15 de setembro de…

0
Share

1787   A Câmara Municipal de Taubaté, por ordem do Dr. Miguel Marcelino Veloso e Gama, Desem-bargador, Ouvidor-Geral e Corregedor da Comarca, elege os seguintes capitães-do-mato: da Vila de Taubaté Inácio Monteiro, Antônio Pires e Lourenço da Silva Bandeira; do Bairro do Mato Dentro – Joaquim da Silva, Manuel de Faria, Francisco Teles; do Bairro do Piracangaguá, Constantino Fragoso, Pedro Rodrigues e Manuel Rodrigues Cortez; do Bairro de Caçapava – Antônio Caetano João Alves, o moço, Inácio Lopes de Oliveira e Salvador Alves; nos bairros de Paraíba e Piracuama – João Vicente e João Manuel da Rosa;em Tremembé José Cardoso e em Tataíba – João Moreira de Castilho. O capitão-mor é cientificado para avisá-los de que precisam tomar posse. (Atas I, 179).

 

1859   O Dr. João Marcelino de Souza Gonzaga é nomeado Juiz de Direito da Comarca de Taubaté, cargo que desempenhou até 1863 pois a 7 de janeiro de deste ano foi nomeado Fiscal do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura. Nasceu a 31 de março de 1822, filho do chefe da Esquadra João Bernardino Gonzaga e de D. Constança Gonzaga. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1840 e logo depois passou a residir em Pindamonhangaba onde se casou com D. Maria da Glória César. Foi nomeado juiz municipal do termo dessa vila de Pinda a 13 de julho de 1843 e que exerceu até 1848 quando foi nomeado Juiz de Direito da 1.ª Comarca de São Paulo. Por decreto imperial de 8 de maio de 1846 foi agraciado com o título de Cavalheiro da Ordem de Cristo e a 18 de maio de 1846 nomeado moço fidalgo com exercício na Casa Imperial. Presidiu as províncias de Alagoas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em 1880 foi nomeado Conselheiro e tesoureiro do Tesouro Federal, cargo que exerceu até 1899. Morreu em 28 de março de 1899 em sua fazenda em Pinda. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 258).

 

1876   Morre em Taubaté D. Escolástica Corrêa Leite de Jesus, esposa do Sr. José Marcelino Monteiro, importante fazendeiro no município. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Restabelece-se de grave enfermidade o taubateano Comendador Moreira de Castilho. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Depois de ter passado uns dias aqui regressa à Corte onde é empregado no comércio o Taubateano Joaquim Dias Nogueira. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Convalesce em sua cidade natal o Cônego Francisco Marcondes Rodovalho, aos cuida-dos de sua mãe. É vigário de Caçapava. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Max Bunger proprietário de Fábrica de cervejas em Taubaté avisa que doravante só venderá a cerveja “Marca Bode” a dinheiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. João Bastos está estabelecido no Largo da Quitanda, esquina da Rua do Dr. Winther, com loja de roupas feitas e fazendas. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Club Literário Taubateense em reunião verifica que durante o mês de agosto freqüen-taram sua sede 255 sócios, sua biblioteca tem 1079 volumes representando 626 obras e recebe com regularidade 17 jornais, inclusive três de Taubaté: “Jornal de Taubaté”, “Gazeta de Taubaté” e “Sete de Setembro” do Club Colegial do Colégio S. João Evangelista, mensal. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté o major Augusto Marcon-des Varella pertencente a uma das mais antigas e importantes famílias do município. (Jornal do Povo).

 

1890   Realizam-se em Taubaté as eleições para deputado à Constituinte de 15 de novembro próximo. Os senadores do Partido Republicano aqui votados foram: Campos Salles, 1025 votos; Rangel Pestana, 1009 votos; Prudente de Morais, 1026 votos; Américo Braziliense 111 votos e Dr. Joaquim Lopes Chaves, 13. Do Partido Católico senadores: Dr. Rubino de Oliveira, 71; Barão de Mogy-Guassu, 71 e Dr. Paulo de Lacerda, 73. O deputado pelo Partido Republicano mais votado, dentre os 22 votados, foi o Dr. Joaquim Lopes Chaves com 1060 votos; do Partido Católico foi o Dr. Câmara Leal com 136 votos. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté Benjamim Gomes de  Almeida, filho de D. Ana Cândida Augusta de Almeida e casado com D. Maria Angélica Monteiro. (Diário de Taubaté).

 

1900   Divulga-se a notícia da venda por 14:000$000 do material pertencente aos bondes urbanos de Taubaté de que era concessionário o ten. c.el João Batista Alves Mourão ao Sr. Constantino Baldino que é preferido entre outros pretendentes por sua disposição de manter as linhas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O vereador à Câmara de Taubaté, Dr. José Rebouças de Carvalho, é escolhido para candidato à vaga aberta na representação paulista na Câmara de Deputados federais com o falecimento do ilustre taubateano Dr. João Francisco Malta Júnior. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Volta do Rio de Janeiro onde fora se despedir do príncipe Di Cariatti que partiu para a Itália permanece por algumas horas em Taubaté o Sr. Gherardo Pio (dos príncipes de Savóia) e Cônsul Geral da Itáliaem São Paulo. É recebido na estação pelo cônsul italiano em Taubaté cav. Rosalvino Santoro em cuja residência se hospeda, pelos sócios da “Príncipe de Napoli” e alunos desta sociedade local e membros da nossa colônia italiana. Pouco depois, em troles, seguem para o núcleo colonial do Quiririm que o Sr. Pio de Savóia visitou ficando bem impressionado com as condições em que vivem ali seus compatriotas. Pelo expresso (trem) da tarde embarcou para São Paulo na estação do Quiririm. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Rua São João, 11 os taipeiros que ali trabalham encontram uma panela de barro contendo ossada humana que se julga ser de indígenas e cujo fato é levado ao conhecimento da polícia. A Rua São João é hoje a Rua c.el Marcondes de Mattos que sai na Praça Barão do Rio Branco. (Largo do Rosário). (Jornal de Taubaté).

 

1906   Com a presença do Secretário da Justiça e Imprensa, realizam-se as solenidades de inauguração da Estação de Piquete no ramal férreo de Lorena a Benfica e da Usina da Fábrica de Pólvora em construção na referida vila. (O Norte).

 

1906   Morre em Taubaté o Sr. Marçal Moreira Leite César, fazendeiro no município. (O Norte).

 

1912   Na recém-construída capela do Bairro da Monção realizam-se as festividades a Nossa Senhora Aparecida. (O Lábaro).

 

1927   A Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí dá ao Largo da Matriz daquela cidade o nome de Praça Cônego Bento de Almeida, em homenagem ao ilustre sacerdote taubateano que ali foi vigário e que como deputado estadual por aquele distrito tratou da elevação da vila a categoria de cidade. (O Norte).

 

1932   Os componentes do batalhão do Tiro Naval encontrando-se em Taubaté assistem à missa no Santuário de Santa Teresinha, celebrada pelo Pe João Herculano Pereira Cardoso que profere vibrante alocução. Terminada a missa à porta da Igreja dirige-lhes a palavra o Dr. Edgard de Toledo Malta, juiz de direito local. (A Folha).

 

1932   Realiza-se na Delegacia Técnica Militar de Taubaté uma reunião em que se decide constituir uma comissão especial, auxiliada pelos nossos Escoteiros, com o fim de fazer um levantamento das casas vagas na cidade, para abrigar os retirantes das zonas conflagradas. (A Folha).

 

1935   Inauguram-se em Taubaté as instalações do Café Vitória da Sociedade José Pires de Castro & Cia Ltda. Em 1949 inaugura-se uma filial na cidade de Taiúva, na Paulista, entre Jaboticabal e Bebedouro. Está então na gerência o Sr. Antônio Eulálio dos Santos Filho e nas sessões de torrefação, moagem e empacotamento trabalham 14 auxiliares. O seu mercado ia então de Caçapava a Piquete e algumas cidades do litoral com entregas feitas em caminhonetes e um caminhão. (Taubaté Jornal de 7/8/1949).

 

1940   Comemorando o seu 1.º aniversário de fundação o Esporte Club Jacques Félix realiza no antigo campo do Velódromo à Rua 4 de Março um festival esportivo. (O Momento).

 

1941   Por motivo de sua promoção do cargo de diretor do Ginásio do Estado local para a direção da Escola Normal de Pirassununga o prof. Emílio Simonetti é alvo de carinhosas e significativas homenagens. Na direção do Instituto Comercial de Taubaté é sucedido pelo prof. Haroldo de Mattos. (O Momento).

 

1945   O Sr. José Romão Pereira volta a dirigir a seção esportiva do diário local “Correio do Vale do Paraíba”. É presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Editora Sagrado Coração de Jesus de Taubaté lança a novela histórica de “Nossa Senhora Aparecida” prefaciada pelo publicista orador Rev.do P.e Morais Jr. obra do Rev. Cônego Siqueira. (Taubaté Jornal).

 

1945   Noticia-se o falecimento: em Taubaté da Sr.a D. Emília Pereira de Toledo, mãe de D. Astrogilda de Toledo Monteiro, servente do G.E. “Dr. Lopes Chaves”, casada com o Dr. Jorge Oswaldo Monteiro Motta, enfermeiro da Penitenciária Agrícola; de D. Maria Eugênia Santos, esposa do Sr. José F. Barbosa, funcionária da Penitenciária; em São Paulo o Sr. Olympio Ulysses de Siqueira, antigo coletor estadual em Jacareí. (Taubaté Jornal).

 

1945   Desde a noite de 13 o Bairro da Estiva comemora a fundação da Capela de Santa Cruz (14 de setembro de 1895). Durante o tríduo a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi transladada do Santuário de Santa Teresinha para a capela e desta para a de São Benedito, no mesmo bairro, o miraculoso quadro deste santo. Hoje na praça São Vicente há sessão cívico-religiosa em que falam o Rev.do P.e José Luiz Ribeiro, Dr. Félix Guisard Filho e operário Orlando Soares. Amanhã Hora Santa e Procissão. Pároco: P.e Cícero, capelão P.e Oswaldo Chéster. (Taubaté Jornal).

 

1945   Está sendo preparado pelos Srs. Benedito Marcondes Ferreira (diretor intelectual) e Joaquim Hortêncio Martins (diretor comercial) O ÁLBUM TAUBATEANO comemorativo do tricentenário de Taubaté (1645 – 1945) que deverá sair (como realmente saiu) até o fim do ano. (Taubaté Jornal).

 

1945   O interventor federal em São Paulo Dr. Fernando Costa, a pedido do Conselheiro Dr. José César de Oliveira Costa, vota verba de 300 mil cruzeiros para as obras de reforma de nossa Sé Catedral. (Taubaté Jornal).

 

1946   À Rua Dr. Pedro Costa está instalada a Farmácia Caldeira (de plantão hoje). (Folha Democrática).

 

1946   A Folha Democrática recorda com saudades os tempos em que o Jardim da Estação esteve sob os cuidados do Sr. Praxedes de Abreu.

 

1946   Constitui-se o Conselho Consultivo do Diretório do Partido Democrata Cristão (PDC) de Taubaté composto dos Srs. profs. Octávio de Souza Arouca, Lino Rodrigues, prof.a Cecília Marcondes, Nicanor Barros Vieira, José Benedito Leite, Rogério Corrêa, Sr.ta Elisman Rodrigues de Souza, Cirilo Gonçalves Paes, Geraldo Rocha e Afonso Ramos da Silva. Cria também o Departamento de Publicidade a cargo da prof.a D. Zilá Campos à Rua Dr. Emílio Winther, 193. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *