22 de fevereiro de…

0
Share

1883   Em casa de Almeida Cabral & Irmão no Largo da Princesa, n.º 25 (Pça. Dr. Monteiro), anuncia-se peixe e camarões conservados em lata, procedentes de Cabo Frio. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   O Dr. José Francisco Monteiro, médico em Taubaté, recebe diretamente da Alemanha a linfa do Dr. Koch para tratamento de tuberculose e se encarrega pessoalmente de exames de laboratório. (Jornal do Povo).

 

1891   Realiza-se, em Taubaté, concerto da pianista Maria Imbert, acompanhada do Sr. Bernardino Júnior que executará peças ao violino, flauta e violoncelo. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté pede presença de engenheiro fiscal do governo do Estado para avaliar os serviços que a suas expensas fez na restauração do assoalho da ponte do Tremembé sobre o rio Paraíba e indenizá-lo. (Jornal do Povo).

 

1895   O Dr. João Pereira Corsino abre seu escritório de advocacia à rua do Sacramento n.º 31 onde se encontra das 10 h. da manhã às 15 h. da tarde. (O Imparcial).

 

1895   Os moradores da Rua Visconde do Rio Branco queixam-se de não estar passando por ali os bondes urbanos a burro. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté encarrega o  vereador John Milne Tindal de fazer melhora-mentos nos cemitérios públicos da cidade e numerar as sepulturas. (O Imparcial).

 

1895   O delegado de polícia de Taubaté devido a diversas tentativas de roubos ocorridas e contando somente com 3 praças, oficia a São Paulo, pedindo aumento de 10 soldados. (O Imparcial).

 

1895   A Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro concede o seu 1.º título de sócio benemérito ao Dr. Catta Preta, pai do Dr. Lucas Catta Preta, médico em Taubaté, por doação que fez de sua biblioteca médico-cirúrgica. (O Imparcial)

 

1900   A Câmara Municipal de Taubaté rejeita duas propostas para instalação de rede de esgotos na cidade e resolve fazer o serviço por administração, parceladamente, à medida que a situação financeira permitir. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Taubaté, D. Maria Marcelina Monteiro, filha do falecido Comendador e benemérito taubateano José Marcelino Monteiro e irmã do P.e João Macário Monteiro, vigário de Sertãozinho. (A Verdade).

 

1905   A Companhia Norte Paulista de que é diretor-presidente o Dr. Fernando de Mattos e diretor-secretário o Sr. Luiz Itálico Bocco, tem prontos estudos para a construção de uma estrada de ferro econômica que partindo de Taubaté vá a Paraibuna, passando pela vila de Redenção e podendo servir São Luís do Paraitinga, Natividade e Jambeiro e espera levantar o capital necessário no estrangeiro. No serviço de abastecimento de água de Taubaté foram empregados até 31/01/1905 939:183$100 e a Companhia Norte Paulista é proprietária da chácara Magnólia, da chácara Norte Paulista, da chácara da Caixa d’Água, da Fazenda Redenção, do sítio do Itambé, que constam do seu ativo. O capital é de 800:000$. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Tendo sido nomeado pelo Dr. Emílio Ribas, diretor do Serviço Sanitário do Estado, para o cargo de Inspetor Sanitário e Comissão em Taubaté, o Dr. Francisco Ferreira Pinto, médico aqui residente entra em exercício. O Dr. Arthur Palmera Ripper que aqui esteve a serviço da mesma repartição retira-se. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Edital do tenente Octaviano de Moura Andrade, 2.º suplente em exercício do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté, tendo em vista o Parágrafo 18, do Art. 1.º do Cap. I, tit. III do Código de Posturas Municipais de Taubaté, proíbe a venda de pós, graxas, carrapichos, espanadores, bisnagas, relógios, revólveres, seringas, limões de cheiro, etc. destinados ao jogo de entrudo, que serão apreendidos e os infratores multados. É que está próximo o carnaval de que se vão eliminando velhos costumes. (Jornal de Taubaté).

 

1913   À rua Duque de Caxias, ao lado de “A Favorita”, inaugura-se o “Empório Saraiva”, estabelecimento de secos e molhados finos, nacionais e estrangeiros, de propriedade do Sr. José Saraiva Júnior. (A Federação).

 

1913   Convidado pelo ex-presidente Adelino F. Pinto o Sr. Manuel Araújo Ramos assume a direção da mesa e empossa os novos diretores da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, o capitão José Filinto Rodrigues Lima, natural de Redenção, onde exerceu diversos cargos públicos. Aqui fixou residência há um ano mais ou menos onde foi, por alguns dias, carcereiro da cadeia pública de que se exonerou a 15 do corrente por motivo de doença. Tinha 37 anos e deixa viúva e 4 filhos. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, o Sr. Bento Vieira de Toledo Guatura, com 67 anos, antigo lavrador no município, pai do Sr. José Mathias de Toledo. Era irmão do Sr. João Vieira de Toledo, antigo chefe do correio local. (A Federação).

 

1914   O Sr. Antônio Apolinário de Macedo, pro-fessor adjunto do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves”, aguarda expedição de título de contagem de tempo de serviço de 30 anos, 3 meses e 3 dias. (O Norte).

 

1914   Manifesto subscrito pelos srs. Francisco Gomes Vieira, José Gomes Nogueira, Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e c.el Augusto César Monteiro, concita os eleitores taubateanos a sufragarem os nomes dos Drs. Wenceslau Braz Pereira Gomes e Urbano dos Santos, nas próximas eleições de 1.º de março, para Presidente e Vice-Presidente da República, como candidatos do partido e para o que não devem esquecer o diploma de eleitores. (O Norte).

 

1914   Ao meio-dia abrem-se solenemente as aulas do Seminário e Colégio Diocesano de Taubaté. (O Norte).

 

1914   Francisco José Lopes Filho, “Nhonhô Tristão”, participa a sua mudança para a Rua Marquês do Herval, 125. (O Norte).

 

1914   Ao meio-dia abrem-se solenemente as aulas do Seminário e Colégio Diocesano de Tauba-té. Na capela do Seminário, na presença de D. Epaminondas, fazem profissão de fé os Rev.dos Mons. Antônio Nascimento Castro, vigário-geral, frei Mansueto Val Floriano, superior do Convento de Santa Clara, Pe. Antônio Firmino, retiro do seminário, Côn. Altino de Moura, Côn. Oliveira Lima, P.e José Soares Machado, Fran-cisco Fernandes Monteiro, todos professores do estabelecimento e o clérigo Custódio Ber-nardo da Silva. Funciona um coro de vozes regido pelo maestro João Antônio Romão. Segue-se sessão solene. (O Norte).

1934   Mons. Ignácio Gióia, vigário de São Luís do Paraitinga, é distinguido com as honras de Camareiro Secreto Supranumerário pela Santa Sé. Mons. Gióia nasceu em Castellucio Inferior, província de Potensa, na Itália, a 16/12/1874, filho de Nicolau Maria Gióia e de D. Luíza Taranto. Estudou no Seminário de Cassano, no Jônio e foi ordenado sacerdote pelo Bispo Auxiliar de Catanzaro a 25/09/1899. Veio para o Brasil a 19/10/1900. (O Lábaro).

 

1946   O Sr. Gen. Mílton de Freitas Almeida, coman-dante da 2.ª Região Militar, visita as unidades do Exército e Força Pública aquarteladas em Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1949   O vereador Sr. Licurgo Barbosa Querido indica à Prefeitura Municipal a designação de rua com o nome do prof. Joaquim Manoel Moreira, como justa homenagem ao emérito professor. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *