15 de fevereiro de…
1646 Processa-se na Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté o 1.º inventário e por morte de Domingos Ribeiro. (Diário de Taubaté de 10/11/1897).
1883 A Cia. de Gás e Óleos Minerais de Taubaté arquiva no cartório de Registro de Hipotecas os seus estatutos aprovados em 11 do corrente em reunião na casa do diretor Secretário Dr. Francisco Ribeiro de Escobar. O Presidente é o Dr. Clemente Falcão de Souza Filho, lente da Faculdade de Direito de São Paulo e o terceiro diretor, o Barão de Tremembé, capitalista aqui residente. O Dr. Falcão Filho mora em São Paulo. (Gazeta de Taubaté).
1884 Realiza-se, em Taubaté, o sepultamento de D. Theresa Cândida Gomes Vieira, com 70 anos, esposa do Sr. Dr. Joaquim Pereira da Fonseca, que recebera há pouco a visita de seus filhos (vide registro disso há dias). (Gazeta de Taubaté).
1887 Morre, em Taubaté, D. Mafalda Cherubina da Santa Cruz, progenitora de Antônio José de Oliveira Cézar e Benedito Carlos de Oliveira. (O Liberal Taubateense).
1890 É Sábado de carnaval e o Club dos Piraquaras Carnavalescos de Tremembé desfila pelas ruas de Taubaté. (Jornal do Povo).
1890 Em substituição ao Sr. Francisco Marcondes de Quadros que pediu demissão do cargo de coveiro do cemitério municipal é nomeado o Sr. Victoriano Vaz de Toledo. (Jornal do Povo).
1890 O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté revoga as disposições vigentes do código de posturas no que concerne a aforamentos de terrenos; por ofício solicita ao governo do Estado verba para edificação de uma Municipalidade em Taubaté entre outras providências. (Jornal do Povo).
1890 O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté baixa a Resolução n.º 2 a entrar em vigor a partir de 20 de março criando o serviço de limpeza pública na cidade, contratando 4 carroças e seus condutores a 700$000 cada uma por ano, 15 trabalhadores efetivos a 300$000 cada um e 1 capataz a 800$000 por ano e dispondo sobre higiene. Esse serviço de limpeza vinha sendo posto em concorrência. A Resolução n.º 2 é regulamentada no mesmo dia. (Jornal do Povo).
1890 É baixada a Resolução n.º 3 do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté instituindo prêmios de 1:000$ a 500$ anualmente aos retalhadores de carne verde que fornecerem aos seus fregueses o melhor gênero e por mais baixo preço que o atualmente em vigor e que deverá ser sempre inferior ao preço corrente nas cidades vizinhas. (Jornal do Povo).
1890 O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté baixa a Resolução n.º 4 a vigorar a partir de 1.º de março suspendendo a execução da resolução n.º 1 até que seja reformado, reparado o Matadouro. Cria a sobretaxa de 490 réis por rez abatida para as obras do Matadouro, sobre a qual não terá participação o Fiscal desse próprio e cria mais um cargo de empregado para o Matadouro submetido ao Fiscal. (Jornal do Povo).
1890 O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté baixa a Resolução n.º 5 facultando aos proprietários de imóveis com calçadas de tijolos o direito de repará-las ou alinhá-las com o mesmo material, com exceção dos cordões (guias) que deverão ser de pedra natural ou artificial. (Jornal do Povo).
1891 Vão adiantadas as obras de construção da cadeia nova no Largo Comendador Costa Guimarães. (Jornal do Povo).
1891 A Empresa Funerária e Casa de Armador do Sr. Mariano Gomes da Luz Netto muda-se para os baixos da casa do Dr. José Augusto do Nascimento Pereira, à Rua Visconde do Rio Branco. Caixão de 1.ª classe custa 40$000 e financia enterros com prazo de 7 a 30 dias. (Jornal do Povo).
1891 O Jornal do Povo que aqui se edita 2 vezes por semana começa publicação, por quarteirões, dos nomes dos cidadãos que a Junta Revisora do Alistamento da Paróquia de Taubaté julgou obrigados à prestação do serviço militar. (Jornal do Povo).
1891 Os Srs. Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis e José Ramos Ortiz, comerciante, são nomeados para o Conselho de Intendência Municipal de Taubaté. (Jornal do Povo).
1891 Noticia-se, em Taubaté, o nascimento no bairro do Ribeirão das Almas de trigêmios do sexo feminino, que são distribuídas pela mãe em extrema miséria. (Jornal do Povo).
1891 O “Restaurante da Ignácia” comunica aos seus fregueses, apreciadores de um bom café que se mudou para o Largo do Mercado em frente à loja de fazendas de Magalhães & Cia. (Jornal do Povo).
1891 Está em Taubaté uma companhia de touros do Sr. Germiniano. (Jornal do Povo).
1895 Noticia-se em Taubaté o próximo término da divisão e demarcação dos lotes de terrenos da futura capital mineira cuja planta geral da cidade está qual pronta, tendo sido já firmados os contratos de construções do palácio presidencial e da Igreja com residências para funcionários, tudo orçado em 6 mil contos (6.000:000$000). Engenheiros: Dr. Aarão Reis e Josaphat Bello. (O Imparcial).
1895 A proprietária do Hotel da Estação é D. Maria Gertrudes de Moura Andrade (que contrata o Dr. Moura Escobar para se defender de execução de multas que lhe move a Câmara Municipal pelo advogado Dr. Cavalcanti de Albuquerque Pessoa). (O Imparcial).
1895 O sacerdote taubateano Rev.do P.e José Estevam Ferreira é nomeado vigário forâneo e fabriqueiro de Paraibuna. (O Imparcial).
1895 Anunciam-se bailes carnavalescos no Teatro São João nos dias 17 e de 21 a 26 de fevereiro organizados pelo Sr. Baptista Chaminaud. Cavalheiros pagam 2$000 e senhoras grátis. (O Imparcial).
1900 Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Operário”, órgão do Centro dos Operários Livres, desta cidade, que se fundou sob a presidência do Sr. Eugênio Guisard. (Jornal de Taubaté).
1900 O Club Filhos de Plutão (carnavalesco) da Associação Artística e Literária de Taubaté elege a diretoria para organização do baile de 27 sob a presidência do Sr. Antônio de Carvalho. (Jornal de Taubaté).
1900 O Sr. Fernando de Mattos, em nome da Comissão Liquidante do Banco Popular de Taubaté, convida os credores para uma reunião a 1.º de março, na sede da Associação Comercial de Taubaté à Rua Marquês do Herval, 114. (Jornal de Taubaté).
1900 Realiza-se no Hospital de Santa Isabel reunião da Sociedade de Medicina e Cirurgia para reformas de seu Estatuto. (Jornal de Taubaté).
1901 O jornal “Estado de São Paulo” inicia uma série de artigos focalizando as cidades do chamado Norte de São Paulo (Vale do Paraíba) numa coluna intitulada “Por Cidades e Vilas” cuidando inicialmente de Jacareí. E o Sr. Arthur R. da Silva, diretor da revista “Iracema” que se edita na capital também, citando o livro de Geografia de Joaquim Maria de Lacerda sob o título “Grave Erro” esclarece que a nossa zona está a leste e não ao norte do Estado onde ficam Franca, Batatais, Mogi-Mirim, Araraquara, Belém do Descalvado, Casa Branca e outras cidades. (Não sabia o ilustre jornalista então que essa denominação que durante muito tempo designou a própria estação Rossevelt da Central em São Paulo adveio pelo fato de ser esta região passagem obrigatória para o Norte, caminho dos desbravadores dos sertões de Minas Gerais, Bahia, etc. e não referência à relativa posição dentro do Estado). (Jornal de Taubaté).
1905 A Sociedade Espírita “União e Caridade”, de que é presidente o Sr. Benedito Herculano Paquier, inaugura curso noturno em sua sede social à Rua São José. (Jornal de Taubaté).
1905 Autorizados pelo Secretário do Interior iniciam a prática de ensino no Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves os professores D. Maria Placidina Borges, Ernesto Sampaio e Joaquim de Assis Camargo. (Jornal de Taubaté).
1905 Examinando o trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil entre Taubaté e São Paulo para alargamento da bitola passam por aqui o diretor, o subdiretor da linha, o chefe do tráfego e o da locomoção. (Verdade).
1906 Para Inspetor Sanitário do 5.º distrito, cuja sede é a cidade de Taubaté, é nomeado o Dr. João Chaves Ribeiro, em decorrência da reorganização do Serviço Sanitário do Estado que suprimiu essa atribuição das Prefeituras. (O Norte).
1912 Resolução n. 15 da Câmara Municipal de Taubaté dá ao Largo do Rosário o nome de Praça Barão do Rio Branco, em homenagem ao Barão recentemente falecido; ao referido largo já havia sido dado anteriormente o nome de Praça Gen. Carneiro. (O Lábaro).
1914 A fim de confirmarem a última inspeção feita na estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, desta cidade, aqui estão os Srs. Hermínio Bueno e Francisco de Almeida. (O Norte).
1914 O c.el José Gomes Nogueira que já há seis anos (desde 1908) vem exercendo o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Taubaté apresenta sucinto relatório do último triênio 1911 a 1913 destacando: a reabilitação do crédito municipal cujos títulos em 1908 encontrou cotados com deságio de 25% estão acima do par; quando assumiu o cargo havia apenas um grupo escolar com 10 professores e 6 escolas isoladas. Graças do Dr. Carlos Guimarães e Altino Arantes foi criado mais um grupo escolar com 10 professores e instaladas outras escolas, que hoje são em número de 40 estaduais e 8 municipais; a Rua São João foi alargada entre a Marquês do Herval e a Dr. Winther (sai no Largo do Rosário) e a Rua Duque de Caxias foi alargada entre a Rua Jacques Félix e a Praça Mons. Silva Barros (vide relatório do Prefeito confirmando). Quando assumiu, em1908, a arrecadação anual era de 134:987$000, no ano seguinte foi de 147:800$000; em 1913 passou a 218:000$000. (O Norte).
1918 É criado em Taubaté, anexo ao recém-fundado Ginásio Municipal, um curso preliminar de admissão ao mesmo. (O Norte).
1941 Morre, em Itu, no Asilo de Pirapitingui, de que era capelão, o sacerdote taubateano P.e Antônio Telésforo de Moura Proença, com 47 anos. Era filho de Antônio Gouvea de Proença e de D. Maria José Alves de Moura Proença e sobrinho do Cônego José Altino de Moura e dos Mons. José Alves de Moura, então vigário de Jacareí e José Artur de Moura, então cura da Catedral de Lorena. Foi vigário de São Luís do Paraitinga, Paraibuna, Santa Branca, Santa Isabel e Jacareí, ordenado em Taubaté. (O Momento).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
Gostaria de ter Noticias de Pe. Antonio Telesforo de Moura Proença, um acervo com foto (se possível) e dados completos. Agradecido. Morador do antigo Asilo-Colônia Pirapitingui, hoje Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes.
Comments are closed.