24 de fevereiro de…

0
Share

1883   Decreto n. 8.889 institui o plano da Loteria Nacional ou da Corte com o prêmio maior de 300:000$000 e venda de 200.000 bilhetes divididos em décimos ao preço de 10$000, o inteiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   Suspende sua publicação em Taubaté o jornal “O Imparcial”. (A Cidade de Taubaté).

 

1897   A redação do jornal “O Mimi” avisa que o mesmo deixa de ser publicado por motivos imperiosos. (Diário de Taubaté).

 

1898   No bonde do meio-dia seguem para Tremembé em visita a D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis, o Prof. A. Garcia em nome do diretor do nosso Grupo Escolar e o diretor do Diário de Taubaté que o encontram melhor. (Diário de Taubaté).

 

1901   A imprensa taubateana reclama providências de nossa Câmara Municipal para iluminação da rua de São João (hoje Barão da Pedra Negra) no trecho entre o Largo da Estação e o Largo da Liberdade (hoje Pça. Dr. Monteiro) povoada e trecho obrigatório para o trânsito de quem vem da estação ou vai, difícil de percorrer em noites de chuvas ou sem luar. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Está enfermo o capitão João da Costa Boucinhas, negociante na praça. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Estréia, em Taubaté, o Circo Brasil do Sr. Clementino Zacharias. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. 1.º secretário Sr. Joviano Nogueira Barbosa de ordem do Presidente da Asso-ciação Artística e Literária de Taubaté abre concorrência pública para o arrendamento por dois anos do botequim do Teatro São João, sendo o aluguel pago por noite de espetáculo trimestralmente e as licenças lançadas pela prefeitura, sob caução de 50$ para a concor-rência. (Jornal de Taubaté).

 

1905   É aprovado plenamente no exame de português do Curso Anexo da Faculdade de Direito em São Paulo. José Olegário de Barros auxiliar de revisão do Jornal de Taubaté (deste) e aluno do Ginásio Taubateano da A. A. Literária. (O Norte).

 

1913   Inauguram-se em Taubaté os Bilhares Brasil do Sr. José Ferreira da Silva. (O Norte)

 

1914   O Sr. Pedro de Camargo é premiado como o mascarado que mais se distinguiu no carnaval em Taubaté neste ano. Recebe medalha de prata oferecida pelos srs. João Pacheco e Alfredo Motta considerados os iniciadores, organizadores e realizadores dos festejos de Momo. É terça-feira de carnaval e há retreta pela banda militar do 53.º B. C. de Lorena. (O Norte).

 

1925   Realiza-se a ordenação sacerdotal do Mons. Ramon Ortiz. Em 1950 era pároco de Jacareí onde se comemorou condignamente a passagem de suas bodas de prata sacerdotais (Tabaetê).

 

1927   Realizam-se em Taubaté eleições para renovação do terço do Senado Nacional e constituição da Câmara de Deputados Federal. São candidatos do Partido Republicano Paulista por este distrito: a senador, o Dr. Arnolfo de Azevedo e a deputados, os Drs. Manoel Vilaboim, Rodrigues Alves Filho, Bias Bueno e José Augusto Pereira de Rezende, com rele-vantes serviços ao Estado. (O Norte).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *