6 de setembro de…

0
Share

 

1841   Nasce em Pouso Alegre, Minas Gerais, o estadista Bernardino de Campos, falecido em São Paulo a 18 de janeiro de 1915. Por duas vezes elegeu-se presidente de São Paulo. (Folhas).

 

1857   O insigne taubateano, futuro arcebispo de Darnis, D. José Pereira da Silva Barros, recebe as sagradas ordens do subdiaconato. (Diário de Taubaté).

 

1891   Funda-se e abre-se em Taubaté um novo Banco: o Banco Norte de São Paulo no Largo da Matriz de que são diretores: Barão da Pedra Negra, Dr. Crescêncio Costa, John Milne Tindall e gerente Antônio Gomes de Souza Penna. (Jornal do Povo).

 

1892   Lei n.º 85 desliga do município de Cunha para anexar ao de Lagoinha a fazenda João Ferraz de Manoel Antônio Domingues de Castro.

 

1897   Morre o c.el Antônio Manoel Freitas Castro. (Diário de Taubaté).

 

1900   Morre em Taubaté D. Ana Maria Gil Vaz Lobo Leal, progenitora dos Drs. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal e Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, advogados no foro local. (Jornal de Taubaté).

 

1901   No Convento de Santa Clara e na Igreja Matriz celebram-se missa pela passagem do 1.º aniversário da morte de D. Ana Maria Gil Vaz Lobo Leal, mãe dos Drs. Euzébio Innocêncio e Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. J. Lorena, agente fiscal do Imposto de Consumo nesta circunscrição, avisa que de acordo com o dec. 3564 de 22 de janeiro de 1900 todos negociantes com capital maior de 5 contos são obrigados a ter os livros exigidos pelo art. 11 do Código Comercial sob pena de multa de 200$ a 1:000$. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Intendente Municipal de Taubaté, major José Ramos Ortiz abre concorrência pública com o prazo de 20 dias para execução parcelada do serviço de implantação da rede de esgotos da cidade, sob administração de um engenheiro, segundo planta e termos de contrato na Secretaria da Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Intendente Municipal de Taubaté major José Ramos Ortiz abre concorrência pública por 15 dias para os serviços de demolição e remoção do material e terra das casas n.os 24 e 26 da Rua de São José, desapropriadas para aumentar a área para construção do prédio do Grupo Escolar da esquina da Rua da Cadeia (hoje Dr. Pedro Costa), em troca do material, sem ônus para a Câmara.(Jornal de Taubaté).

 

1901   Nicolau Martucelli partindo dia 14 para Nápolis, sua terra natal, despede-se publicamente dos amigos. Vai com a família. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Em substituição ao Dr. Fernando de Mattos é eleito presidente da Companhia Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água em Taubaté, o Sr. Benedito Herculano Paquier. (Norte).

 

1906   Realizam-se na nossa Igreja Matriz solenes exéquias em sufrágio da alma de D. José de Camargo Barros perecido no naufrágio do na-vio Sírio a 4 de agosto último. (O Norte).

 

1910   Os Srs. Antônio José Ribeiro da Silva e Gabriel Nogueira de Toledo, por seu procura-dor Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, firma com o governo federal, representado pelo Sr. Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, Ministro da Agricultura, contrato para construção de uma estrada de ferro de 67km de extensão e bitola de 1m que partindo de Taubaté, passando por Redenção alcance Natividade, de acordo com o Decreto n.º 8156 de 18 de agosto de 1910 com a subvenção de 15 contos por quilômetro construído. (O Norte).

 

1913   No Taubaté Cinema, na Praça da Catedral de propriedade dos Srs. Capitão Octaviano de Moura Andrade e tenente J. Maffetano que dá sessões ou espetáculos diários com execução das terças e sextas-feiras, estréia uma orquestra composta de exímios professores sob a direção da emérita pianista D. Licínia Barbosa. (A Federação).

 

1914   O Secretário da Agricultura, a pedido da Câmara Municipal de Taubaté, autoriza a despesa de 818$000 com a regularização do terreno doado (campo do esporte na Praça Mons. Silva Barros antes de ser praça de futebol), pela mesma para construção do prédio do 2.º grupo escolar da cidade e que foi afinal considerado inadequado, suspendendo-se as obras nos alicerces. Satisfaz determinação da Inspetoria de Higiene e determina providências para restituição à Prefeitura do terreno doado (baixo, alagadiço, etc). (O Norte).

 

1914   É domingo e por motivos imperiosos deixa de circular na cidade “O Lírio” domingueiro jornal-zinho local. (O Norte).

 

1914   Encontra-se em Taubaté um representante do Sr. João Apóstolo, superintendente de empresa montada em Quatis de Barra Mansa para aplicação do sistema vegetariano e frutufinoso de prolongamento da vida, restaurador da saúde. À redação de O Norte oferece uma caixa de “Sabonete Elétrico Poraquê” para o tratamento de moléstias nervosas, da pele, sífilis e reumatismo, feito com óleo do peixe elétrico poraquê, do Amazonas. Cada caixa contém 2 sabonetes: 1 negativo e outro positivo para uso alternado. (O Norte).

 

1914   Na Sé Catedral de Taubaté, pela manhã, na missa conventual celebrada pelo coadjutor P.e Antônio Gomes Vieira, assoma ao púlpito o Rev. P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário e dá aos fiéis a notícia oficial da eleição do novo Papa Benedito XV e discorre sobre o papel que representa. À noite o mesmo vigário celebra Te-Deum solene em ação de graças a que estão presentes o Comendador Côn. Benjamim de Toledo Melo, promotor eclesiás-tico; Antônio Firmino, reitor do Seminário; P.e Antônio Vieira, coadjutor da Sé; Pe José Carolino, os capuchinhos do Convento, irmandades de São Benedito, Nossa Senhora da Boa Morte, os seminaristas e alunos do catecismo. (Parece que o Sr. Bispo e Mons. Castro, ausentes, continuam enfermos).(O Norte).

 

1914   Morre em São Paulo o Sr. Eduardo Bohn, progenitor do prof. Arthur Bohn, do 2.º Grupo Escolar de Taubaté. O prof. é casado com D. Izabel Pimenta Bohn. (O Norte).

 

1931   A Folha de Taubaté noticia a resolução do Sr. Prefeito Municipal major Zanani de Assis, criando a Sub-Prefeitura de Quiririm e nomeando para o cargo o Sr. Humberto Indiani.

 

1931   O mesmo jornal noticia a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento na Catedral, uma das mais belas da diocese, atestando o zelo do cura Rev. P.e Evaristo Campista Cézar.

 

1940   Desembarcando em Pindamonhangaba, porque a “Litorina” não pára em Taubaté, visitou esta cidade o P.e Walter Mariaux, diretor mundial das Congregações Marianas no Secretariado com sede em Roma. (O Lábaro).

 

1945   Aniversaria o ten. Péricles Nogueira Santos, militar e poeta autor de “Lâmpadas Votivas”. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté tem atualmente, 23 vereadores, entre eles o prof. Octacílio Carvalho de Paula, o Sr. Joaquim de Morais Filho, Dr. Félix Guisard Filho, Dr. Benedito Cursino dos Santos, Eurico Pereira Penna, Jaurés Guisard, Juventino Tavares, Omar de Abreu Rangel e Jaime de Castro. (Taubaté Jornal).

 

1948   Seguem para Bananal o Rev. Pe José Luiz Pereira Ribeiro e o Sr. Evandro Campos, convidados respectivamente para pregar missa solene de 7 de setembro e falar na sessão magna do legislativo municipal para entronização de Cristo Crucificado na Câmara daquela cidade vale-paraibana. (Taubaté Jornal).

 

1948   Tramita na Câmara Municipal de Taubaté projeto de lei autorizando a desapropriação da mansão do Dr. José Aristides Monteiro (solar Visconde de Mossoró – onde está A Voz do Vale do Paraíba, hoje) na Rua Dr. Emílio Winther para construção ali do edifício do Colégio Estadual e Escola Normal Monteiro Lobato. (Taubaté Jornal).

 

1948   Sugere-se a instalação de nossa Câmara Municipal no amplo prédio em que residiu o Sr. Francisco de Barros, na Praça Barão do Rio Branco.

 

1948   Tramita pela Câmara Municipal projeto de lei do vereador Lino Rodrigues autorizando a Prefeitura Municipal a censurar os dísticos e letreiros da cidade que contenham erros contra o vernáculo. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *