19 de junho de…

 19 de junho de…

1580   É aclamado Rei de Portugal, D. Antônio, prior do Crato. (Folhas).

 

1671   Agostinho de Figueiredo é nomeado capitão-mor da Capitania de São Vicente por Portaria do Governador-Geral do Brasil, Alexandre de Sousa Freire.

 

1864   Mons. Miguel Martins é ordenado sacerdote por D. Sebastião Pinto do Rego. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839 e aqui faleceu a 27/06/1918. A ele deve Taubaté o fato de ser sede do bispado. Foi coadjutor de Taubaté e vigário de várias paróquias. Era Cônego Honorário da Sé de São Paulo, Mons. Protonotário e Missionário Apostólico, autor de várias e consagradas obras. (O Norte de 28/06/1918).

 

1864   Celebram-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do ilustre taubateano Mons. Miguel Martins da Silva, nascido em Taubaté a 09/09/1839. (O Lábaro de 17/09/1939).

 

1870   Nasce, no Rio de Janeiro, o invulgar historiador e economista João Pandiá  Calógeras, falecido em Petrópolis a 21/04/1934. (Folhas, encadernação).

 

1874   Morre, em Taubaté, o Sr. ten. c.el José Nogueira de Mattos. (A Imprensa de Taubaté de 18/6/1876, missa de 2.º ano).

 

1876   Frei Caetano de Messina, Prefeito Comissário Geral, dos Missionários Capuchinhos, faz sua 2.ª pregação em Taubaté, no Cemitério e consegue, inclusive, o comparecimento às 13 horas de mais de 70 homens munidos de enxadas que aplainam o terreno em frente ao Convento, estendendo terra amontoada de muros saídos. À noite faz pregação em frente o Convento à luz de fogueira. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   A Administração do Correio em São Paulo põe em arrematação (concorrência) o serviço de conducão de malas do correio entre Taubaté e Cachoeira (estação da linha férrea) e vice-versa, no todo ou dividindo o serviço em duas etapas: de Taubaté a Guaratinguetá e daí à Estação de Cachoeira. (A Imprensa).

 

1887   Morre, em Taubaté, o Sr. Fernando Monteiro da Silva que foi um dos mais abastados fazen-deiro de seu termo. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Seguem para a capital os jovens João Penna que vai concluir seus estudos na Escola Nor-mal, 3.º anista que é e Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho Júnior que vai concluir estu-dos de preparatórios no curso anexo da Aça-demia de Direito. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O Dr. Joaquim Lopes Chaves é vice-governador do Estado. (Jornal do Povo).

 

1890   O correspondente do  Correio Paulistano de Taubaté informa que a nova empresa de bondes urbanos de que é gerente o Sr. Francisco Ignácio de Souza Almeida trata de assentar brevemente trilhos na Rua Visconde do Rio Branco, Praça Mons. Silva Barros e outras. (Jornal do Povo).

 

1890   Fundaram-se recentemente na capital do Estado o Partido Operário e o Partido Católico. Em Taubaté cogita-se a fundação de um club sob o título Homens do Trabalho com o fim de proteger, amparar a classe operária a que pertencem seus idealizadores e que se pretende inaugurar a 14 de julho (revolução francesa). A primeira reunião preparatória está marcada para 29 do corrente. (Jornal do Povo).

 

1890   O Dr. Fernando de Mattos, delegado de polícia em exercício em Taubaté, é nomeado Engenheiro Fiscal das Obras da Estrada de Ferro de Taubaté a Ubatuba. (Jornal do Povo).

 

1891   Morre, no Rio de Janeiro, o Sr. Henrique Augusto Bernard, filho do Dr. Henri Bernard empreiteiro geral da estrada de ferro Taubaté a Ubatuba. (Jornal do Povo).

 

1897   O diretório do Partido Republicano de Taubaté em Circular  assinada pelos Srs. João Affonso Vieira, José Benedito Marcondes de Mattos, João M. Tindall e José Pedro Malhado Rosa recomenda ao eleitorado taubateano para as próximas eleições do dia 26 o Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, como candidato à vaga de Senador ocorrida com a renúncia do Dr. José Alves de Cerqueira Cézar. (Diário de Taubaté).

 

1897   Decreto n.º 458 abre à Secretaria da Agricultura um crédito de 26:500$000 para pagamento das despesas feitas com estudo da estrada de ferro para ligação do porto de São Sebastião ao sul de Minas, passando por Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1901   Em substituição ao prof. Octaviano Januário de Souza da escola municipal do bairro do Registro que se acha licenciado por motivo de doença, o intendente municipal Sr. major José Ramos Ortiz nomeia o Sr. Mário Pinto de Oliveira. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Tendo passado por radicais melhoramentos e reformas o Cinema Rio inaugura o seu novo aspecto com a exibição das fitas: Moedeiros Falsos, Princesa Nicotina, Uma Viagem a Todo Vapor, Pela Honra da Família, Primeiro Amor e Ladrão Reabilitado, colabora a Corporação Musical Philarmônica Taubateense. (Pilar). (O Norte).

 

1912   Inaugura-se a estação telefônica de Quiririm, da Companhia Telefônica Bragantina; é encar-regada D. Rosita Picini. (O Lábaro).

 

1912   Passa por Taubaté, com destino a Itu, Mons. José Aversa, Núncio Apostólico no Brasil. (O Lábaro).

 

1914   No Theatro São João realiza-se espetáculo do Grupo Dramático  “Batista Góes” indo à cena o drama “Os Vampiros Sociais” e a comédia “Dois Mineiros na Corte”. O espetáculo de estréia do grupo é em benefício do Hospital de Santa Isabel. (O Norte).

 

1914   Pedido do Prefeito Municipal de Taubaté ao Governo do Estado para encampar a Companhia Norte Paulista concessionária do serviço de abastecimento de água em Taubaté é encaminhado ao Congres-so Estadual para apreciação. (O Norte).

 

1914   O Sr. José Bonifácio Moreira, contínuo da Recebedoria de Rendas Municipais, é designado para substituir o Sr. José Rodrigues da Silva, fiscal da iluminação licenciado por 30 dias. (O Norte).

 

1914   São Paulo comemora condignamente o 50º aniversário da ordenação sacerdotal de Mons. Dr. Francisco de Paula Rodrigues. A diocese de Taubaté se fez representar, por ordem de D. Epaminondas, por Mons. Antônio Nasci-mento Castro, vigário-geral. (O Norte).

 

1914   Chega à noite em Taubaté, procedente de São Paulo o Sr. Al…… Fava, estudante da Escola Normal secundária. Fez todo o percurso de bicicleta em 3 dias tendo partido de São Paulo dia 16, terça-feira, descansando em Caçapava um dia. Junto à Serra foi o ciclista surpreen-dido por forte temporal que o obrigou a fazer a pé uma caminhada de 5 léguas (30 km). (O Norte).

 

1914   No espetáculo do Teatro São João do Grupo Dramático Bat… Góes em benefício das obras do novo Hospital Santa Isabel tomam parte: os amadores: E. Juvenal Alves, Antônio Bicudo, Octávio Marcondes, Nicolau Martorano, Antô-nio Martuscelli, D. Maria Santos, B. Cézar, W. Saraiva e Agenor Marcondes. (O Norte).

 

1933   Toma posse a 1.ª diretoria do recém-fundado Gráfico Futebol Club de Taubaté de que é presidente o Sr. Octávio Sene. Por proposta do sócio Sr. José Dias Monteiro foram aclamados presidentes honorários todos os diretores de jornais e proprietários de oficinas gráficas de Taubaté. (O Lábaro).

 

1949    Noticia-se a instalação em Taubaté, de um Núcleo Orquidófilo, com a presença de comi-tiva do Círculo Paulista de Orquidófilos chefia-da pelo ilustre naturalista Sr. Dr. Marcos Lindberg, elegendo-se a seguinte diretoria: Presidente: Afonso de Negreiros Sayão Lobato; vice: Dr. Roberto Alves Rodrigues; Secretário: Antônio de Mello Júnior; Tesoureiro: Dr. Herculano do Livramento Prado. (Taubaté Jornal).

 

 

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes