23 de dezembro de…

0
Share

1827   D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, 6º Bispo de São Paulo assume o governo de sua Diocese. (Folhas).

1854   D. José Pereira da Silva Barros, futuro arce-bispo de Darnis, recebe as Ordens Menores no Palácio Episcopal de São Paulo das mãos de D. Antônio Joaquim de Mello. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

1890   Em assembléia geral da Irmandade de Misericórdia do Hospital de Santa Isabel elege-se a seguinte mesa regedora: Provedor, Dr. Winther, reeleito; Vice-provedor, Carlos Adol-pho Leonardo reeleito; Tesoureiro, Domingos Valente reeleito; Procurador, Dr. Crescêncio Costa; Secretário, Francisco Damasco reeleito. A posse se dará a 31. (Jornal do Povo).

1900   Nos vastos salões da residência do c.el Antônio Moreira Leite à Rua Visconde do Rio Branco, 14, realiza-se a posse da nova diretoria do Grêmio Literário “José de Alencar” assim constituída: Presidente, F. de Barros; Secretário, Honório Jovino; 2.º Secretário, José Cunha; Tesoureiro, Clodomiro Monteiro. (Jornal de Taubaté).

1905   O Sr. Bispo Diocesano concede tonsura e ordens menores aos seguintes capuchinhos (frades): Serafim de Oliveira, Lourenço de Oliveira e Jacinto de Siqueira de Piracicaba; Domingos Torresan, de Riese; Leonardo Forti de Campinas; Fidelis Mott de Psimiero (Áustria) e Modesto de Rezende de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

1913   Morre em Tremembé onde residia a Ex.ma Sr.a D. Benedita C. Marcondes tia do Sr. Benedito Marcondes, funcionário do jornal local A Federação. (A Federação).

1914   Na Escola Mista do Alto do Cemitério regida pela prof.ª D. Emília de Moura Ramos realizam-se os exames finais e dos 33 alunos comparecem 31. São aprovados em 1.º lugar na 3ª sessão, plenamente os alunos Ismael Dias Monteiro e Manoel Rodrigues Marcondes com grau 9. Em outra seção, simplesmente, com grau 5, Claro Rodrigues Ferreira. (O Norte).

1914   Noticia-se o falecimento em São Luís do Paraitinga do Sr. João Antônio de Macedo, agricul-tor, de nacionalidade portuguesa, com 76 anos, pai do Sr. prof. Antônio A. de Macedo, adjunto do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” e sogro do Sr. Antônio Moreira dos Reis. Veio de Portugal em 1852 com 14 anos dedicando-se ao comércio e depois à lavoura. O filho Antônio é casado com D. Áurea Soares de Macedo; o genro com a filha Rosalina Macedo dos Reis. (O Norte).

1920   O Dr. Félix Guisard Filho, ex-lente da Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhan-gaba é nomeado delegado do governo (inspetor) junto à mesma escola, em substituição ao Dr. Navarro de Andrade que se exonerara a 1.º de dezembro. (Athayde Marcondes – Pinda – 139).

1945   Circula em Taubaté o Álbum Taubateano organizado pelos Srs. Benedito Marcondes Ferreira e Joaquim Ortêncio Martins em comemoração da passagem do tricentenário de elevação de Taubaté à categoria de cidade. (Nossa Terra).

1945   Aniversaria o prof. Joaquim Manoel Moreira, educador, professor de francês. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *