28 de agosto de…

0
Share

1653   Gonçalo Couraça de Mesquita é nomeado 61.º capitão-mor de São Vicente.

 

18….    Nasce em Taubaté o poeta Honório Jovino. (Jornal de Taubaté, 29/8/1900).

 

1881   D. José Pereira da Silva Barros é sagrado bispo de Olinda. Fora eleito a 7 de janeiro quando obtivera também o título de Conde de Santo Agostinho. A sagração se deu na Matriz de Taubaté (hoje Catedral) por D. Lino, bispo de São Paulo sendo paraninfos dois de seus irmãos. (O Norte de 19/4/1918 e A Folha de 6/9/1931).

 

1881   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros é sagrado bispo na Igreja Matriz de Taubaté por D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, sendo assistentes D. Pedro Lacerda, bispo do Rio de Janeiro e D. Antônio Benevides, bispo de Mariana. O Governo Imperial se fez representar pelo Ministro Barão Homem de Mello. Fora nomeado bispo de Olinda a 8 de janeiro pelo Governo Imperial e confirmado por Leão XIII a 13 de maio do mesmo ano. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1881   Realizam-se na Igreja Matriz de Taubaté as cerimônias de sagração episcopal do ilustre taubateano Dom José Pereira da Silva Barros, bispo eleito da Sé de Olinda em Pernambuco, presididas por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo e servindo como assistentes Dom Pedro Maria de Lacerda, bispo do Rio de Janeiro, Dom Antônio Maria Correa de Sá e Benevides, bispo de Mariana e como padrinhos os irmãos de Dom José, Dr. Antônio Pereira da Silva Barros e Dr. Jacinto Pereira da Silva Barros. A cerimônia começou às 11h e terminou às 15h, presentes altas autoridades, entre as quais o Ministro do Império Conde de Três Rios. (Dom Rodovalho e Dom José por Dr. Félix, p. 79).

 

1884   O casal cap. Jacinto Pereira da Silva e D. Ana Joaquina de Alvarenga oferecem jantar aos amigos e admiradores de seu ilustre filho Dom José Pereira da Silva Barros pela passagem do 3.º aniversário de sua sagração episcopal, nomeado que fora bispo de Olinda. (Gazeta de Taubaté e Revista do Arquivo Municipal n. LXXII, p. 74, Ano IV  – 1940).

 

1889   No 7.º aniversário de sua sagração episcopal, D. José Pereira da Silva Barros, afastado do Recife desde 7 de abril de 1888 por motivo de saúde abalada, pede a renúncia do bispado de Olinda que não é aceita e se resolve nomear-lhe um coadjutor na pessoa do Mons. João Esberard. (Diário de Taubaté).

 

1889   Noticia-se que o Dr. Ignácio Wallace da Gama Cockrane, representante da cessionária Com-panhia de Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro assina contrato para prolongamento da estrada até o centro de São Paulo. Cada km da estrada tem custado à nação 108:815$147 a bitola estreita (1m) e 203:902$000 a bitola larga. (Jornal do Povo).

 

1890   O “Jornal do Povo” que se edita em Taubaté 3 vezes por semana passa a propriedade do Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira, deixando a gerência o Sr. João Pereira de Souza Pena. O Jornal do Povo era do Sr. Dr. Fernando de Mattos que o comprou do Sr. Manoel de Souza Leite. (Ano III  n.º 18).

 

1890   Com o capital de 300:000$000 dividido em 1500 ações de 200$000 funda-se em Taubaté a Companhia de Sabão Paulista, tendo como incorporadores os Srs. José Teixeira de Magalhães Leite, Antônio Gonçalves da Cunha Bastos, Thomaz Wadell e João de Souza Pinto Jr. A firma Cruz & Cia de Taubaté participa com 50 ações da qual é gerente o Sr. Francisco Duarte Leitão recém aberta aqui no pátio da Matriz. (Jornal do Povo).

 

1905   Aniversaria o poeta Honório Jovino (Giovine) filho do Sr. Caetano Giovine, redator chefe do Jornal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1906   É inaugurada no alto de São João a capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. (A Folha).

 

1906   Lei n.º 999 restabelece antigas divisas entre os municípios de Guaratinguetá e Pindamonhan-gaba, inclusive devolvendo à primeira comuna as fazendas dos herdeiros ou sucessores dos Barões de Taubaté e de Romeiro, entre outras.

 

1912   Encerra-se em São Paulo a exposição do pintor taubateano Clodomiro Amazonas Mon-teiro, durante a qual foram vendidos 35 quadros. (O Lábaro).

 

1913   Em comemoração ao 1.º aniversário da funda-ção da tipografia e papelaria “A Violeta”, à Rua Bispo Rodovalho, de propriedade da firma Marcondes & Murat do Sr. Carlos Marcondes e Francisco Murat, circula em Taubaté um jornalzinho com o nome de “A Violeta”. Em fins de 1893 (outubro) já existiu em Taubaté um jornal com esse título, órgão do Colégio de São Francisco das Chagas de propriedade dos Drs. Câmara Leal & Irmãos, semanário cuja assinatura por mês custava 2$500 e de que era redator Carlos Chagas e gerente Amadeu Poyares, impresso na tipografia de Fonseca & Fernandes. (A Federação e A Imprensa de Taubaté – Pedro Giolo – p. 34).

 

1929   Morre piedosamente no Palácio Episcopal de Taubaté, D. Virgínia Nunes D’Ávila e Silva, irmã do 1.º Bispo, D. Epaminondas, e que o acompanhou e serviu por longos anos. (A Federação).

 

1940   Morre em Taubaté o prof. Luiz de Campos Prado, de tradicional família de São Luís do Paraitinga, elemento de projeção no corpo docente do Ginásio Diocesano Santo Antônio. (O Momento).

 

1942   Funda-se a Liga Eleitoral Católica, obra de D. Darci Vargas e cujo Centro Municipal em Taubaté vai ser dirigido pela Ex.ma Sr.a D. Marina Porto de Oliveira Costa. (Taubaté Jornal de 25.8.1945 – 3.º aniversário).

 

1948   Circula em Taubaté grata notícia de ter o deputado estadual taubateano Dr. Antônio de Oliveira Costa conseguido a aprovação do projeto de lei n.º 10 criando em Taubaté uma Escola de Farmácia e Odontologia subordinada à Universidade de São Paulo. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *