8 de outubro de…
Na imagem, o Altar Mor da Igreja Santa Teresinha. (Almanaque Urupês)*
1713 O Arraial do Rio das Mortes em Minas Gerais, fundado inclusive pelos taubateanos Tomé Portes d’El-Rei e Antônio Rodrigues de Arzão, é elevado à categoria de Vila com o nome de São João d’El-Rei. (Rio Branco, Efemérides, p. 474).
1809 Reorganiza-se a Irmandade do Santíssimo Sacramento de Pinda, fundada em 1740 que teve seu compromisso reformado a 28 de julho de 1868. Quase extinta em 1911, foi reorga-nizada pelo vigário da paróquia P.e Ângelo Gazza sendo o compromisso aprovado por D. Epaminondas Nunes d’Àvila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté. (Athayde – Pinda – p. 243).
1865 Os 44 voluntários da pátria pindenses partem para o teatro da guerra. Em frente ao sobrado do Barão de Taubaté, Antônio Vieira de Oliveira Neves, muitas moças que ali aguardavam a passagem lhes atiram enorme quantidade de flores. São acompanhados por diversos cavalheiros até a Capela do Socorro na estrada de Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p. 211).
1883 Está em Taubaté desde princípios de abril o valoroso musicista pindense Sr. Antônio José Marcondes Homem de Mello onde fixa sua residência em Taubaté (desmentindo boatos de que não pára em lugar algum) onde leciona música. Foi um dos melhores alunos do maestro pindense João Gomes de Araújo. Incorporou-se como voluntário no batalhão paulista na guerra contra o Paraguai no qual organizou uma banda de música. Terminada a guerra partiu para Bueno Aires onde lecionava música, dirigiu bandas e cursou o Conservatório e dirigia orquestra em teatros. Em 1880 voltou indo residir em São Carlos do Pinhal onde lecionou música, dirigiu bandas e orquestras. Compôs várias peças sacras, ouvertures e cavatinas. Em Taubaté formou pianistas e violinistas arte em que era exímio. Era casado com D. Maria da Glória Saraiva, Morreu em Taubaté a 6 de março de 1898, deixando 3 filhos. (Gazeta de Taubaté e Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p. 43, 3.ª pag. – referência há 7 meses).
1889 O Barão de Taubaté, Antônio Vieira de Oliveira Neves, natural de Taubaté, onde nasceu em 1815, filho de Antônio Vieira da Silva e de D. Gertrudes Maria de Oliveira Neves, residente em Pindamonhangaba, é agraciado pelo governo imperial com a comenda de Cristo. Militou nas fileiras do partido liberal, participou da revolução de 1842. Operoso agricultor viu seus produtos premiados na Exposição de Amsterdã e do Rio de Janeiro com medalhas de prata que lhe foram entregues solenemente em 1883. Foi agraciado com o título de Barão de Taubaté por serviços prestados à religião, à caridade e à política. Faleceu em Pindamo-nhangaba a 9 de junho de 1905. Era casado com D. Francisca Leopoldina de Oliveira Marcondes de quem deixou 8 filhos. (Athayde – Pinda – p.p. 56 e 57).
1890 O “Jornal de Taubaté” descreve visita que fez ao importante estabelecimento dos Srs. Dr. Rodrigo Lobato M. Machado e José Bento Marcondes Lobato distante uns dez metros da estação da estrada de ferro, com máquina de beneficiar café e de rachar lenha capaz de suprir a região, com terreiros para café, construído há poucos meses. A carroçada de lenha é vendida a 3$000 para fogões econômicos etc. (Jornal do Povo).
1890 Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “Pátria Paulista” de propriedade do Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Jr. (Jornal do Povo).
1890 O Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa assume o cargo de juiz de direito substituto de Taubaté. (Jornal do Povo).
1927 Realizam-se as cerimônias de bênção solene da Igreja do Convento de Santa Clara que é reaberta depois de sua reconstrução, que estava ameaçada de ruína. As festas franciscanas vão até dia 16 quando se homenageará Santa Clara, padroeira. Agradecem doações de imagens e altares que são relacionadas. (O Norte).
*1939 Realizam-se no Santuário de Santa Teresinha as cerimônias de sagração de seu novo altar-mor, gótico de mármore, doado pelo Sr. Félix Guisard e Ex.ma Sr.a D. Jeanne Guisard em memória de D. Olga Guisard Mattos. (O Lábaro).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
Arraial do Rio das Mortes – São João d’El-Rei, terra de nascimento da Santa Beata Nhá Chica
Comments are closed.