11 de fevereiro de…

0
Share

1883   O bissemanário local “Gazeta de Taubaté” passa  de propriedade de Borges & Comp. para a de uma associação sob a gerência do Sr. João Vieira de Toledo Guatura, continuando o escritório na rua Duque de Caxias, 48 (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Moreira se estabelece com secos e molhados na rua Dr. Winther e o Sr. Silva Reis no largo Dr. Paula de Toledo. O Sr. Eduardo A. Ballard formado pela Faculdade de Medicina do Rio abre seu consultório de dentista na Rua Marquês do Herval, 149. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O vigário Antônio Nascimento Castro continua em suas prédicas contra mudança da feira de sábado para o domingo. Mas os fazendeiros e sitiantes não permitem mais que seus agregados saiam para a feira no sábado; o comércio local só paga seus empregados sábados à noite para obrigá-los a comprar domingo e não sábado; com as desordens ocorridas dia 3, mulheres voltaram chorando para a roça por não terem vintém para comprar o que comer durante a semana; desordeiros ficam aos sábados nas entradas da cidade impedindo a entrada dos roceiros e seus produtos. Assim, diz a imprensa, o Vigário está perdendo… (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. F. A. da Silva, proprietário do Hotel Silva  resolve  aceitar  pensionistas à razão de 25$000 na primeira mesa e 20$000 na segun-da mesa com direito a pão e manteiga e pedir qualquer variedade de pratos e de se servirem a qualquer hora. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Na residência do Dr. Francisco Ribeiro de Moura  Escobar realiza-se nova reunião de fundação da Cia. de Gás e Óleos Minerais de Taubaté (tida como inaugurada hoje).Vai fabricar óleos de iluminação e de lubrificação de máquinas. Vai iluminar a cidade a gás. Poucas pessoas de Taubaté são acionistas e em breve vai começar a construção do edifício (gasômetro). São aprovados os estatutos pelos quais se verifica que a Cia. tem por objetivo: a iluminação a gás da cidade de Taubaté e outras e a extração de óleos minerais próprios para iluminação e lubrificação (art. 2.º); que o capital é de 450:000$000 dividido em 1.125 ações preferenciais e 1.125 ações secundárias (comuns) de 200$000 cada uma. As preferenciais ou série A são subscritas pelos acionistas que realizaram a entrada de valores. A série B ou secundárias (comuns) são consideradas realizadas e serão entregues aos concessionários dos privilégios dado pelo Governo Imperial para a exploração do xisto no Vale do Paraíba (Decreto n. 8.365 de 31 de dezembro de 1881) e ao concessionário de privilégio para a iluminação da cidade de Taubaté (Lei provincial de n. 125 de 17 de julho de 1881) em retribuição da cessão que farão dos privilégios à Cia. por escritura pública. A sede da Cia. é em Taubaté com duração por 50 anos. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Primeira diretoria da Cia. Ferro Carril Taubateense: Dr. Clemente Falcão de Souza Filho, Barão do Tremembé e Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Reabrem-se as aulas do Colégio Americano de Taubaté no seu 2.º ano de existência, sob  a  direção da Prof.ª Miss Jennie W. Kennedy. O internato para meninas funciona no edifício do Sr. Guahyba Varella no Largo da Matriz, com entrada pela Rua Marquês do Herval, n.º 100, onde residem a diretora e família. O Internato para meninos de pouca idade bem como o Externato funcionam nos salões do sobrado do Largo da Matriz com entrada pela Rua Marquês, n.º 98 onde residem o Prof. Camargo, família e mais duas professoras. (Jornal do Povo).

 

1895   Noticia-se em Taubaté a solução, hoje, pelo Presidente dos Estados Unidos, Mr. Cleveland, da secular Questão das Missões no Sul. Deu ganho de causa ao Brasil que tem ocupação das Palmas desde 1840. (O Imparcial).

 

1895   Num dos consistórios da Igreja do Rosário começa a funcionar uma escola gratuita para meninos pobres sob os auspícios do Círculo Católico São Francisco, que fornece material escolar. As matrículas estiveram a cargo do Colégio Sagrado Coração de Jesus. (O Imparcial).

 

1895   Abrem-se as matrículas para adultos no re-cém-criado Curso Noturno de Taubaté regido pelo ilustre prof. e jornalista Antônio José Garcia e que funciona no prédio da cadeia velha na Rua Marquês do Herval, 131 (o prof. foi nomeado de acordo com o art. 8 da lei 88 de 8 de setembro de 1892). (O Imparcial).

 

1898   A augusta e respeitável loja maçônica “Pátria” de Taubaté realiza reunião para eleição de  sua diretoria. (Diário de Taubaté).

 

1898   Removido a pedido (não queria pertencer ao recém-criado bispado do sul de Minas Gerais) do cargo de Vigário de Itajubá, onde fundou a Sociedade São Vicente de Paulo, é nomeado vigário da paróquia de Caçapava o Côn. Antônio Moreira de Souza e Almeida, taubateano, irmão do Côn. Bento A. de Souza Almeida. (Diário de Taubaté).

 

1905   A diretoria do Asilo de Mendigos de Taubaté consegue com a Superiora Provincial das Congregações das Irmãs de São José três irmãs para dirigirem o referido asilo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O Dr. Bento Enéas de Souza e Castro, Intendente Municipal, que já tomou providências no sentido de melhorar a iluminação pública a gás fornecida pela Companhia concessionária do serviço, faz restaurar o chafariz do Largo Dr. Paula de Toledo. (O Norte).

 

1906   Percorre as ruas de Taubaté acompanhado da banda de música João do  Carmo  um  préstito  ou bando precatório, organizado pela Sociedade Malhado Rosa, recolhendo esmolas em benefício das vítimas do sinistro do Aquidaban. (O Norte).

 

1906   Na Sociedade Espírita União e Caridade, o Dr. Ernesto Paixão realiza conferência sobre o  tema “O Ódio”. (O Norte).

 

1914   Anuncia-se em Taubaté para breve a venda de água do Quiririm em garrafões da mesma  forma como vem sendo vendida a água de Tremembé. (O Norte).

 

1914   Estão prontos 2,5km de trilhos da variante da Estrada de Ferro  Central  do  Brasil  que  passará por Tremembé, já tendo sido iniciados os trabalhos da ponte e da praça S. Sebastião. A greve dos trabalhadores foi jugulada com a demissão dos cabeças. Para agente de 2.ª classe foi nomeado o Sr. Octávio Lobo Vianna. (O Norte).

 

1914   É removido para Guaratinguetá o agente da estação local Sr. Clodoaldo Rodrigues dos Santos; para Lorena, o Sr. João Garcia; para Pinda, o conferente Benedito Eugênio. (O Norte).

 

1914   São nomeados: o Sr. João Vieira da Silva, normalista, para reger a escola do bairro  Samambaia neste município; D. Octávia de Oliveira Abreu para a escola mista do bairro do Rio das Antas; D. Heloísa Ferreira Pinto para a escola mista do bairro da Estiva; D. Philomena Massa é nomeada para substituir na escola mista do Baracéa. Com a remoção dos professores vagam as escolas de Andrade Pinto e Pinhão no município de Taubaté. (O Norte).

 

1927   Assume o cargo de juiz preparador e substituto da Comarca de Taubaté o Dr. Leandro Duarte  de Almeida. (O Norte).

 

1934   Encarregado por D. Epaminondas, 1.º bispo de Taubaté, o P.e Antônio de Morais Júnior  organiza a Sociedade dos Operários Católicos de Taubaté que elege sua 1.ª diretoria provisória sob a presidência do Sr. Amadeu Gomes Vieira. (O Lábaro).

 

1934   Realiza-se, em Taubaté, a 1.ª reunião da diretoria da Federação  das  Congregações  Marianas  da Diocese sob a presidência do P.e Ascânio da Cunha Brandão. (O Lábaro).

 

1950   A Delegacia Regional do SESI se transfere da Rua Anízio  Ortiz  Monteiro,  572  para  a  Rua  Dr. Winther, 107. No antigo endereço funcionará o Curso de Aprendizado Doméstico. (Tabaetê).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *