6 de julho de…

5 de julho de…

4 de julho de…

30 de junho de…

Siga o Almanaque Urupês

  • @almanaqueurupes

    @almanaqueurupes

    /almanaqueurupes

Sua pesquisa

Confiando nas ferramentas de aferição do nosso hospedeiro na internet, Almanaque Urupês lista os posts mais lidos ao longo de 2014. 1) Adeus Texto de Renato Teixeira sobre a morte de seu filho, João Lavraz, em novembro último. Veja aqui.   2) Memorial Guisard Projeto inédito compartilha acervo histórico de Taubaté. Veja aqui.   3)Peregrinação […]

Confiando nas ferramentas de aferição do nosso hospedeiro na internet, Almanaque Urupês lista os posts mais lidos ao longo de 2014.

1) Adeus

adeus

Texto de Renato Teixeira sobre a morte de seu filho, João Lavraz, em novembro último. Veja aqui.

 

2) Memorial Guisard

memo2

Projeto inédito compartilha acervo histórico de Taubaté. Veja aqui.

 

3)Peregrinação o Morro do Fiador

fiador

Fotorreportagem sobre a tradicional peregrinação ao Morro Alto, no bairro Ribeirão das Almas, que acontece anualmente na Sexta-Feira Santa. Veja aqui. 

 

4)Tráfico de escravos: os africanos trazidos para Taubaté

escravos

O texto de Amanda Oliveira Monteiro, sobre as nações de africanos trazidas para a cidade, publicado em 2012, continua atraindo leitores. Veja aqui. 

5) Exposições em Taubaté tem recorde de público

body

Taubaté no mapa das grandes exposições: as mostras itinerantes Humans Bodies, Capela da Nonna e Gênesis conseguiram atrair um público de 173 mil pessoas durante os 4 meses em que ficaram na cidade.  Veja aqui. 

 

6)Um fotógrafo infiltrados nos arquivos digitais

infiltrado

Uma das testemunhas do Julgamento de Nuremberg, fotografou, clandestinamente, a vida no Gueto de Varsóvia durante o regime nazista, o alemão Joe Julius Heydecker viveu boa parte da vida no Brasil e deixou para os arquivos do mundo uma rica série de fotografias sobre Taubaté. Texto de Angelo Rubim. Veja aqui. 

 

7) Frei Antonio de Sant´anna Galvão em Taubaté

galvao

Texto de Amanda Monteiro lembra o período em que o primeiro santo brasileiro morou em Taubaté. Veja aqui. 

 

8) Essa foto é falsa?

falsa

Uma das fotos antigas mais compartilhadas entre os taubateanos é uma montagem. Veja aqui

 

9)Chame o delegado?

delega

Cuidar da saúde pública, ser o fiscal de pesos e medidas, ajudar na regulamentação do mercado, essas eram algumas das atribuições do delegado até o começo do século 20. “Aluga-se essa vagabunda”, uma curiosa solução para eliminar a vagabundagem na cidade; o delegado que libertava os presos no dia do seu próprio aniversário. Alguns casos de polícia que marcaram a história local. Veja aqui. 

 

10)Conservação, preservação e destruição da memória

pilar2

Texto de Fabiana Pazzine fala sobre causas e consequências da manutenção e destruição dos patrimônios históricos. Veja aqui.

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Almanaque Urupês  @2025. Todos os direitos reservados