21 de setembro de…

3
Share

1876   A Sociedade Pacotilha, Benfica & Cia inaugura uma linha de troles de Caçapava a Cachoeira, ponto final da estrada de ferro D. Pedro II. Partem da cocheira do Sr. Fernando Lopes às 7 h da manhã e pernoitam em Lorena. (A Imprensa de Taubaté).

 

1889   O português Alfredo Coelho da Silva, tendo se naturalizado, presta juramento de cidadão bra-sileiro perante o juiz de paz na Câmara Municipal de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890   Chega a Taubaté pelo expresso (trem) da tarde o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, presidente da diretoria da Estrada de Ferro Norte de São Paulo que é recebido na estação por muitas pessoas gradas. À noite grande massa popular com banda de música lhe fazem manifestação em frente à residência do Sr. Joaquim Lopes Chaves onde se acha hospedado. Veio para a inauguração amanhã dos trabalhos de locação da Estrada de Ferro Taubaté a Ubatuba, depois do que parte com destino à capital federal. (Jornal do Povo).

 

1905   É sepultado no cemitério da Venerável Ordem Terceira o Sr. Francisco Pereira da Fonseca que exerceu em Taubaté o cargo de aferidor municipal. (A Verdade).

 

1905   No Teatro São João após o espetáculo em que se leva à cena a comédia em três atos “Central Agência Limitada” o empresário da Companhia Dramática Sr. Francisco dos Santos é homenageado. A Philarmônica Taubateense executa o hino português e do camarote da polícia junto ao proscênio (palco) o prof. Ernesto Sampaio saúda o homenageado e lhe entrega “corbeille” de flores naturais oferta do Club Musical Recreativo e da Philarmônica Taubateense. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Monsenhor Miguel Martins da Silva regressa de sua missão evangélica em Itararé. (O Norte).

 

1914   Instala-se a 3.ª sessão do Tribunal do Júri deste ano para julgamento do réu Benedito Morgado acusado de haver assassinado em maio com uma facada Leopoldo Antunes dos Santos. Defendeu-o o Sr. Benedito Euzébio de Toledo, curador do acusado, nomeado por ocasião da formação de culpa. Foi absolvido por 10 votos tendo o Dr. Euclydes de Campos recorrido da sentença. Houve réplica e tréplica. Juiz de Direito presidente: Dr. Campos Maia; jurados: Dr. Euzébio Câmara Leal, Dr. José Martins Fontes, Sebastião Ferreira Ortiz, José Ângelo Lotufo, Luiz Borges do Couto, Augusto Cândido Vieira, Demócrito Valente da Silva, prof. Américo Augusto de Oliveira França, Luiz Itálico Bocco, Joaquim de Carvalho Freitas, José Leite Barbosa e José Bonifácio Moreira. (O Norte).

 

1945   Comemora-se o dia do Rádio. (Taubaté Jornal).

 

1945   Deixa o comando do destacamento policial local por ter dado baixa do serviço da Força Pública o sargento Benedito da Silveira Morais que passa a trabalhar na fábrica de Doces Embaré. Serviu a Secretaria do 5º BC também. (Taubaté Jornal).

 

1947   No encerramento da festa de Nossa Sr.a das Graças o Rev.o Cura de nossa Sé Catedral P.e Evaristo Campista César anuncia para 1.º de janeiro de 1948 a instalação de mais uma paróquia em Taubaté: a da Vila de Nossa Senhora das Graças servindo a uma população de cerca de 10.000 pessoas. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
3 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *