12 de agosto de…

0
Share

Na foto: Alvaro Marcondes de Mattos, prefeito de Taubaté entre 1932 e 1941. Acervo DMPAH.

1774   Nasce em Bristol o poeta e historiador inglês Robert Southey, autor da “História do Brasil”, em 6 volumes. (Folhas).

 

1839   Ato do Presidente da Província dirime dúvidas quanto a limites entre Lorena e Areias.

 

1876   O futuro 1.º Bispo de Taubaté, D. Epaminon-das Nunes D’Ávila e Silva, com sete anos de idade, entra para a escola de primeiras letras do prof. Cândido José de Senna, na cidade natal do Serro Frio (MG). (id.).

 

1876   Passa por Taubaté o Senador Joaquim Flo-riano de Godoy. (A Imprensa de Taubaté).

 

1886   Estabelecimentos que se fazem anunciar em Taubaté: “Ao Ganha Pouco” loja de fazenda e modas do Sr. Carlos Pinto, na Praça Dr. Paula de Toledo; “Bouquet du Fleurs” salão de barbeiro com perfumaria e armarinho na Rua Dr. Falcão Filho, passagem do bonde; “A Loja da Estrela”, na Rua do Patrício, do Sr. Balthazar Antunes da Costa Bastos, de fazendas e roupas feitas; Alfaiataria do Sr. Raphael Moreli na Rua Duque de Caxias, em frente à Matriz; “A Tesoura de Ouro” Alfaiataria do Sr. Francisco Consistre, na Rua Dr. Falcão Filho, pegado ao “Bouquet du Fleurs” (a Rua Dr. Falcão) parece que não era só a antiga Rua das Palmeiras mais o próprio trecho hoje chamado Carneiro de Souza e c.el Jordão; Loja de fazendas, calçados, chapéus do Sr. Francisco Manoel Affonso na Praça Dr. Paula de Toledo; Loja de fazendas, secos e molhados, refinação de açúcar, grande estabelecimento de Carneiro de Souza & C.ia na Rua Visconde do Rio Branco (atacado e varejo); Loja de Seleiro do Sr. Leopoldino Martinho de Abreu na Rua do Dr. Falcão Filho esquina da Praça Dr. Paula de Toledo; Drs. Crescêncio Costa e José Pereira Corsino, advogados à Rua Marquês do Herval, 15, aceitando causas para a zona servida por estrada de ferro de Jacareí a Lorena; Capitão Luiz Sobrinho (armador) empresa funerária; Hotel do Sr. Sebastião Martins com linha de bondes em frente, em pitoresco local; Padaria Taubateense do Sr. José de Souza Martins com depósito de farinhas; Loja do Penna na Rua Dr. Falcão Filho a encontrar com a Praça Dr. Paula de Toledo; “Casa da Sinceridade” dos Srs. Ângelo Navissano & Irmão na Rua do Marquês do Herval, fazendas, ouro, brilhantes, etc; Fábrica de Cerveja do Sr. J. Alves da Rocha Barreto na Rua Marquês do Herval; Fábrica de Cerveja do Sr. Alfredo Max Bunger, no Largo da Estação; Farmácia do Sr. Carlos Adolpho Leonardo, na Praça Dr. Paula de Toledo; Farmácia do Sr. Manoel Ferreira Louro Jr. na Rua do Dr. Souza Alves, canto da Rua do Bispo Rodovalho e Farmácia de José Calasancio no Largo da Matriz pavimento térreo do Grande Hotel. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Tem alta do Hospital de Santa Isabel o Sr. Benedito José Tavarino, operado (sofreu a operação “Roser” secessão de parte da 7.ª costela) pelo Dr. Emílio T. Winther, auxiliado pelos Drs. Monteiro e Reichert. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Noticia-se o falecimento de D. Maria Teixeira de Souza Alves que deve ser esposa do Sr. Antônio Teixeira de Souza Alves. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   De mudança para a Corte, onde vão residir, despedem-se o Sr. A. Carlos Pereira e D. Francisca Elvira Pereira. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Na Rua Duque de Caxias está o “Externato Camargo” sob a direção do prof. bel. J. Antônio de Camargo, com cursos primário (4$000 por mês) e secundário (8$000 por mês) compreendendo preparatórios para o Colégio Pedro II e Academias do Império, com distribuição trimestral de boletins de freqüência, aplicação e comportamento dos alunos. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   À Rua do Patrício, 73 está a ourivesaria “Au bon diable” de Miguel Dibelli & Cia. (Gazeta de Taubaté).

 

1905   Honório Jovino respondendo pelo Jornal de Taubaté artigo do periódico local o “Astro” em que se defende a possibilidade de se editar em Taubaté publicação genuinamente literária (revista) diz de suas tentativas em que perdeu tempo e dinheiro pois há alguns anos dirigiu em Taubaté com Tavares Filho a revista “Sedra” de que saíram apenas dois números com 32 páginas de prosa e verso (deve ser em média 16 cada uma), estampou clichês e não recebeu assinaturas. Há coisa de um ano (meados de 1904) tentou a publicação da revista “Aurora” sem resultado. Na revista “Sedra” colaboraram: Alfredo Penna, Aristides Pinheiro, Bernardino Querido, Carlos Varella, Emílio Kemp, Ernesto Sampaio, Arthur Goulart, Afonso Vieira, Brás Curtu, Fernando de Matos, Lopes Guimarães, José Nogueira, Augusto Querido, João de Deus Filho, Luiz Tapajós, Luciano Gualberto, Monteiro Lobato, Rodrigo Garcez e Pereira de Mattos.

Em concurso aberto para o 1.º número da revista “Aurora” só se apresentaram durante um mês 3 concorrentes sendo 2 de Niterói e 1 de Guaratinguetá. Essa tentativa foi feita com o Dr. Alfredo Penna. (Jornal de Taubaté).

 

1908   O Governo do Estado concede autorização ao Sr. Antônio Alves Moutinho para o estabeleci-mento de uma linha telefônica ligando Pindamonhangaba aos municípios de Taubaté, Tremembé, São Bento do Sapucaí, e Guara-tinguetá. (Athayde Marcondes, Pinda, p. 78).

 

1910   Enfermo, procedente de Caçapava, chega a Taubaté de volta de longa e profícua visita pastoral que não pôde concluir completa-mente, o Ex.mo Rev.mo Sr. D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté que é condignamente recebido por cerca de 3000 pessoas, salva de 21 tiros e acordes da banda João do Carmo. (O Norte).

 

1913   Segue de mudança para São Paulo o Sr. José Gaspar Alves dos Santos, pai do Sr. Elpídio Borges, diretor-gerente de A Federação, jornal oposicionista local, que aqui residiu por muitos anos. (A Federação).

 

1914   Encontra-se em Taubaté com a Ex.ma família o Dr. Antônio Augusto de Albuquerque Pessoa, hospedado em casa de seu sogro o Sr. Fernando Gomes Nogueira. (O Norte).

 

1914   D. Ana Rosa Nogueira de Freitas é designada para substituir a Prof.a Maria Gertrudes Guima-rães do Bairro do Pinhão que se licenciou por 3 meses; o prof. Pergentino Marcondes de Oliveira é removido a pedido da escola do Bairro do Palmital para a do Pinheirinho. (O Norte).

 

1914   A Imprensa Taubateana vem cuidando diariamente da conflagração européia. Noticia-se o assassinato (ontem) na Alemanha do Dr. Bernardino de Campos, membro da Comissão Diretora do Partido Republicano Paulista e Senador Estadual. Foi vítima de assalto para ser roubado, estando sua senhora em estado grave. Confirma-se o assalto por soldados bavaros na Alemanha mas não a morte, na fronteira com a Suíça. (O Norte).

 

1914   Às 11h50min da noite morre em Taubaté na sua residência à Rua Visconde do Rio Branco, 27 o capitão Francisco Domingues de Mattos, agricultor no município e que ultimamente exercia o cargo de ajudante do Procurador da República. Era natural de Natividade, filho do Sr. Francisco de Paula Moreira de Mattos e de D. Mariana Domingos de Mattos. Casou-se em Taubaté com D. Cândida Marcondes de Mattos, filha do c.el José Benedito Marcondes de Mattos. Morre aos 45 anos deixando oito filhos todos menores. Era irmão do Sr. Homero de Paula Mattos, Nélson de Mattos e Dr. Cícero de Paula Mattos; cunhado do capitão Augusto Marcondes de Mattos, 2.º tabelião da Comarca; do Dr. Francisco Marcondes de Mattos, Dr. Silva Barros, Dr. Euchário Re-bouças, cap. José Domingues Ribas, Alberto Guisard e Daniel Rachou. (O Norte).

 

1934   O Sr. Evandro Campos assume a gerência do jornal católico Santuário de Santa Teresinha, em substituição do P.e Francisco Eloy de Almeida que se afasta por motivo de saúde. (O Momento).

 

1938   Toma posse do cargo de Prefeito Municipal de Taubaté o ilustre taubateano Dr. Álvaro Marcondes de Mattos de tradicional família local. (O Momento de 18/8/1940).

 

1941   Morre em Jacareí onde residia o Sr. Benedito Gonçalves, casado com D. Maria Antônia dos Santos Gonçalves. Era irmão de Frei Angélico de Roseira, guardião do Convento de Santa Clara, em cujo cemitério foi sepultado; da Irmã Guilhermina da Congregação de São José e de D. Escolástica Chiste. (O Momento).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *