30 de setembro de…

0
Share

Na imagem, o Cine Teatro Odeon (Acervo Antonio Mello Junior)*

1780   Manuel Pinto Barbosa e Leonardo Ferreira Albernaz prestam juramento e tomam posse dos cargos de almotacéis perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. (Atas I, 31).

 

1852   O Conselheiro Joaquim Otávio Nébias assume a presidência da província de São Paulo. (Folhas).

 

1853   Morre o naturalista francês Augusto de Saint-Hilaire que durante seis anos percorreu  várias províncias do Brasil, inclusive São Paulo. (Rio Branco, Ef. pp. 262 e 462).

 

1883   A Gazeta de Taubaté aconselha o plantio de paineiras. Para 200 paineiras são necessárias 350 braças quadradas de terreno que produzam no ano3000 kg. de paina que ao preço então de 4$000 o quilo dão 12:000$000 e exigem menos cuidado e dispêndio que o café, a cana e o algodão.

 

1883   Hospedado em casa do Barão do Tremembé acha-se o Dr. Joaquim Pinto Alves Guedes, em busca de novos ares em nossa província. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté aplaudindo a iniciativa de Clubes de São Paulo que passaram a empreender passeios campestres em cidades como Guararema, Mogi das Cruzes e Jacareí, anunciando visitas a Santos (Club Ginástico) e a Corte (Girondinos), convida-os para visitarem Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Concedida ao c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara Municipal, exoneração do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté. São nomeados: para delegado o 1.º suplente capitão Manoel Gomes Vieira e para suplentes: 1.º ten.-c.el José Ferreira de Moura, 2.º Comendador David Lopes da Silva Ramos e 3.º Dr. José Ricardo Moreira de Barros. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Bernardino C. Júnior, professor de música se oferece para aulas de piano, canto, violão, violino, flauta e qualquer outro instrumento conhecido. Tira e arranja para qualquer acompanhamento músicas de piano etc. Afina pianos de alunos gratuitamente. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Na residência do Dr. Joaquim Lopes Chaves realiza-se reunião do Partido Conservador (oposicionista na ocasião) a fim de se escolherem candidatos à próxima eleição pelo nosso 2.º distrito eleitoral. Para manter a unidade do Partido deixa de se candidatar o Dr. Francisco de Paula Toledo, sendo indicados o Dr. Joaquim Lopes Chaves e Sr. Abranches. Segue-se jantar. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   À Rua do Patrício acha-se o novo estabelecimento dos Srs. Álvares Pereira & Cia que se encarrega de colocação de aparelhos domésticos, inclusive campainhas elétricas, encanamentos de gás, lustres, instalações sanitárias, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A loja de J. A. Carneiro de Souza & Cia, cujo sócio Sr. José Antônio Carneiro de Souza acaba de chegar da Corte com grande e novo sortimento, vai de n.º 36 a 56 da Rua do Rosário, hoje Visconde do Rio Branco). (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. Francisco de Paula Paiva Baracho é candidato à Câmara dos Deputados temporá-ria pelo nosso distrito. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Moradores da Rua do Dr. Winther, reivindicam a sua iluminação a gás, pois não podem ser preteridos a outros que pagam como eles os mesmos impostos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Manoel José Pereira Guimarães, proprie-tário do Hotel do Comércio funda o Hotel Central a alguns metros da sua residência, na Rua do Marquês do Herval, esquina da Rua de São José margeando a linha de bondes que passa à porta. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa assume o cargo de 1.º juiz de paz de Taubaté de que é escrivão o Sr. Francisco das Chagas Monteiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1894   D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, 9.º bispo de São Paulo, assume solenemente a diocese. (Folhas).

 

1897   O Banco de Crédito Real de São Paulo e Minas, fundado em Taubaté e que mantém agência em Jacareí, transfere sua sede da Rua Carneiro de Souza, 20 para o palacete do senhor cap. Manoel Vaz de Toledo Jr. no Largo da Matriz. (Diário de Taubaté).

 

1898   A Companhia Norte Paulista que explora o abastecimento de água em Taubaté realiza reunião em que se debatem as condições do empréstimo de 500 contos autorizado a 26 de maio destinado em parte inclusive para a aquisição das cabeceiras do ribeirão Chaveco fornecedor da água na raiz da Mantiqueira. (Diário de Taubaté).

 

1903   Fecham-se as escolas provisórias do município de Taubaté para manutenção das quais a Câmara Municipal já havia adiantado a apreciável soma de 10:772$900 com vencimentos de professores, custeio, devida e não reembolsada pelo Governo do Estado. (Jornal de Taubaté de 15/1/1905).

