1 de março de…

 1 de março de…

1828   Instala-se a Academia de Direito de São Paulo, sob a direção do ten. gal. José Arouche de Toledo Rendon e por onde se formaram ilustres taubateanos. A de Pernambuco foi inaugurada a 15 de maio do mesmo ano e ali também estudaram taubateanos. (Gazeta de Taubaté).

 

1876   Inaugura-se uma linha de trole entre Taubaté e Jacareí de propriedade do Sr. Juca Mulatinho que já mantém linha diária entre esta cidade e a de Cachoeira, ponto final da Estrada de Ferro D. Pedro II. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Anunciam-se, para os dias 24, 25, 26 e 27 do corrente, espetáculos no Teatro São João pela Companhia do Teatro Recreio Dramático do Rio de Janeiro dirigida pelo Sr. Luiz Braga Júnior e de que fazem parte Xisto Bahia, primeiro ator brasileiro; Galvão, Colás, Costa, Montani, Araújo e as atrizes Helena Cavalier, Fany, Luvini, Adelaide Pereira, Clélia, Maria Bahia e Adélia. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Noticia-se que na reforma judiciária prestes a se dar são os seguintes os pontos principais: jurisdição de 1.ª instância exercida pelos Juízes de Direito e de 2.ª pela Relação; supressão de Juízes Municipais; Juízes su-plentes para substituírem os juízes de direito, estes nomeados a 1.ª vez por concurso, montepio para a família dos magistrados, supressão de custas para juízes e promotores, aumento de vencimentos e condições para criação de Comarcas. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Freqüentaram a 1.ª cadeira pública de Taubaté em janeiro 30 dos 57 alunos matriculados.

 

1883   Eleitores do partido conservador de Taubaté promovem a candidatura do Dr. João Porfírio de Macedo a deputado à Assembléia Provin-cial. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Tertuliano Moreira César, juiz municipal de Taubaté, torna público que o Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, juiz de direito, designou o dia 15 às 10 h. para a 1.ª sessão ordinária do júri e indica os jurados designa-dos. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Deixa Taubaté com destino a São Paulo onde vai terminar seus estudos o Rev.do P.e Duarte Leopoldo e Silva. (Jornal do Povo).

 

1890   O governo do Estado comunica ao Conselho de Intendência Municipal de Taubaté que a diretoria da Estrada de Ferro Central do Brasil foi autorizada a transportar gratuitamente o material destinado ao serviço de abasteci-mento de água desta cidade. (Jornal Povo).

 

1890   Tendo caído a ponte sobre o rio Una no Bairro do Remédio o Conselho de Intendência de Taubaté nomeia o Sr. Laurindo Ferreira de Oliveira para inspetor de estradas no Bairro e que com a verba de 100$ providenciará a restauração da ponte. (Jornal do Povo).

 

1890   Resolução n.º 6 do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté proíbe os negociantes estabelecidos no município de exporem gene-ros alimentícios à venda na Praça do Mercado onde só o lavrador ou produtor poderá e é obrigado a fazê-lo sob pena de ser conside-rado atravessador. (Jornal do Povo).

 

1891   No Teatro São João realiza-se o 2.º concerto da pianista Maria Imbert, auxiliada pelo Prof. Bernardino Júnior. (Jornal do Povo).

 

1891   Para gozo de 4 meses de licença chega a Taubaté o Dr. João  Evangelista  Marcondes Varella, juiz de direito da comarca de Xiririca. (Jornal do Povo).

 

1898   Realizam-se em Taubaté as eleições para Presidente e Vice-presidente da República a que comparecem 1743 eleitores que sufragam, na maioria, o nome do Dr. Campos Sales. (Diário).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté abre 12 propostas de concorrentes ao serviço de conservação de ruas e praças: Silvestre Américo Thaumaturgo de 500$ mensais; José Ferreira de Abreu de 575$; Cia. Norte Paulista 580$; José Maria Lopes de Alcântara 666$660; João Vicente de Castro Piza 708$; Randolpho das Chagas Santos 708$; José Plácido Moreira 791$; Paulino Vieira 750$; João Estevão Ferreira de 780$; Vicente Zicardi 791$ e José Benedito de Mattos de 850$. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Rev.do vigário Antônio Nascimento Castro indica à Câmara Municipal que autorize o intendente major José Ramos Ortiz a proceder a demarcação de terreno atrás da chácara do Dr. Escobar e que confinam com o Convento de Santa Clara para servir aos despejos de esgotos. Diante da advertência do Dr. João Urbano Figueira quanto ao perigo que isso pode resultar para a saúde pública, resolve-se ouvir antes a Diretoria Sanitária do Estado sobre os processos de tratamento que serão utilizados pelo contratante do serviço. E se aprova indicação do Dr. José Rebouças de Carvalho no sentido de se pedir ao Estado que mande engenheiros competentes para os exames. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza o intendente municipal major José Ramos Ortiz a retirar da verba “eventuais” a quantia de um conto de réis (1:000$000) para entregar à família do falecido seu procurador major Caetano José do Amaral como gratificação pelos serviços prestados. (Gazeta de Taubaté).

 

1901   Está vaga a cadeira da escola municipal do sexo masculino do Rio das Almas. (Gazeta de Taubaté).

 

1904   Circula em Tremembé, município de Taubaté, o “Jornal Santuário do Tremembé” (1.º núme-ro) sob a direção do Sr. Victorino Coelho de Carvalho. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Está no exercício do cargo de procurador da Câmara Municipal de Taubaté o Sr. Innocêncio de Freitas Silva. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com o licenciamento do Sr. Dr. Fernando de Mattos que vai à Europa a negócios, assume a presidência da Companhia Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água em Taubaté o c.el José Benedito Mar-condes de Mattos. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Realizam-se, em Taubaté, as eleições para Presidente e Vice-Presidente da República em que são eleitos respectivamente os Srs. Drs. Afonso Penna e Nilo Peçanha. (O Norte).

 

1910   Realizam-se, em Taubaté, as eleições para Presidente e Vice-Presidente da República em que se verificam os seguintes resultados: para presidente: Ruy Barbosa, 1327 votos; Hermes da Fonseca, 614 votos; para vice: Albuquerque Lins, 1328 votos e Wenceslau Braz, 616 votos. A vitória coube aos candidatos apoiados pelo partido político local chefiados pelos Srs. Francisco Gomes Vieira, José Gomes Nogueira, Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e Augusto Cézar Monteiro. (O Norte).

 

1914   Realizam-se, em Taubaté, eleições para Presidente e Vice-Presidente da República para o quatriênio de 15/11/1914 a 15/11/1918. Estão inscritos 3711 eleitores. Está no exercício do cargo de Juiz Seccional substituto o 2.º suplente major Laurindo Ferreira de Oliveira. O escrivão é o Sr. Ismael Gomes Martins. São candidatos para Presidente, Wenceslau Braz Pereira Gomes, e Vice, Dr. Urbano dos Santos. O Dr. Ruy Barbosa também é candidato à presidência e as suas cédulas em Taubaté encontravam-se na Farmácia Pereira. Urbano Santos da Costa Araújo, senador federal. Designados por Convenção Nacional de representantes dos Estados: Wenceslau e Urbano. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal requisita 200 mudas de eucaliptos e 100 de japônias para arborização das ruas da cidade. Telegrafa ao Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, Vice-Presidente da República e candidato à Presidência, dando-lhe pêsames pela morte de seu pai. (O Norte).

 

1914   O Sr. João de Moraes, hábil mecânico da cidade, segue a passeio para Águas Virtuosas. Ia tornar-se célebre pelos seus presépios animados em Taubaté. (O Norte).

 

1914   Divulga-se, em Taubaté, a notícia dada pelo Correio Paulistano procedente de Lagoinha de que o Capitão Casimiro de Campos, daquela localidade, oferece cômodos e pensão gratuitos às professoras que se candidatar à regência da escola mista do bairro do Itaim distante uma légua da cidade. (O Norte).

 

1914   No seu campo Industrial Foot-Ball Club enfrenta com o seu 2.º quadro o 1.º time do Estrela Foot-Ball Club, ambos de Taubaté. (O Norte).

 

1914   Para as eleições de Presidente e Vice-Presidente da República para o quatriênio de 15/11/1914 a 15/11/1918 que hoje se realizam em Taubaté em 18 seções estão inscritos 3711 eleitores de acordo com o edital do Juiz Seccional substituto (2.º Suplente) Sr. major Laurindo Ferreira de Oliveira. Não comparecem 20%. Resultado: Presidente – Dr. Wenceslau Braz, 572 votos e Conselheiro Ruy Barbosa, 97; para Vice-Presidente Dr. Urbano Santos, 609 e Dr. Alfredo Ellis, 14. No Brasil votaram 550.437 eleitores: 450.868 em Wenceslau Braz e 97.380 em Ruy Barbosa. (O Norte).

 

1927   A Companhia Taubateana de Diversões de que são diretores os Srs. Dr. Gastão Câmara Leal, Antenor Leite e Eduardo José Pereira, renova o contrato de arrendamento do Polytheama (que teve o seu frontispício em obras em 1926) por 12:000$ anuais. (O Norte).

 

1941   Realizam-se as solenidades de instalação do Departamento Médico do Esporte Club Taubaté, fundado a 01/11/1914, à testa do qual se acham os médicos Drs. Gabriel Luís Gonçalves, Miguel Saad e Francisco Lessa Júnior. (O Momento).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes