25 de maio de…

0
Share

1829   O ilustre taubateano radicado em Pindamonhangaba desde 1820 Alferes (da Guarda de Honra do Príncipe Regente D. Pedro em 1822) é nomeado Juiz Municipal daquela cidade. (Para mais dados vide 22 de abril). Era filho do sargento-mor Ignácio Vieira de Almeida e casou-se com D. Josephina Águeda de Melo com quem teve duas filhas conhecidas por “moças do Adriano” (tratamento não raro na época) D. Leopoldina S. de Almeida e D. Maria S. de Almeida, esta falecida a 22/4/1896. Tem seu nome ligado a um dos fatos mais importantes da vida política do país: fez parte da Guarda de Honra do Príncipe regente que o nomeou alferes do 2.º esquadrão e esteve nos campos do Ipiranga, quando se fez a Independência do Brasil. Exerceu os cargos de promotor público, juiz municipal. Em 1832 foi nomeado Coletor das Rendas Nacionais. Serviu como vereador nos quatriênios de 1833 a 1836, de 1845 a 1848 e de 1849 a 1852. Foi eleito juiz de paz em 1841, 1857 e 1861. Tomou parte ativa na Revolução de 1842 e foi um dos mais distintos chefes do partido liberal, prestando-lhe bons serviços. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 22).

 

 

1871   O Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Teresa Cristina partem para a Europa, começando, então, a primeira regência da Princesa Imperial D. Isabel que iria até 30 de março de 1872. (Rio Branco, Ef. p. 257).

 

1876   Na paróquia do bairro Santa Cruz do Paiolinho (onde já existe até cadeia  pública), futura Redencão, realizam-se solenidades muito concorridas com missa cantada, sermão e procissão à tarde. Desse bairro são os Srs. Julião de Gouvêa, José Basílio e Francisco da Mota indicados à Junta Municipal de Taubaté pelo Dr. Antônio Moreira de Barros, como eleitores. (Domingo). O vigário é o P.e Manuel Antunes de Siqueira. (A Imprensa de Taubaté).

 

1879   Nasce, em Taubaté, Maria Augusta Leonardo, filha de Carlos Adolpho Leonardo e de D. Maria Francisca Leonardo.  Formada pelo Colégio São José, profunda conhecedora de História Universal e Geografia Geral, exímia pianista e organista oficial da Catedral São Francisco das Chagas de Taubaté, onde dirigiu a “Schola Cantorum”.

Poetisa, suas poesias foram amplamente divulgadas nos periódicos locais e de cidades vizinhas. Escrevia com o pseudônimo de Estrela d’Alva. Faleceu em 25/06/1959. (Minhas notas).

 

1895   Belo Horizonte, a nova capital mineira, é ligada por estrada de ferro à Central do Brasil. (O Popular).

 

1900   Realizam-se, em Taubaté, as solenidades de inauguração do Asilo de Mendigos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na Igreja Matriz celebra-se missa de 30º dia encomendada pelo Sr. Francisco Ignácio de Souza Almeida e família por alma de seu amigo e compadre Francisco Teixeira de Freitas Coutinho, falecido no Rio de Janeiro dia 25 de abril. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado federal e vereador à Câmara de Taubaté é eleito membro da comissão permanente de agricultura da Câmara Federal. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Por ter sido decretado, pelo Presidente da República, feriado nacional em comemoração da passagem do 100º aniversário da independência da República Argentina, a Prefeitura Municipal de Taubaté manda içar ao meio-dia o pavilhão nacional, dispensa os funcionários e suspende o expediente. (O Norte).

 

1912   Lavra-se, em São Paulo, a escritura de cons-tituição da sociedade anônima proprietária da Estrada de Ferro Campos do Jordão de que é presidente o Dr. Víctor Godinho. (A Federação).

 

1914   Os Srs. Cap. José Cyrillo Lobato e c.el Augusto C. Monteiro, (encarregados da construção do Hospital de Santa Isabel), oficiam ao “Circolo Recreativo Italiano” de Taubaté, agradecendo a contribuição da Colônia italiana de Taubaté e Quiririm às obras da construção do novo prédio do Hospital (1:000$000). Comissão: Quirica Azzoline, Lamberto Montelli, Emílio Ponzi, Mauro Malatesta, Ricardo Simi e Gabriel Ferrante entregaram os 1:000$000. (O Norte).

 

1938   Morre, em Taubaté, o Dr. Octávio Guisard. (O Lábaro de 21/05/1939 – missa de 1.º aniversário).

 

1941   Inaugura-se, em Taubaté, o campo de futebol do “Construção Civil F. C.”, na Rua Mariano Moreira. (O Momento).

 

1941   Recentemente licenciada em História e Geografia pela Universidade de São Paulo ingressa no quadro de professores efetivos do Instituto Comercial de Taubaté da Sociedade Taubateana de Ensino a Prof.ª D. Maria Morgado. (O Momento).

 

1947    É criado na Rádio Difusora Taubaté o jornal falado “Notícias do Dia”. (Tabaetê).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *