29 de setembro de…
1781 O alferes Euzébio José de Araújo e Salvador Cursino dos Santos prestam juramento e to-mam posse do cargo de almotacéis perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, para servirem nos meses de outubro a dezembro. (Atas I, 52).
A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté despacha requerimento de cap. Manoel Dutra sobre fatura do caminho ou estrada geral que desta vila vai à de São José. Não há o que providenciar porque a estrada está feita por ordem do Governador-Geral da capitania (de-missionário) Martim Lopes Lobo de Saldanha. (Atas I, 51 e 52) – Vide 16/4/1781).
1791 Nasce em Itu, D. Antônio Joaquim de Melo, 7.º Bispo de São Paulo. (Fls).
1821 Decreto das Cortes Constituintes de Lisboa ordena o regresso do Príncipe-regente do Brasil, D. Pedro. (R. Branco, Ef. 460).
1857 Nasce em Resende, no Estado do Rio, o Dr. Clemente da Cunha Ferreira, membro da Aca-demia Nacional de Medicina. (Folhas).
1883 O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente, faz entrega à Câmara Municipal do retrato do Visconde do Rio Branco que recebeu ontem da comissão de pretos libertos de Taubaté. (Dr. Félix Guisard Filho Atas vol. V – p. 385).
1883 A Câmara Municipal de Taubaté nomeia comissão constituída dos Srs. cap. Francisco Gomes Vieira, Antônio Claudiano de Abreu, Francisco d’Almeida Cabral e Joaquim Moreira para organizar uma exposição de café nesta cidade (durante poucos dias) sendo então os produtos remetidos para a exposição organizada no Rio de Janeiro pelo Centro da Lavoura e Comércio da Corte como propaganda. A exposição em Taubaté está marcada para 10 de novembro e a remessa à Corte se fará por conta do Estado. A Comissão nomeada dirige circulares aos fazendeiros do município. (Dr. Félix – Atas V – p. 387 e Gazeta de Taubaté).
1890 Morre em Taubaté D. Maria Benedita Gomes, casada com Joaquim Gomes de Araújo Sobri-nho, filha de D. Maria das Dores Gomes. (Jornal do Povo).
1891 O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté autoriza o seu presidente João Affonso Vieira a tomar providências para instalar em Taubaté e em Tremembé um alojamento de imigrantes que, conforme informou o Inspetor da Imigração da Capital que aqui esteve, as despesas de sustento correrão por conta do Estado e o Município pagará o pessoal de manutenção. (Jornal do Povo).
1897 A Diretoria da Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateense põe em concorrência pública a exploração dos botequins do Prado de corridas do Bairro do Areão tendo em vista a próxima inauguração a 17 de outubro. (Diário de Taubaté).
1901 O prof. Antônio José Garcia colabora no Jornal de Taubaté com o pseudônimo de “Dr. Pimpão Só”. Da redação faz parte também o Sr. Bento Ramos que era de “A Voz do Povo”. (Jornal de Taubaté).
1901 É domingo e às 2 horas da tarde na Fábrica de Tecidos “Taubaté Industrial” realiza-se leilão de prendas em benefício da nova banda de música “Lyra Operária” do Centro dos Operários Livres de que é presidente o Sr. Eugênio Guisard, sendo que 10% da renda será revertida em benefício do Hospital de Santa Isabel. À noite nos salões da mesma companhia há baile. Colabora a banda de música “João do Carmo”. (Jornal de Taubaté).
1901 A Corporação Musical “Filarmônica Tauba-teense” às 5 h da tarde realiza concerto no Jardim Público do Largo da Estação – Jardim Municipal. (Jornal de Taubaté).
1901 A “Charutaria Jovino” do Sr. Honório Jovino recentemente inaugurada anuncia cigarros de especial fumo “Veado” a 200 réis o maço com 20 cigarros. Cigarros “Caporal”, fósforos “Palpite”. (Jornal de Taubaté).
1901 Noticia-se o falecimento em Paraibuna do ex-sacristão da paróquia Sr. Antônio V. Bastos conhecido por Antônio Chumbo. (Jornal de Taubaté).
1902 Morre em Taubaté D. Maria Aureliana de Mattos esposa do Sr. Manoel José de Siqueira Mattos. (Jornal de Taubaté de 28/9/1905 – missa 3.º ano).
1905 A imprensa paulistana tece elogios à obra publicada pelo eng. Dr. Huáscar Pereira, eng. fiscal do governo radicado em Taubaté, intitulada “Apontamentos sobre as madeiras do Estado de São Paulo”. (Jornal de Taubaté).
1905 Encontra-se em Taubaté em visita à pessoa de sua família o Dr. Arlindo Guerra, ministro do Tribunal de Justiça do Estado. (Jornal de Taubaté).
1905 O Sr. Brasilino Vieira é nomeado para exercer interinamente o cargo de 2.º tabelião, vago com a morte do Sr. Manoel Vaz de Toledo Jr. (Jornal de Taubaté).
1905 Morre em Taubaté, à noite, o c.el Manoel Jacintho Domingues de Castro, há muito gravemente enfermo. Era deputado federal e chefe político de São Luís do Paraitinga. Era casado com D. Elisa de Moura e Castro e pai de D. Maria Justina de Castro. O c.el José Benedito Marcondes de Mattos e Dr. José Rebouças de Carvalho, mandam celebrar missa por sua intenção a 5 de outubro. (Jornal de Taubaté).
1905 É rejeitado no senado estadual projeto de lei criando um 3.º ofício de Tabelião em Taubaté. (A Verdade).
1913 O saladeiro “Caçapava Packing-House” de propriedade do c.el João Francisco da vizinha cidade de Caçapava começa a fabricar carne seca e língua seca de que já tem encomendas de São Paulo. Preparados de gorduras de ossos e de carnes já tem sido remetidos para o Rio de Janeiro com boa aceitação. Na semana passada seguiu para Hamburgo a primeira partida de couros, via Santos. (A Federação).
1926 Morre o Dr. Francisco Ignácio M. Marcondes (Dr. Marcondes) missa de 1.º aniversário 29/9/1927. (O Norte).
1927 Nasce em Taubaté o locutor Cid Moreira. Estudou no Ginásio do Estado local. A 10 de novembro de 1944, depois de dura prova de 3 meses, torna-se locutor efetivo da Rádio Difusora Taubaté. (Taubaté Jornal de 10/8/1945).
1928 Morre em São Paulo Jorge Tibiriçá, ex-presidente do Estado e senador estadual. (Folhas).
1940 Enfrentando aqui a Associação Esportiva de Guaratinguetá e vencendo por 6 a 1, o Esporte Club Taubaté sagra-se campeão da Liga de Futebol Norte de São Paulo. (O Momento).
1940 A Panal constrói na vizinha cidade de Tremembé grandes instalações para extração de óleo do xisto betuminoso. (O Momento).
1940 Depois de duas ou três reuniões preparatórias funda-se em Taubaté a Frente de Afirmação Católica de Defesa dos Direitos da Igreja, da Pátria e da Sociedade, com aprovação do Sr. Bispo. (O Lábaro).
1941 Promovido pelo Departamento de Cultura, realiza-se no Taubaté Country Club uma conferência da prof.ª Helena Iraci Junqueira sobre serviço social. (O Momento).
1941 Realiza-se no Taubaté Country Club recital de piano do artista brasileiro Adolpho Tabacow que aqui já tem se apresentado. (O Momento).
1945 Com a autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a Igreja do Pilar construída em Taubaté em 1747 por Thimóteo Correia de Toledo é submetida a reformas de que se encarrega o Sr. Dante Cicchi. Para isso muito contribuíram a Sociedade Amigos da Cidade de Taubaté presidida pelo Dr. Ortiz Monteiro Patto e Sr. Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal. (Nossa Terra).
1946 À noite, em uma das salas do Fórum local realiza-se reunião concorrida de funcionários públicos para tratar da fundação de uma Cooperativa de Consumo Popular para servir à classe, com a presença do Dr. Roberto Maldonado Loureiro, juiz de direito e do Sr. Carlos M. Ivancko do Departamento do Cooperativismo do Estado. Com a iniciativa pretende-se combater a alta do custo dos gêneros de primeira necessidade, pois a lata de azeite que custa normalmente Cr$ 5,00 vinha sendo vendida a Cr$ 25,00, a banha de 13 cruzeiros passou a 24, etc. A cooperativa espera contar pelo menos com 700 sócios.
1948 O Prefeito Municipal de Taubaté Dr. José Luiz de Almeida Soares embarca para o Rio de Janeiro onde vai tratar, com autoridades federais, da construção de Casas Populares no Bairro da Estiva, da instalação do Posto Agropecuário na Fazenda Cembranelli, no Bairro do Itaim, e de outros assuntos. Leva luzida embaixada. Empossado a 1.º de janeiro, com a redemocratização do país, acha que agora é que vai se iniciar o período de realizações de seu governo até então entregue à reorganização dos serviços administrativos. (Taubaté Jornal)
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu