Pela história do E.C. Taubaté
Por Alfredo Abraão
Neste mês em que o E. C. Taubaté está comemorando 99 anos de existência, quero relembrar o ano de 1994, quando, de forma singela, porém marcante, tivemos oportunidade de festejar seu 80° aniversário.
Naquele ano, em uma reunião do Conselho Deliberativo, propus a criação de uma comissão cujo objetivo seria buscar elementos que pudessem compor o acervo histórico do alviazul, já que muito pouco desse material existia dentro do clube.
Aprovada a proposta, a comissão, que recebeu o nada modesto nome de COMISSÃO DE PRESERVAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO ESPORTE CLUBE TAUBATÉ, ficou assim constituída: Carlos Mattos de Carvalho, Hugo dos Santos, Coronel Oliveira Junior, Horton Cunha, Moacir dos Santos e Alfredo Ortiz Abraão. No dia seguinte, a comissão deu início aos trabalhos, tendo recebido total apoio da Diretoria Executiva, então presidida pelo Diniz.
Após algumas reuniões, diversas tarefas foram distribuídas aos componentes da comissão.
Eu e o Moacir dos Santos nos encarregamos de sair à procura de pessoas que tivessem tido alguma ligação com o clube. Contatamos Gaminha, Bibide, Quote, Jorge Coutinho, Santana, Toninho Taino, e vários outros (aos quais peço que me perdoem pela falta de lembrança neste momento). Eles nos cederam fotos por empréstimo. Essas fotos eram numeradas e nelas anotados os nomes dos proprietários, para posterior devolução.
Depois que tínhamos as fotos em mãos, eu as levava ao meu concunhado Normando Veríssimo, que as fotografava, mandava revelar e reproduzir duas cópias – uma ficava no clube, e a outra conosco. Em seguida, as originais eram devolvidas aos seus proprietários. Quase 180 fotos foram resgatadas.
Foi possível, então, realizar no Taubaté Shopping uma exposição de fotos, troféus, faixas e cartazes, aludindo aos 80 anos do clube. Apresento aqui algumas fotos do local da exposição. Na ocasião, cometi um erro: querendo mostrar com clareza os painéis, só foram feitas fotos nos momentos de pouco freqüência de público. Deveria ter também fotografado os momentos com grande concentração de pessoas, para deixar registrado o enorme sucesso que foi aquela exposição.
É isso mesmo. O nosso E. C. Taubaté foi a principal atração daqueles dias no shopping. E continuará sendo atração em qualquer lugar e em qualquer data em que seja lembrado.
Quero pedir às pessoas que estão exercendo lideranças empresariais, administrativas, políticas, culturais e financeiras, ou seja, aqueles que têm proeminência e comando em nossa cidade, que se lembrem que o clube pertence a Taubaté, ao nosso povo, e por isso merece consideração e apoio. Se o futebol é a maior manifestação cultural e esportiva do povo brasileiro, e sendo o E. C. Taubaté um clube de futebol já quase centenário, há muito tempo conhecido em todo o nosso país, e muito querido por todos, a conclusão lógica disso tudo é que esse clube é um patrimônio muito importante para nossa cidade e para nosso povo. O Esporte Clube Taubaté foi fundado no mesmo ano em que a seleção brasileira foi formada pela primeira vez, no mesmo mês de novembro de 1914. Quer dizer: o ano de fundação do Taubaté é o mesmo ano de criação da 1ª. seleção brasileira de futebol, que no início também era azul e branca.
A cidade de Taubaté estará fazendo 369 anos em 2014, e o clube, fazendo 100 anos. Quer dizer que, em mais de um quarto da existência da cidade, o clube esteve presente.
É uma grande História que, a meu ver, deve ser preservada, para orgulho e honra de todos nós, principalmente daqueles que têm liderança na cidade.
[colored_box color=”blue”]
Alfredo Abraão nasceu em Redenção da Serra. É taubateano desde 1954 e acompanha o E.C. Taubaté desde 1955. Atualmente é Primeiro Secretário do Conselho Deliberativo do Clube.
[/colored_box]
1 Comment
Fico chateado ao ver que quase ninguém cita ou se lembra de Carlos Mattos, que fez tanto pelo clube mesmo morando em SP.
Mas parabéns pelo texto, pela coluna e pelo site, estão ótimo!
Abraços
Comments are closed.