23 de outubro de…

0
Share

Na imagem, o Conselheiro Antonio Moreira de Barros (Acervo DMPAH)*

 

1780   Reúne-se a Câmara da vila de São Francisco das Chagas de Taubaté sob a presidência do alferes João Garcia Cordeiro e com a presença do capitão-mor da vila Manoel Lopes de Leão. Procede-se à eleição para o cargo de sargento-mor e o resultado é o seguinte pela ordem de maior votação: Alferes Francisco da Cunha Sousa, Alferes Eusébio José de Araújo e João Francisco de Abreu Guimarães. (Atas I – 34).

 

1883   Luiz Antônio de Alvarenga, Francisco Marques de Carvalho, Francisco José de Alvarenga, José Luiz de Alvarenga, José Ribeiro da Silva, Antônio de Paula Neves, José Bonifácio Vieira Borges, José Fernandes Monteiro, José Maria Monteiro e Benedito do Amaral Santana associam-se na aquisição de um décimo dos bilhetes 32091 e 32100 da Loteria do Fundo de Emancipação de escravos, (parece que criada com a Lei do Ventre Livre de 28 de se-tembro de 1871). (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Francisco Augusto de Andrade Rosa é o Juiz de Órfãos (1.º suplente em exercício) e o escrivão o Sr. Manoel Vaz de Toledo Júnior. (Gazeta de Taubaté).

 

*1884   O Cons. Antônio Moreira de Barros aceita sua candidatura à reeleição à Câmara dos Deputa-dos dissolvida e promete continuar combaten-do a extinção imediata da escravidão sem indenização, o que tem abalado o crédito dos senhores. As eleições estão marcadas para 1.º de dezembro próximo. (Gazeta de Taubaté).

 

1913   “A Federação” órgão da oposição política local que combate a administração do Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal, faz votos para que se tornem realidade os boatos de que nas próximas eleições municipais se candidatarão ao referido cargo os Srs. c.el Augusto César Monteiro e Dr. José Aristides Monteiro. (O Dr. Gastão foi no entanto reeleito vereador e Prefeito).

 

1913   Comissão composta de distintos cavalheiros estuda a possibilidade de fundar em Taubaté um orfanato para menores desamparados. (A Federação).

 

1913   Vão adiantados os trabalhos de construção do ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil passando por Tremembé onde trabalham 150 operários sob a direção do engenheiro Dr. Heitor de Mello, número que se pretende elevar a 300. (A Federação).

 

1913   “A Federação” órgão da oposição política local publica chapa para as próximas eleições do dia 30 que diz ter recebido de um assinante: Para vereadores: c.el José Gomes Nogueira, Dr. Pedro Costa, Félix Guisard, Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, cap. José Cyrillo Lobato, Dr. Adolpho Leonardo, cap. Ildefonso Lopes de Almeida, ten. c.el Antônio Felício de Moura, Dr. Luiz Guimarães Vieira e major Antônio Pereira de Barros. Para Prefeito: cap. José Cyrillo Lobato; para juízes de paz: Dr. João Dias Cardoso Sobrinho, ten. c.el Augusto César Monteiro e cap. José Domingues Ribas. (A Federação).

 

1914   Com a morte do gen. Júlio Roca é decretado luto oficial no Brasil inteiro. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento em Taubaté do Sr. José Augusto Vaz de Toledo, operário da C.T.I. irmão dos Srs. Elpídio Borges, funcio-nário da agência postal e do Sr. Higino Borges, oficial da Força Pública. (O Norte).

 

1914   Pelo “rápido” (trem) chega a Taubaté o Dr. Eloy Chaves, secretário da Justiça e Segurança Pública, aguardado por autoridades e pessoas gradas, às 10:30h, em carro especial. É apresentado pelo Dr. Pedro Costa às autoridades presentes. Segue para o Instituto Disciplinar onde visita os pavilhões e determina ao Dr. Huáscar Pereira, engenheiro fiscal do distrito que levante planta e orce as demais dependências por construir cujas obras devem ser já atacadas pois quer inaugurar o Instituto a 1.º de janeiro próximo. Segue para o Palacete do Dr. Pedro Costa com comitiva onde almoçam até 13h. Depois de palestra, com o Dr. Domingos Barata, Euclides de Campos, promotor e c.el Augusto Monteiro visita o hospital novo, a Associação Artística e Literária, a Cadeia Pública (onde autoriza o Dr. Huáscar a construir um pombal a pedido do ten. Agripino dos Santos, chefe comandante do destacamento policial local) e usina de eletricidade (gasômetro). O prédio do hospital acha que é único no gênero no interior. Regressa ao Palacete do Dr. Pedro Costa onde recebe visita de Mons. Castro, vigário-geral, descansa e parte de automóvel para Pinda com Dr. Huáscar. Devido à visita ter sido um tanto de surpresa, não compareceram os coronéis José Gomes Vieira e José Gomes Nogueira, membros do diretório político local que acham-se em suas propriedades agrícolas. (O Norte).

 

1918   Com 63 anos morre em Taubaté o apreciado ator Luís Antônio de Moura, sogro do Sr. Jacques Cardoso. (O Norte).

 

1918   A  Câmara  Municipal  de  Taubaté  promulga Lei n.º 189 que orça a receita de 1919 em 351:900$000. (O Norte).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *