18 de janeiro de…

0
Share

1883   Noticia-se o falecimento no Hospital de Santa  Isabel, onde era pensionista, de D. Maria do Loreto Bittencourt, com 80 anos e que seu testamento não se esqueceu daquela santa Casa. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   À nova Câmara Municipal de Taubaté recém-eleita um munícipe faz as seguintes sugestões: abastecer de água a cidade, extinguir a quitanda, ligar São Bento do Sapucaí a Taubaté por boa estrada para canalizar os produtos mineiros, abertura de rua ligando o largo da piedade (Bom Conselho) à estrada que vai à Boa-Vista, iluminação de alguns pontos da cidade que ainda andam às escuras. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   À rua Marquês do Herval, está o “Hotel Central” do Marcelino com bondes à porta com diária por 3$000 e passagens de bondes grátis aos fregueses. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Negociantes de Taubaté representam à Câmara Municipal pedindo a mudança da feira (quitanda) dos sábados para os domingos se não for possível extingui-la. A Comissão de Obras Públicas é encarregada do assunto. A Imprensa acha que deve ser diariamente. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté determina que a Comissão de Obras Públicas faça orçamento, projeto e escolha o local melhor para construção de um Matadouro Municipal. Da comissão participa o Dr. Emílio Teodoro Winther, como médico e vereador. Já se matam de 20 a 25 reses por semana. (Gazeta de Taubaté e  Atas – V-310).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté aprova a indicação dos vereadores Porfírio de Macedo, Marcondes de Mattos e Joaquim Moreira de se pedir à Assembléia Provincial o auxílio de 12 contos para reparos na casa da Câmara e Cadeia . (Gazeta de Taubaté). (Atas – V-308).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté recebe da Presidência da Província um quilo de sementes de trigo e arroz para serem distribuídos entre nossos lavradores. A imprensa diz que deviam ser 200 litros, mas na Câmara há um só lavrador. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O vereador c.el Jordão Pereira de Barros, presidente, propõe que se represente ao governo da província sobre o péssimo estado da estrada que vai a São Bento do Sapucaí. (Gazeta de Taubaté). (Atas – V-309).

 

1883   Diante da proposta do Sr. Francisco Monteiro de Camargo de fazer a publicação do expediente da Câmara Municipal por 240$000 anuais, aprova-se indicação do Sr. Porfírio de Macedo de pôr esse serviço em concorrência visto como existem na cidade 2 tipografias. (Gazeta de Taubaté – Atas citadas).

 

1890   Decreto n.º 169 cria o Conselho de Saúde, reorganiza o serviço sanitário e institui a Delegacia de Higiene nos municípios. (Jornal do Povo).

 

1891   O Dr. José Felipe Cursino de Moura é nomeado para Presidente do Conselho Municipal de Instrucão Pública de Taubaté em substituição ao Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa. (Jornal do Povo).

 

1891   Resultado do recenseamento realizado no distrito policial de Tremembé: população – 3118 pessoas; alfabetizados 367 e analfabetos: 2751. (Jornal do Povo).

 

1891   Em casa do Prof. Antônio José Garcia realiza-se reunião do professorado taubateano para discussão do Projeto de Reforma do Ensino apresentado ao governo estadual e escolha de um representante ao congresso estadual a se organizar. (Jornal do Povo).

 

1891   Fundado este mês, está funcionando à Rua São José um colégio para meninas de que é diretora Miss Annie Stafford, que aqui já residiu muitos anos quando foi professora da filha do Barão do Jambeiro e já montou aqui, o ano passado, um externato. Chama-se Internato Taubateense. (Jornal do Povo).

 

1895   O Prof. taubateano João Olympio Theodulo da Silva rege a 2.ª cadeira da cidade de Caçapava onde estão matriculados 73 alunos e ensina 7 matérias. (Do relatório do Inspetor Literário do 10º distrito, major Olympio Catão à Diretoria Geral da Instrução Pública). (O Imparcial).

 

1895   A máquina da empresa de bondes a vapor de  Taubaté a Tremembé ao entrar no desvio do gasômetro descarrila sem mais conseqüências que suspensão do tráfego de viagem da tarde. (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se o falecimento, na vizinha cidade de Pinda, do hábil decorador Sr. João de Almeida Wanmail bastante conhecido em Taubaté onde residiu por muito tempo. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. John C. Mather diretor da Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé torna público ser absolutamente proibido transitar pelo leito da linha, estando sujeito à punição o infrator. (O Imparcial).

 

1895   O cidadão Lúcio Ribeiro da Silva, 1.º fiscal da Câmara Municipal de Taubaté avisa que no dia 22 fará correção em todos os negócios, ofici-nas etc. no 1.º distrito da cidade, multando os não que tiverem licença. (O Imparcial).

 

1897   O Sr. Josias S. Mostardeiro, de volta de sua viagem ao Rio Grande do Sul reabre o seu tradicional Colégio Paulista onde há internato e externato de instrução primária e secundária. (Diário de Taubaté).

 

1897   Na qualidade de 2.º suplente, entra em exercício do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o Cap. Leopoldino Martinho de Abreu. O Escrivão é o Sr. Francisco Braz Lopes Guimarães. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Sr. Luiz Santos editor proprietário do jornal A Verdade que aqui se publica duas vezes por semana (quintas e domingos) propõe à Câmara Municipal de Taubaté a publicação de seu expediente por 90$000 por mês. Está no III ano, n.º 95. (A Verdade).

 

1905   De regresso de sua viagem à Europa encontra-se novamente em Taubaté D. Annie Stafford, diretora do Colégio Stafford desta cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por motivo de doença o Dr. José Martins Bastos, juiz de direito de Taubaté transmite o cargo ao Cap. José Augusto Marcondes de Mattos, 1.º juiz de paz da cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Ao Tribunal de Contas é solicitado o crédito de 600 contos de réis para atender às despesas com o alargamento da bitola da E. F. Central de Taubaté a São Paulo, enquanto em Paraibuna corre a notícia aqui também propalada de que se está organizando em São Paulo uma sociedade para promover a construção de uma estrada de Ferro de São Sebastião a São Bento do Sapucaí. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O Dr. Afonso Moreira da Silva, ilustre advogado filho do vice-cônsul português c.el Luiz Moreira da Silva, é nomeado Delegado de Polícia de Taubaté em substituição ao Dr. Fernando de Mattos. (O Norte).

 

1906   Tendo prestado compromisso, assume o cargo de Tabelião do 2.º ofício de Taubaté o Cap. José Augusto Marcondes de Mattos. O Sr. Brasilino Vieira que vinha ocupando interina-mente o cargo de escrevente foi efetivado. O Cartório vai funcionar no compartimento da Câmara Municipal onde está o Registro Civil, no Largo do Pilar. (O Norte).

 

1906   Divulga-se o início das aulas do Colégio Progresso mantido pela Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté bem como as que são ministradas no Centro dos Operários Católicos. (Norte).

 

1910   Promovida pela Legião de São Pedro, tem início, na Igreja desse Santo, no Alto de São José, a novena que precede a festa de São Paulo no dia 25, em comemoração à sua conversão. (Norte).

 

1912   O Lábaro fundado a 10 de janeiro de 1910 por D. Epaminondas, 1.º Bispo de Taubaté, anuncia a transferência de sua redação, bem como da Tipografia Diocesana Pio X em que é impresso, da Rua do Sacramento, junto ao Palácio Episcopal, para o Largo do Rosário, onde funcionou a secretaria do bispado.

 

1941   O Sr. José da Costa Neves reassume o cargo de Presidente da Liga de Futebol Norte de São Paulo de que havia se licenciado. (O Momento).

 

1949   A Escola Remington de datilografia inaugura suas novas instalações à rua Dr. Emílio Winther, 293 que são benzidas pelo Rev.do Côn. Cícero Alvarenga, pároco de Santa Teresinha. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *