23 de março de…

0
Share

1861   Lei provincial n.º 2 cria o distrito de paz de Santo Antônio do Pinhal (São Bento do Sapucaí) e fixa seus limites com Pindamo-nhangaba e Taubaté. Revoga-da pela n.º 9 de 14/03/1876. Santo Antônio do Pinhal deixa de ser freguesia (distrito) e volta à condição de bairro de São Bento do Sapucaí-Mirim. (A Imprensa de Taubaté).

 

1870   Lei provincial n.º 29 estabelece as divisas entre Buquira e Taubaté.

 

1882   Lei provincial n.º 31 transfere do município da Vila do Cruzeiro para o de Lorena, a fazenda de Joaquim Antônio Barbosa.

 

1888   Em substituição ao Dr. João Malta, assume a redação do “Jornal Liberal Taubateense” o Dr. Fernando de Mattos. (Diário de Taubaté).

 

1889   O Club Carnavalesco Mandarim, de que é secretário o Sr. José Ramos Ortiz, realiza reunião. (Jornal do Povo).

 

1905   Os taubateanos Benedito Ramos Ortiz e Lafaiete Marcondes do Amaral são aprovados em exame para o cargo de conferente da Estrada de Ferro Central do Brasil. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Taubaté, o Sr. Francisco Leite da Costa. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Taubaté, o Sr. Víctor Winther, lavrador. (Verdade).

 

1905   Informado da existência de grande número de feiticeiros nos altos de São José, dos Conventos e subúrbios, o delegado de Polícia Sr. Adelino de Araújo promove diligência e hospeda os “marrecos” na cadeia do Largo Costa Guimarães. (Verdade).

 

1941   Chega a Lorena, onde é solenemente rece-bido, D. Francisco Borja do Amaral, 1.º bispo da diocese recém-criada. (O Momento).

 

1946   Inaugura-se, em Taubaté, a agência do Banco de Itajubá S/A, que tem a sua frente o vulto ilustre de Wenceslau Braz. O estabelecimento é benzido pelo Rev.do P.e João Maria Raymundo da Silva, como representante de Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano. Falam a seguir o Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, o Sr. José Antônio dos Santos, gerente da agência de Guaratinguetá, Dr. Lauro de Almeida (em nome dos mineiros aqui residentes) e o jovem José Maria Nepomuceno, em nome dos bancários, e por fim o gerente do novo Banco Sr. Agenor Marcondes. Serve-se taça de champanhe. (Taubaté Jornal).

 

1946   A Delegacia de Ensino de Taubaté e o profes-sorado da região prestam homenagem ao prof. Sud Menucci, atual diretor da Imprensa Oficial do Estado e ex-diretor do Departamento de Educação de São Paulo. A solenidade tem início às 16 h. com a presença do Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal e do Rev.do P.e João Maria Raymundo da Silva, representante do Sr. Bispo Diocesano. Uma pequena escolar descobre o retrato do homenageado na sala da Delegacia de Ensino que passa a ter seu nome. Falam o Delegado de Ensino, prof. Lafayete Pereira, prof. José Marcondes de Moura pela Escola Normal, a escolar Leny M. Castilho pelos colegas da cidade, entregando ao homenageado uma corbelha; o prof. Dr. Genésio Moura, pelo Centro do Professorado Paulista, o prof. José Pereira Éboli, delegado do ensino em Guaratinguetá e prof. José Augusto da Escola Normal daquela cidade. A srta. Marina Cunha declama a poesia “O Mestre Escola” de Lafayete Pereira. O homenageado agradece. (Taubaté Jornal).

 

1949   Com a presença de 21 dos 23 vereadores reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do Dr. Hipólito José Ribeiro e no expediente ventilam-se assuntos como proibi-ção de trânsito de boiadas pelas ruas do centro da cidade a certas horas do dia; fixação de feriados municipais, criação de sub-delegacia de polícia, instalação de telefone público no bairro da Estiva e construção de prédio para a agência dos Correios e Telé-grafos. Na ordem do dia se cuida do Conselho Municipal de Impostos e Taxas e da estação rodoviária.

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *