(Imagem: Detalhe de retrato feito por Georgina de Albuquerque em Paris, em 1906) Artista plástica que nasceu há 131 anos foi quem trouxe a técnica de pintura impressionista ao Brasil; 1) Nasceu em Taubaté em 4 de fevereiro de 1885. Teve aulas de pintura na cidade com Rosalbino Santoro e aos 17 anos entrou na escola de […]
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(Imagem: Detalhe de retrato feito por Georgina de Albuquerque em Paris, em 1906)
Artista plástica que nasceu há 131 anos foi quem trouxe a técnica de pintura impressionista ao Brasil;
1) Nasceu em Taubaté em 4 de fevereiro de 1885. Teve aulas de pintura na cidade com Rosalbino Santoro e aos 17 anos entrou na escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.
“Sinto que nasci pintora e que para essa minha paixão estética muito concorreram as impressões da paisagem brasileira.” Georgina em depoimento no Livro A inquietação das Abelhas
2) Foi a “namoradinha nº 2” do escritor Monteiro Lobato (segundo disse o próprio escritor).
3)É considerada a introdutora do impressionismo no Brasil, movimento artístico que se preocupa com a luz e seus efeitos na pintura. A técnica, ela conheceu na Europa, no período em que morou no continente com seu marido, o também artista plástico Lucílio Albuquerque.
“Georgina entregou-se de corpo e alma à visualidade impressionista, que parecia atender nitidamente à sua sensibilidade como pintora e sua seleção de temas, que permitiam à ela trabalhar os efeitos de luz ao ar livre”, explica o livro Vozes Femininas.
4)Georgina era uma feminista. Foi uma “mulher de República. Era sufragista e lutava pelo direito do voto da mulher”, descreveu seu neto João Lucilio de Albuquerque.
“Frequentei museus e procurei pintar, pintar muito, a todas as horas e a todos os instantes do dia. Nem mesmo quando meus dois filhos, Dante e Flamingo, eram pequenos, deixei um só dia de trabalhar. É o que faço sempre, constantemente, a todos os momentos”.
5)Foi a primeira mulher a fazer uma pintura histórica no país, o quadro “Sessão do Conselho do Estado que decidiu a Independência” (1922) que está no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.
“Só o criador é artista! Os pintores ou escultores que copiam a natureza como uma objetiva fotográfica, não tem ideal ou não sabem o que seja ideal em Arte”, cutucando as escolas de arte que formavam “copiadores certificados”.
Quadro “Sessão do Conselho que decidiu a independência (1922). Imagem: Arquivo Nacional.
6) Em 1952 tornou-se a primeira mulher, a ser diretora da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.
“Ela modernizou a escola. Foi a primeira mulher que contratou artistas modernos para dar aula na Escola”, ressalta João Lucílio no documentário Mulheres Luminosas.
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