 

1905   A Secretaria da Agricultura do Estado aprova o contrato celebrado entre a Superintendência de Obras Públicas e o Sr. Bento B. de Queiroz para conservação da estrada que vai ao Bicudinho passando por Tremembé. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Pelo Expresso (trem) segue para Lambari D. Ana Clara do Paraíso, esposa do médico Dr. Francisco Rodrigues de Camargo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Coletor de Rendas do Estado em Taubaté é o c.el José Pedro Malhado Rosa. (Jornal de Taubaté).

 

1909   Resolução n.º 12 do Senado do Estado reconhece o direito da Câmara Municipal de Taubaté de tributar à razão de 40 réis por15 kg. de café exportado do município. (O Norte de 10/2/1910).

 

1910   Na Assembléia Legislativa em São Paulo é lida petição do c.el  Manoel Bento Domingues de Castro, ex-deputado estadual, e ten. Octaviano de Moura Andrade, banqueiro em Taubaté, solicitando concessão por 30 anos para construção de uma estrada de ferro ligando Taubaté e São Luís do Paraitinga com 60 km de extensão com direito a desapropriação de terrenos laterais para estações, etc. (O Norte).

 

*1912   Iniciam-se as obras de construção do novo teatro-cinema de Taubaté à Pça do Convênio, esquina da Rua Visconde dos empresários Monteiro Pato e Carvalho Freitas, orçadas em 25 contos. A planta é de autoria do arquiteto J. Carvalho Vianna e o construtor Joaquim da Silva Santos. (A Federação).

 

1912   Morre em Taubaté D. Adele G. Scacchetti, esposa do Sr. Antônio Scacchetti e progenitora do Sr. Emiliano Scacchetti então proprietário da Tipografia do Comércio. (O Lábaro).

 

1913   Às 18:30 h compacta massa popular precedida da “Filarmônica Taubateense” dirige-se à casa do senhor cap. José Domingues Ribas onde está o Juiz de Direito Dr. Francisco Cardoso Ribeiro para manifestar-lhe que desista de seu pedido de remoção para São João da Boa Vista. Mons. Castro discursa fazendo o apelo, o Dr. Cardoso Ribeiro responde dizendo que vai remover as dificuldades e permanecer. Boletim espalhado no mesmo dia, assinado por autoridades, pessoas gradas, fazia o convite para a manifestação. Partiram da Pça da Catedral. (A Federação).

 

1913   Decreto assinado pelo Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente do Estado, nomeia para o cargo de Secretário da Justiça e Segurança Pública o ilustre pindense Dr. Eloy de Miranda Chaves, deputado federal. Nasceu na vizinha cidade de Pindamonhan-gaba a 27 de dezembro de 1874, filho do c.el José Guilherme de Miranda Chaves que foi nosso cônsul no Peru e de D. Cândida Marcondes de Andrade. (A Federação; Athayde Marcondes – Pinda – p. 126).

 

1913   Decreto, assinado pelo Presidente do Estado Dr. Francisco de Paulo Rodrigues Alves, efetiva no cargo de Secretário da Fazenda que vinha exercendo interinamente o Dr. Raphael Sampaio Vidal. (A Federação).

 

1914   Encontra-se em Taubaté o Dr. Domingos G. Barata, médico e ex-vereador, residente em Dois Córregos. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão C. Leal, Prefeito Municipal de Taubaté, encaminha à Câmara Municipal para providências, pedido dos moradores do Largo de Santa Luzia para colocação de um chafariz ali. Informa que a Companhia Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água, já deixou de cumprir ordem de colocar um no Largo de Santana. (O Norte).

 

1940   Realiza-se no Taubaté Country Club empol-gante homenagem à D. Helena Elias, profes-sora de Educação Física. (O Momento).

 

1945   Passa por Taubaté de volta de São Paulo o Gen. Eurico Gaspar Dutra, candidato do PSD à Presidência da República nas eleições de 2 de dezembro próximo. À chegada do trem especial a banda do 5º BC executa o Hino da Independência. Presente grande massa popular, o Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito, saúda o candidato. Foi saudado também pelo operário Sr. João Batista Bernardo. Dr. Pereira Lyra, antigo parlamentar paraibano agradece exaltando Taubaté. O trem se movimenta e o povo agita bandeiras nacionais. (Taubaté Jornal e Nossa Terra).

 

1945   De passagem para o Rio de Janeiro em companhia do Cons. Cirilo Júnior e outras autoridades, visita Taubaté o Interventor Federalem São Paulo, Dr. Fernando Costa, hospedando-se por algumas horas na residência do Cons. Dr. César Costa. (Nossa Terra).

 

1959   Lei n.º 415 cria o Conselho Florestal Municipal a que compete, inclusive, promover anual-mente a Festa da Árvore. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *