço de matança e transporte de suínos. Quanto à carne de vaca os açougues vão adquirir veículo próprio ou decidir melhor. Aprovado pela Câmara. (O Norte).

 

1927   Ordena-se Sacerdote o Pe Francisco Elói de Almeida, servo fiel de D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, seu grande benfeitor.

 

1940   Morre em Taubaté no Hospital Santa Isabel o veterano jornalista Carlos de Toledo, natural desta cidade e que usava o pseudônimo de Rodo. (O Momento).

 

1947   Decorre mais um aniversário da transferência de Dom Francisco Borja do Amaral da diocese de Lorena para a de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   O cap. Benedito Elpídio Hidalgo, oficial do 5.º BC, por motivo de sua recente nomeação para o cargo de sub-chefe da Casa Militar do governador Ademar de Barros é homenageado por amigos e admiradores na Fonte de Água Magna. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Associação dos Odontologistas do Vale do Paraíba sediada em Taubaté comemora condignamente a passagem do Dia do Dentista, com palestras através da Rádio Difusora Taubaté – ZYA – 8. (Taubaté Jornal).

 

1962   Pela lei municipal n.º 654 a Faculdade de Direito de Taubaté é constituída em Autarquia Municipal. Fora criada pela lei n.º 254 de 2 de setembro de 1957. (Manual, 169).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *