5 de outubro de…
1883 A nossa Igreja Matriz passa por sensível reforma, considerada um dos melhores e mais belos templos da província. O Côn. Antônio d’Almeida promove subscrição entre as senhoras taubateanas para o douramento dos altares de Sant’Anna e de Nossa Senhora das Brotas. O acabamento externo da matriz é obra do artista João Baptista Goes, sócio da firma local Alamo & Goes. O outro sócio Sr. Miguel d’Alamo foi o artista encarregado de dirigir a construção da capela existente no Convento de Santa Clara, por ordem do Barão de Tremembé para sepultar seu filho falecido em Paris, em março deste ano. (Gazeta de Taubaté).
1883 A redação da Gazeta de Taubaté é brindada com um exemplar do livro “Missão a Roma” do Barão de Penedo, com dedicatória, em que trata da “Questão Religiosa” em que se envolveram insignes figuras e autoridades da época, inclusive o nosso ilustre bispo de Olinda, D. José Pereira da Silva Barros. (Gazeta de Taubaté).
1883 Retira-se da Sociedade Alamo & Goes o Sr. João Baptista Goes que é substituído pelo Sr. Francisco Ribeira sob a razão social do Alamo & Cia, artistas encarregados de finos acaba-mentos de construções e da qual continua fazendo parte o sócio remanescente Sr. Miguel Alamo. Estão estabelecidas com loja de tintas e papéis pintados e oficinas de pinturas e esculturas. Pintam casas, dísticos, constroem prédio e monumentos. Largo da Matriz, canto da Rua Duque. (Gazeta de Taubaté).
1883 O Club Concórdia de que é secretário o Sr. Leopoldo Hummel convida seus sócios para a próxima partida (reunião dançante) que fará realizar sábado. (Gazeta de Taubaté).
1884 Realizam-se em nossa Igreja Matriz as solenidades da festa do orago São Francisco com missa cantada pela manhã, sermão ao evangelho; à tarde procissão e Te-Deum à entrada e bênção do Santíssimo. (Gazeta de Taubaté).
1887 O Senador J. Floriano de Godoy apresenta projeto de lei criando a Província do Rio Sapucaí constituída do Sul de Minas Gerais e da zona norte de São Paulo (Vale do Paraíba) cuja capital seria a cidade de Taubaté. (Publicação).
1889 A Câmara Municipal de Taubaté aprova a indicação do cap. Caetano José do Amaral para o cargo de Procurador da mesma, vago com o falecimento a 3 do corrente do Sr. Francisco Gomes de Araújo Sobrinho que o vinha exercendo desde 1873. (Atas VII, 329).
1903 Circula em São Luís do Paraitinga o 1.º número do jornal “O Luizense”. Em 1918 estava sob a direção do Sr. Bernardo Joaquim Dias. (O Norte de 6/10/1918).
1905 No Bairro do Areão está a fábrica de bebidas do Sr. Luiz Lenzolari. (Jornal de Taubaté).
1905 Circula em Taubaté o Boletim de Estatística Demógrafo-Sanitário do Estado pelo qual verifica que no trimestre de janeiro a março do corrente ano se deram em Taubaté 188 nascimentos, 35 casamentos e 196 óbitos. Destes, 22 foram motivados por tuberculose pulmonar, 12 por anquilostomiase, 20 por moléstias orgânicas do coração e 20 (criança de menos de 2 anos) por diarréia e enterite. (Jornal de Taubaté).
1905 Reorganiza-se o Grupo Dramático do teatrinho do Club Musical recreativo que ali deverá estrear no dia 15 de novembro próximo. (Jornal de Taubaté).
1905 A Câmara Municipal de Taubaté recebe pedido de auxílio do Instituto Pasteur onde já foram curados 820 doentes. (Jornal de Taubaté).
1905 Moradores da Rua C.el Jordão e Largo do Mercado pedem à Câmara Municipal a colocação de um combustor de gás na esquina dessa rua com o referido largo. (Jornal de Taubaté).
1905 O Intendente Municipal de Taubaté é autorizado a nomear com o ordenado de 200$000 um fiscal para a iluminação a gás, podendo aumentar esse ordenado se contratar um profissional. (Jornal de Taubaté).
1906 Circula em Taubaté o 1.º número do jornalzinho noticioso e literário O LYRIO. (O Norte7).
1913 O Dr. Francisco de Rezende que estivera na capital assistindo às conferências sobre polícia científica proferidas pelo prof. A. Reis por conta do Governo, reassume o cargo de delegado de polícia de Taubaté onde durante 3 meses fora substituído pelo 3.º suplente major Theodoro Ribeiro de Oliveira Mello. (A Federação).
1913 Morre no Rio de Janeiro o Sr. Virgínio Mar-condes Pereira, gentil-homem do Cardeal Joa-quim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, natural de Caçapava. (A Federação).
1914 Braz da Costa Ralha torna público haver deixado de ser empregado da fazenda do Comendador José Pereira da Rocha Paranhos (falecido) e pede apresentação de contas por fornecimento pelos credores. (O Norte).
1914 O Sr. Emílio de Biasi transfere para D. Maria Francisca da Conceição o estabelecimento de secos e molhados da Rua de Santa Cruz, 44, antiga casa Manoel Ivo dos Santos. Passa a morar na Rua Marquês do Herval, 205. (O Norte).
1914 No Bairro dos Remédios realizam-se com grande imponência solenidades em comemo-ração do 1.º aniversário do levantamento do Santo Cruzeiro naquele bairro por frei Ângelo e frei Damião capuchinhos do Convento de Santa Clara. Ao alvorecer são queimados muitos fogos. O largo da Igreja está todo ornamentado, havendo um arco em frente ao Cruzeiro. Igreja decorada por senhoritas. Às 20h reza. (O Norte).
1920 Passam por Taubaté o grande Rei Soldado Alberto e sua augusta esposa, soberanos da Bélgica, acompanhados do Presidente da República, Dr. Epitácio Pessoa. São vivamente recebidos e aclamados na estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. (passagem por Pinda citada por Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – pp. 456 e 457).
1942 A unidade monetária brasileira passa a se chamar “cruzeiro”. (Fls).
1947 Alunas da prof.ª de piano D. Waldemira Moreira da Silva Vieira realizam no Taubaté Country Club uma audição de música clássica e popular. (Taubaté Jornal).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
quem foi LUIZ LENZOLARI QUE MONTOU UMA FABRICA DE BEBIDAS EM TAUBATE, ALGUEM TEM ALGUMA HISTÓRIA PARA ME CONTAR , EU AGRADEÇO MUITO OBRIGADO.
ALGUEM CONHECEU LUIZ LENZOLARI QUE INSTALAU UMA FABRICA DE BEBIDAS EM TAUBATE EM 1905, ALGUEM TEM ALGUMA HISTORIA PARA ME FALAR GRATO PELA ATENÇÃO.
Comments are closed.