13 de dezembro de…

0
Share

Na imagem, gravura de D. Manuel. (cidadanialusofona.wordpress.com)

1521   Morre o rei D. Manuel, sob cujo reinado se descobriu o Brasil e se fizeram as primeiras explorações do nosso litoral. (Rio Branco, Efemérides p. 593).

 

1732   Morre em Lisboa Pedro de Vasconcelos de Sousa, 3.º Conde de Castelo Melhor, que governou o Brasil de 14 de outubro de 1711 a 13 de junho de 1714. (Rio Branco, Efemérides p. 593).

 

1868   Morre em Munich o naturalista Carlos Frede-rico Philippe von Martius que viajou pelo Brasil de 1817 a 1820, com Spix, e nasceu em Erlangen, na Baviera, em 1794. (Rio Branco, Ef. p. 594).

 

1883   Pelo “Expresso (trem)” chegam a esta cidade os taubateanos Thomaz Pereira da Fonseca residente e proprietário em Campinas e J. Therésio Pereira da Fonseca, farmacêutico em Mogi Mirim. (Gazeta de Taubaté).

 

1905   No colégio Progresso que funciona na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté realizam-se os exames finais. O colégio  é dirigido pelo Sr. Bernardino Querido. Para sábado, dia 16, está previsto um espetáculo no teatrinho da Associação promovido pelos alunos desse colégio. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A C.ia Norte de São Paulo, concessionária do serviço de abastecimento de água, avisa que a partir de 1.º de janeiro de 1906 se restringirá ao cumprimento de seu contrato, suprimindo todas as concessões feitas, com prejuízo de suas rendas, por alguns de seus diretores. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A sociedade Carmo Cintra & Irmão é pro-prietária da Empresa de Gás e Óleos Minerais de Taubaté e da Empresa de Bondes a Vapor Taubaté-Tremembé na Rua Bispo Rodovalho (gasômetro). (Jornal de Taubaté).

 

1913   Noticia-se a estada em Taubaté dos Srs. Lívio Rodrigues e Calixto Marim Portel, funcionários da Contadoria dos Correios de São Paulo que inspecionaram a agência local de que é tesoureiro o Sr. Getúlio Vieira e constataram a necessidade de adversos melhoramentos urgentes. (A Federação).

 

1913   O c.el Francisco Gomes Vieira era casado com D. Maria Guimarães Vieira, filha do Comen-dador Luiz José da Silva Guimarães, nesta data já falecido, pois corre seu inventário. (A Federação).

 

1913   A comissão de cavalheiros que estuda a possibilidade de organizar em Taubaté um orfanato para meninos pobres desamparados anuncia para breve quermesse no jardim público da Praça Dr. Barbosa de Oliveira, em benefício daquela obra. (A Federação).

 

1913   No Hotel Pereira realiza-se concorrido almoço com que o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito, homenageia o Dr. Francisco Fontes de Rezende que por muito tempo, 4 anos, vinha a contento geral exercendo o então espinhoso cargo de delegado de polícia de Taubaté e que parte hoje pelo “Rápido” (trem) para São Paulo donde irá assumir o cargo em Ribeirão Preto.

No almoço ao Dr. Rezende falam o ofertante Dr. Cardoso Ribeiro e o ten. Arthur Vieira, sub-delegado em exercício, que o substituiu. Ao final o homenageado agradeceu. O seu embarque foi muito concorrido. (A Federação).

 

1913   Instala-se à Rua Visconde do Rio Branco, junto à Casa Cabral nova casa comercial de calçados finos de propriedade do Sr. A. Villa Conde. Acha-se funcionando, recém-fundada. (A Federação).

 

1914   Na capela do Bairro do Cristóvão realizam-se as tradicionais festas de Santa Luzia com missa solene às 9h. celebrada pelo Rev.do P.e Custódio Bernardo da Silva, novena à tarde, seguindo-se leilão em benefício da capela. (O Norte).

 

1914   O Sr. João Paquier torna público que está habilitado para fornecer água de Tremembé mediante o pagamento mensal de 5$000 ou $200 por garrafão. (O Norte).

 

1914   O Circo Oriente de partida para Caçapava, anuncia seu último espetáculo, com a farsa de costumes nacionais “O Rei do Inferno” a cargo do popular Alcebíades Pereira. (O Norte).

 

1914   O Sr. Alfredo Pujol em nome da Comissão de Justiça, apresenta ao Congresso Estadual projeto de lei tornando acessível às mulheres os cargos administrativos nas repartições públicas estaduais estabelecimentos do Estado, compatíveis com o seu sexo e habilita-ções, conquanto que não envolvam qualquer partícula de autoridade. (O Norte).

 

1931   “A Folha”, jornal local, noticia o falecimento em Itabuna, na Bahia, do Dr. Antônio Gomes Winther, irmão do prof. Clóvis Winther, lente de desenho do Ginásio Diocesano. (Deve ter morrido a 8. A missa de 7º dia foi dia 15). (A Folha).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *