20 de novembro de…

 20 de novembro de…

 

1663   O Marquês de Cascais propõe ao Rei três nomes para escolha do capitão-mor vicentino, nomeação que só foi decidida a 17 de janeiro de 1664, na pessoa de Agostinho de Figueiredo.

 

18….    Nasce em Taubaté o Pe Cícero de Alvarenga. (O Norte de 20/11/1927).

 

1856   Nasceem São Luís do Paraitinga o Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro falecidoem São Paulo a 30 de julho de 1939. (O Lábaro de 6/8/1939).

 

1868   Assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o Dr. Francisco Ribeiro Escobar que sucede ao Comendador Antônio Moreira da Costa Guimarães. (O Paulista).

 

1873   Decreto remove o Dr. Sebastião José Pereira do cargo de Juiz de Direito de Taubaté (2.ª entrância) para a vara de órfãos e provedoria de capelas e resíduos em São Paulo e designa para substituí-lo aqui o Sr. Antônio Joaquim Rodrigues. (O Paulista).

 

1884   Os moradores de Tremembé dedicam-se as profissões de serradores, lavradores de ma-deira, de terra e a pescarias. Há esperanças de progresso quando se erguer às margens do Paraíba o projetado Engenho Central. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O cemitério municipal (deve ser o do alto da Boa Vista) está inacabado e em abandono. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A imprensa de Taubaté lembrando a terrível epidemia de varíola de 1874, aconselha medi-das de higiene como a desobstrução das valas de escoamento de água, caiação das casas, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. Pedro Marcondes Rezende, médico pin-dense residente em Taubaté, formado pela Academia de Medicina de Bruxelas, para onde partiu depois de cursar o Colégio São João Evangelista desta cidade é aprovado no exa-me de suficiência na Corte onde defende bri-lhante tese e é examinado em anatomia descritiva, fisiologia, cirurgia, com distinção em todas as matérias (Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro). Morreu em São Paulo a 16 de dezembro de 1915 onde era considerado um dos mais ilustres médicos. (Gazeta de Taubaté e Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 393).

 

1887   Circulam no mercado de Taubaté moedas falsas de chumbo muito mal fabricadas com que se logram principalmente crianças. (Diário Paulista).

 

1887   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal Liberal Taubateense órgão do Partido Liberal local, sob direção do Dr. Crescêncio Costa. (Diário Paulista).

 

1887   Na redação do Diário Paulista de Taubaté reúnem-se os fazendeiros João Bonifácio de Moura Sobrinho, Dr. Francisco de Paula Toledo, Dr. Francisco Eugênio de Toledo, Augusto Monteiro, cap. José Bento Marcondes Lobato, Dr. José Ricardo Moreira de Barros, José Benedito Marcondes de Mattos, cap. Manoel Pereira da Silva Neto, Benjamim Monteiro Coelho da Silva, cap. José Gomes Nogueira e Joaquim Francisco de Araújo Camargo com o contratador, intermediário e intérprete de imigrantes italianos Carlos Usiglio fundando-se a Sociedade de Imigração de Taubaté para substituição do braço escravo pelo braço livre neste município. Foi nomeada uma Comissão dos Srs. Dr. José Ricardo M. de Barros, Carlos Usiglio e A. Daniel do Prado incumbida de estudar e desenvolver os meios de obtenção de imigrantes. (Diário Paulista).

 

19….    Nasce em Taubaté o Rev.do P.e Cícero Alvarenga, pároco de Santa Teresinha. (Folha Democrática de 17/11/1946).

 

1901   Morre em Taubaté o Sr. Manoel Inocêncio Marcondes. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Os Srs. M. Barbosa & Cia. fabricantes de bombons em Taubaté expõem em funciona-mento na Farmácia Pereira na Praça da Catedral (normalmente iluminada por 4 combustores da Cia. Gás e Óleos Minerais de Taubaté) uma lâmpada a gasolina superior. Consiste em um tanque em forma cilíndrica para 2 a 50 litros provido de mamômetro, válvulas de ar, de gasolina e para ligação do encanamento, bomba de pressão, arame oco com 3mm, arandelas, lâmpadas, camisetas, etc. Cada depósito pode suprir 40 lâmpadas. Um litro de gasolina dura 8h com uma lâmpada de 500 velas. (O Norte).

 

1912   Morre em Taubaté D. Mariana Justina da Luz Malhado esposa do ten. c.el José Pedro Malha-do Rosa e progenitora do farmacêutico José Benedito da Luz Malhado. (O Lábaro).

 

1914   Está restabelecida na Central do Brasil a circulação do trem chamado Sud-Expresso composto de dois carros de 1.ª classe, um carro restaurante e um carro de luxo. Parte do Rio de Janeiro às 9:30h., passa por Taubaté às 16:40h. e chega a São Paulo às 22:30h. O de São Paulo parte da Luz às 10:15h chega a Taubaté às 14:07h. e ao Rio às 21:30h. (O Norte).

 

1915   O jornalista, historiador Dr. Ignácio Cézar, advogado em São Luís do Paraitinga, lamenta publicamente ter visto em um botequim de Taubaté a mesa de que se serviram os inconfidentes em sua reunião de propaganda nesta cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1915   Morre em Taubaté com 65 anos o Sr. João Marcondes de Quadros um dos doze signatá-rios do memorável manifesto de agosto de 1888 de adesão ao movimento republicano de São Paulo e dos quais ainda então sobrevi-viam o c.el José Benedito Marcondes de Mat-tos, o cap. José Maria de Castro Toledo e o Sr. Adolpho de Mattos. (Gazeta de Taubaté).

 

1941   A Diretoria da Cia. Taubaté Industrial recebe a Comissão de médicos Organizadores do Sa-natório para Tuberculosos em Taubaté, oca-sião em que o Dr. Félix Guisard abre a lista de subscrição com 200 contos. (O Momento).

 

1945   Aniversaria o Rev.do Pe Cícero de Alvarenga, pároco do Santuário de Santa Teresinha. (Taubaté Jornal).

 

1945   A União Democrática Nacional realiza concentração em Taubaté com a presença de seu candidato à Presidência da República nas eleições do próximo 2 de dezembro, Brigadeiro Eduardo Gomes, que é aplaudido desde o campo Tavico onde pousou seu avião até à Praça D. Epaminondas onde realizou-se o comício. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes