25 de janeiro de…

0
Share

1883   Encontra-se em Taubaté o Sr. comendador João Dias Cardoso, fazendeiro no município e residente na Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A imprensa local tendo em vista que uma Comissão procede à revisão do nosso Codigo de Posturas Municipais lembra que devem ser taxados os afinadores de pianos, os profes-sores e cavalheiros de indústria inconve-nientes às vezes, alienígenas que por aqui passam às chusmas sem se saber bem quem são e sem pagar impostos, enquanto que um jornal paga 50$000 e um cantador de esquina 15$000 de indústria e profissões. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Seguem para São Paulo a fim de prestarem exames na Faculdade de Direito 14 alunos do Colégio de São João Evangelista do prof. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Cogita-se da construção de uma linha de bondes a vapor entre São Luís do Paraitinga e Taubaté para escoamento da produção (café, açúcar, mantimentos, etc.) daquele município, inclusive através da E. F. São Paulo & Rio e trânsito de passageiros, em cujo percurso residem milhares de pessoas. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   No Largo do Rosário, canto da rua do Sacramento, está o estabelecimento do sr. João Baptista Goes, (artista) anunciando papéis pintados dos mais bonitos padrões. (Gazeta de Taubaté).

 

 1884   De volta da cidade onde viera fazer compras por ordem de seu pai, capitão Diogo José Freire, residente no bairro do Piracangaguá, desaparece o menino de 14 anos Arthur Sérgio Freire por lhe terem, na volta, no bairro das Caveiras, dado cabo do restante da importância de 50$000 que trouxera, convidado que foi a entrar em casa de José Maria. Fugiu. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O alemão conhecido por João Maia é encontrado morto em um quarto de aluguel no Largo do Teatro tendo em seu poder letras no valor de 4:000$000. (Gazeta de Taubaté)

 

1891   Fica restabelecido o trânsito, com segurança, entre Taubaté e o sul de Minas, graças às providências tomadas pelo Sr. João Affonso Vieira, presidente do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté e do Sr. José Antônio Carneiro de Souza, relator da Comissão de Obras da mesma que, tendo visitado e examinado pessoalmente a ponte sobre o rio Paraíba em Tremembé providenciaram 30 dúzias de pranchões sob sua responsa-bilidade para conserto da mesma para o que não era suficiente a verba cedida pelo Governo do Estado destinada ao conserto da estrada para Minas. (Jornal do Povo).

 

1895   Chove em Taubaté desde 24 de dezembro último, causando prejuízos diversos. Há 20 km. de leito da Central do Brasil submersos, com o tráfego dificultado. Foi suprimido o trem misto da manhã. Para o Rio de Janeiro o tráfego está interrompido. (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se o falecimento em São Paulo de D. Anna Joaquina de Oliveira, avó do capitão José Benedito da Conceição China, inspetor literário do 11.º distrito. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. cap. Antônio José de Oliveira Sampaio, tabelião em Caçapava, recebe em São Paulo a “Medalha Uruguaia” comemorativa das lutas contra o ditador Lopes. (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se a próxima abertura de escritório de advocacia do Sr. Francisco das Chagas Monteiro que para isso vai requerer exame perante a Redação. (O Imparcial).

 

1901   Repercute em Taubaté o falecimento a 22 do corrente, na Ilha de Wight, de Sua Majestade a Rainha Vitória Alexandrina da Inglaterra, com 63 anos de reinado e 82 de idade, pois subiu ao trono a 20 de julho de 1837. Era filha de Eduardo, Duque de Kent, 4.º filho de Jorge III e da princesa Vitória de Saxa Coburgo. Nasceu em Londres a 24 de maio de 1819. Sucedeu a seu tio Guilherme IV e foi coroada a 28 de junho de 1837. A 10 de fevereiro de 1840 contratou casamento com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo falecido a 14 de dezembro de 1861. A 9 de novembro de 1841 nasce-lhe o príncipe de Gales, Alberto Eduardo, herdeiro da coroa e monarca sucessor, duque de York que vai governar com o nome de Eduardo VII. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Chega a Taubaté a notícia de que o célebre compositor Giusepe Verdi está moribundo na Itália aguardando-se o desenlace para qualquer momento. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Uma criança do sexo masculino, tendo ao lado uma mamadeira e ao lado uma lata de leite condensado, regulando 3 meses de idade é encontrada na calçada da residência do Dr. Francisco de Camargo que por ordem policial fica depositada na casa do sargento Salvador Alves dos Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Pelo Expresso (trem) da manhã por motivo de doença, o Dr. Mello Cunha retira-se de Taubaté, despedindo-se publicamente. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com licença paroquial a população do bairro do Taboão do município de Taubaté realiza piedosa romaria à capela de Santa Luzia onde é celebrada missa pelo Rev.do P.e José Alves e é ofertada à capela um par de jarras de cristal como lembrança. (A Verdade).

 

1905   O Papa Pio X envia ao ilustre taubateano Mons. Miguel Martins, Protonotário Apostólico, Breve Pontifício concedendo indulgência plenária aos fiéis que assistirem às suas pregações e receberem ao fim a bênção com a Cruz. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Inaugura-se solenemente em Lorena o serviço de iluminação pública à eletricidade, com a presença do vigário geral da diocese de Taubaté, Mons. Antônio do Nascimento Castro representando D. Epaminondas, especialmen-te convidado que benzeu a usina da Empresa São Paulo e Rio. (O Lábaro).

 

1913   Inaugura-se solenemente em Taubaté a iluminação elétrica gerada por usina a vapor, encerrando-se o ciclo de iluminação a gás e querosene. A rede instalada com lâmpadas Osram eram de 500, 100, 50 e 32 velas tem cerca de 25km de extensão havendo ainda ruas privadas de luz. A depressão e vermelhidão das lâmpadas que as vezes se observa é devido à lenha menos seca. (O Norte – relatório do Prefeito).

 

1913   Realizam-se em Taubaté, num sábado, as solenidades de inauguração da iluminação elétrica fornecida por usina da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio estabelecida no antigo prédio do gasômetro que é benzida às 19hs. por Mons. Antônio Nascimento Castro com a presença de autoridades locais, Câmara e imprensa. Posto em movimento grande motor o c.el José Gomes Nogueira, presidente da Câmara, aciona alavanca da usina, iluminando a cidade. A Corporação Musical “Philarmônica Taubateense” executa alegre dobrado, presente o povo no pátio em frente da usina. Forma-se préstito que se dirige à Câmara Municipal onde às 8h30min realiza-se sessão solene com a presença do c.el José Gomes Nogueira, vereadores Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, c.el Antônio Felício, Bernardo Ambrogi, Antônio Valente da Silva, major João Bonifácio de Moura Sobrinho, Joaquim Mariano de Moura Guimarães, Dr. Gastão Câmara Leal (Prefeito) e Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa. O Presidente convida para compor a mesa o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito, Mons. Castro representando o Sr. Bispo e o P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário da paróquia. Fala o presidente que libera a palavra. Falam o Juiz de Direito, Mons. Castro, Dr. Silva Barros, Dr. Pedro Costa, Gastão C. Leal e Antônio Felício. Em nome da Empresa de Eletricidade falou o Dr. José A. Fonseca Rodrigues agradecendo referências feitas ao corpo de engenheiros da empresa. Terminada a sessão e lavrada ata, na sala das comissões serviu-se champanhe havendo troca de brindes. Estiveram presentes representantes da imprensa da capital “Correio” e “Estado”. Em coretos preparados nas praças da Catedral e do Convênio executaram peças as bandas “Philarmônica” e “João do Carmo”. (A Federação).

 

1914   No campo do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março, o Taubaté Foot Ball Club enfrenta o Clube Atlético Caçapavano às 17:00 horas com o seguinte quadro: Paulino – Simi e Vicente – Pereira, Cincinato e Thomaz – Jajá, Areão (cap.) Agostinho, Octacílio e Hugo. Reservas: Ramos, Juca, Roseti e Bicudo. A entrada custa $500rs. Devido a incidente os visitantes abandonam o campo. (O Norte).

 

1914   Realizam-se as cerimônias de entronização da imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo no salão do júri de Taubaté.

A cidade é embandeirada. Após a missa conventual a comissão promotora (Dr. Eusébio Câmara Leal, Prof. Pio Teles Peixoto, diretor do Grupo Escolar Lopes Chaves e Prof. Álvaro Ortiz, diretor do 2.º Grupo) entra na Catedral apresentando a imagem à bênção por D. Epaminondas. Procissão percorre as ruas com cerca de 2000 pessoas. Chegam ao foro às 13:00 horas onde o crucifixo é recebido por uma comissão composta do Dr. Gabriel de Toledo e Dr. César Costa. Há sessão presidida pelo juiz de direito Dr. Francisco Cardoso Ribeiro. Tomam parte 4 bandas de música: de Pinda, de Caçapava, de Quiririm e a “Philarmônica Taubateense”. A imagem de Cristo fora retirada do júri com a Proclamação da República e a separação da Igreja, do Estado. (O Norte).

 

1914   Para festeiros de São Sebastião em 1915 no bairro dos Remédios são sorteados o Sr. Antônio Ribeiro de Alcântara e D. Maria Rosa Monteiro. (O Norte).

 

1914   O Sr. José Ramos Ortiz é diretor-contador da Câmara Municipal de Taubaté – assina edital. (O Norte).

 

1936   Funda-se em Taubaté o jornal “O Momento” sob a direção do Dr. Avelino Correa Porto de Abreu, redação de Gentil de Camargo e gerência de Miguel Félix Carneiro, como 2.ª fase de “O Taubateano”. (O Momento de 25/01/1941 – Ano VI, n.º 335).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *