15 de julho de…

0
Share

1752   Começa a funcionar o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro, criado pela Resolução Régia de 16/2/1751. (Rio Branco, 325).

 

1786   A Câmara de Taubaté nomeia para Almotacéis, dos meses de julho, agosto e setembro, o Alferes João Leite do Prado e Jacinto Barbosa de Alarcon. (Atas I, p. 156).

 

1841   Três meses após a queda do liberal Gabinete da Maioridade, o Presidente da Província  de São Paulo Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar interrompe sua segunda e fecunda administração, passando o governo ao Chefe de Esquadra Miguel de Souza Melo e Alvim, português, que convidou o Dr. Gabriel Rodrigues dos Santos, fulgurante talento e eminente vulto da política liberal, para continuar no cargo de secretário. Isso significaria a continuação da orientação anterior, que desagradou o governo imperial. São pródromos da Revolução Liberal de 1842 de intensa repercussão no Vale do Paraíba. (Pedro Calmon, História do Brasil; Aureliano Leite, História da Civilização Paulista, p. 150; Athayde Marcondes, Pinda 250 anos, p. 418).

 

1883   O Sr. Victorino G. Borges está estabelecido com  relojoaria  na  Rua do Patrício, próximo à quitanda e anuncia relógios, bijuterias, livros, papéis, óculos etc., recém-chegado que está da corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   No Teatro São João realiza-se soirée misteriosa pelo ilusionista  Jules F. Bosco, espetáculo composto de 5 partes. O Secretário é o Sr. Augusto Filhon. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O vigário da vara da diocese, cônego Antônio d’Almeida, realiza  na  sacristia da Igreja Matriz às 14h reunião da irmandade de Devoção de Nossa Senhora da Boa Morte para admissão de irmãos e organização do programa da festa a 15 de agosto. São procuradores os Srs. Maximiano José de Bella-Cruz e José Antônio dos Prazeres, sendo tesoureiro o Côn. Antônio d’Almeida. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O ilustre taubateano deputado geral Conselheiro Antônio Moreira de Barros declina da honra de presidir a Câmara dos Deputados para continuar integrando a bancada paulista e com independência defender os proprietários contra os exageros dos comunistas de então, como eram chamados os abolicionistas. Apesar de considerado escravocrata já tinha libertado 26 de seus escravos matriculados. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Projeta-se o lançamento de uma loteria provincial de 50:000$ em benefício em parte (12:500$) do Instituto Taubateano de Agricultura, Artes e Ofícios que vai em franco progresso e será ampliado. (Diário Paulista).

 

1891   Chega a Taubaté o deputado estadual Arthur Breves. (Jornal do Povo).

 

1894   Morre em Taubaté D. Maria Leopoldina Ribeiro de Carvalho, progenitora de D. Maria Angélica de Carvalho. Está casada com o jornalista e poeta português aqui radicado, Sr. Vitorino Coelho de Carvalho. (O Popular).

 

1895   Realizam-se no Núcleo Colonial de Quiririm as solenidades de recepção da imagem de São Benedito oferecida pelo Sr. Manoel Leite da Costa para a Capela de Nossa Senhora Aparecida ali recentemente inaugurada, obra do Sr. Benedito Pires de Camargo. A imagem da padroeira vai em procissão ao encontro da nova imagem e regressa acompanhando. Há leilão em benefício da capela. Banda de música oficia gratuitamente. A banda é da C.T.I. A imagem de São Benedito é retirada da Estação da Central. Segue missa para capucho. (O Popular).

 

1895   O Sr. José Luciano de Carvalho, comandante do destacamento policial da cidade, é promovido a tenente. (O Popular).

 

1895   Há dias está a cidade privada de água, devido ao rompimento do cano adutor mestre, que passa atravessando o leito do rio Paraíba. (O Popular).

 

1895   O Barão da Pedra Negra (Manoel Gomes Vieira), Barão de Jambeiro (David Lopes da Silva Ramos), Dr. João Francisco Malta Júnior, Dr. Joaquim Lopes Chaves, Francisco Gomes Vieira, José Benedito Marcondes de Mattos, John M. Tyndall e José Pedro Malhado Rosa promovem as candidaturas de seus correligionários às eleições de 30 próximo, a saber: Para vereadores – major Francisco Gomes Vieira, J. B. Marc. de Mattos, Dr. José Rebouças de Carvalho, Dr. José Pereira Corsino, Augusto César Monteiro, ten. c.el José Francisco de Moura; para suplentes – cap. José Gomes Nogueira, major João Monteiro de Alcântara e Silva, major Francisco Moreira de Mattos, Antônio Bittencourt, cap. José Alves da Silva Coelho, ten. c.el Francisco Cortez de Toledo; para juízes de paz, c.el João Affonso Vieira, cap. Francisco Fernandes Dias e major José Ramos Ortiz. (O Popular).

 

1895   No alto de São João há um único estabelecimento de secos e molhados do Sr. João Alonso, na Rua Juca Esteves, uma oficina de ferrador do Sr. José Benedito da Silva Esteves, conhecido pela alcunha familiar de Juca Esteves. (O Popular).

 

1895   Na Praça Mons. Silva Barros há um restaurante do Sr. Geovani Canella. (O Popular).

 

1895   O Registro de Hipotecas de que é escrivão o Sr. Joviano Nogueira Barbosa está na Rua Visconde do Rio Branco, onde também se situam as tipografias do Sr. Eduardo Rabelo Sobrinho e outra de João Baptista Goes, artista. (O Popular).

 

1895   Na Rua Visconde do Rio Branco ficam ainda os escritórios do Dr. Francisco de Paula  Pereira Barbosa, advogado; do Banco Norte de São Paulo; o consultório do Dr. Domingos G. Barata, médico; a Coletoria Estadual do Sr. José Pedro Malhado Rosa de que é escrivão Francisco Moreira Damasco e o consultório do dentista Manuel Alexandrino de Gusmão Cardoso. Bem como o Colégio Coração de Jesus. (O Popular).

 

1900   O Jornal de Taubaté divulga a notícia de que durante o último mês de junho a linha de bondes a vapor, entre Taubaté e Tremembé, transportou 1562 passageiros, enquanto no ano passado nesse mês o movimento foi de 1162.

 

1905   Estréia no Teatro São João o Grupo Dramático “Baptista Góes” de Taubaté com um espetáculo que faz lembrar os de Furtado Coelho num palco então de acanhadas dimensões. Entre os artistas, havia estreantes, mas havia só cerca de 200 espectadores. Ao subir o pano, diante do retrato do patrono (João Baptista Góes, fundador do extinto Grupo Filhos de Talma) fala o armador José Silvino. Segue-se o drama em 4 atos “Vampiros Sociais”, do qual participa Anthero Martins no papel de José Luís; D. Francisca M. Gomes faz o papel de Maria, contracenando com o amador Affonso Vieira, no papel de galã Maurício. O moralista da peça é o Dr. Júlio desempenhado pelo recruta Clodomiro Monteiro. Fernando Ferreira fez o papel do Comendador Oliveira que revolta a platéia com seu cinismo. Manoel Ferreira faz o papel do usurário Simplício de Souza, na melhor interpretação. Participam ainda João Baptista dos Santos e Anacleto Negrini, em pequenos papéis. Segue a comédia Quarentona pela 1.ª vez levada em Taubaté de que participam D. Francisca (a margarida), Adelmo Pellegrini (o galanteador Jorge de Mello), Clodomiro Amazonas e Affonso Vieira o 1.º, fazendo Barnabé e o 2.º, João. Mário faz o Dr. Barradas. Foi num sábado. A iluminação a gás do Teatro falhou e quase deixou o público às escuras. Não se sabe se por estar o encanamento entupido ou se por falta de pressão do gasômetro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os Drs. Antônio Quirino de Souza e Castro (advogado) e Mário Natividade (engenheiro)  abrem provisoriamente à Rua Dr. Souza Alves n.º 86 um curso completo de preparatórios incumbindo-se o primeiro do ensino de línguas, história e geografia e o segundo de matemática e ciências naturais. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Ato do Ministro da Viação prorroga por mais 6 meses o prazo para o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar organizar a Companhia construtora da estrada de ferro de Taubaté a Ubatuba. Foi indeferido seu pedido de prolongamento da estrada até São José do Paraíso para ali entroncar com a Rede Sul Mineira. (O Norte).

 

1914   Depois de ter feito a inspeção da variante da Estrada de Ferro Central do Brasil que  passa por Tremembé, chega a Taubaté o diretor Dr. Paulo de Frontin ao meio-dia. Visita as dependências da estação, dá ordens e no largo designa o local para ser levantada a nova estação local que pretende ver concluída e inaugurada antes de 15 de novembro (data da posse do novo Presidente). Às 13h almoça no “Restaurante Pereira” com Carlos de Andrade, Luiz Carlos da Fonseca, Humberto Antunes, Afonso de Melo, Andrade Pinto, Carlos Jataí e Guedes da Costa. Parte para São Paulo às 14h. A variante de Tremembé deve ser inaugurada dia 26 próximo. (O Norte).

 

1914   Abrem-se em Taubaté as aulas do Externato Andrade Mascarenhas da prof.a  D. Maria de Andrade Mascarenhas, transferido de Jacareí, à Rua Dr. Winther, 85. (O Norte).

 

1932   Com vistas à Revolução constitucionalista Taubaté  organiza  sua  Cruz  Vermelha, com a qual colabora efetivamente a Escola Normal local. (A Folha).

 

1945   A Congregação Mariana da Vila Aparecida em Taubaté comemora seu primeiro aniversário de fundação. Na capela do bairro realizou-se tríduo preparatório. Hoje celebra-se missa com numerosas comunhões e recepção de noviços e congregados. Após café, oferecido aos comungantes realiza-se assembléia na praça fronteira ao templo onde falam o diretor Rev.o Pe Clemente, os Srs. Francisco Nunes Pinto, José Dias Monteiro e Evandro Campos, este pela F.C.M. (deve ser Federação das Congregações Marianas). Um popular pede a palavra e profere calorosas palavras anti-comunistas. À tarde sai procissão de Nossa Senhora Aparecida. (Taubaté Jornal).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *