25 de agosto de…

0
Share

1782   A Câmara da Vila de São Francisco das Cha-gas de Taubaté publica edital para o asseio das ruas e mais coisas necessárias à recep-ção do Ex.mo e Rev.mo Sr. Bispo. (Atas I – 71).

 

1787   O capitão Euzébio José de Araújo toma posse do cargo de Juiz de Órfãos trienal para que fora eleito no dia 20 transato, para o que apresenta carta de confirmação e usança passada pelo Desembargador Ouvidor-geral e Corregedor da Comarca Dr. Miguel Marcelino Veloso e Gama.

Na mesma sessão da Câmara de Taubaté, Dionisio José da Silva, tendo apresentado sua provisão passada pela mesma autoridade acima referida, toma posse do cargo de Escrivão da Vara.

Faz ainda a indicação para tesoureiro do Cofre dos Órfãos da Vila de Taubaté na pessoa do Ajudante Manuel de Oliveira que será notificado. (Atas I, pp. 176 e 177).

 

1803   Nasce na Estrela, província do Rio de Janeiro, Luiz Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, falecido a 7 de maio de 1880. (Rio Branco, Efemérides, p. 397).

 

1822   O príncipe-regente D. Pedro entra solene-mente na cidade de São Paulo, donde partiria a 5 de setembro para Santos. (Rio Branco, Efemérides, p. 397).

 

1872   Morre no Rio de Janeiro Cândido Borges Monteiro, Visconde de Itaúna, ex-presidente da Província de São Paulo. (Folhas).

 

1889   Morre em Taubaté o Sr. Antônio Samuel Marcondes de Mello. (Jornal do Povo).

 

1892   A lei n.º 80 cria, entre outras, as Comarcas de Santa Branca e Valparaíba, no Vale do Paraíba. (Folhas).

 

1892   O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e o Sr. Guiseppe Gibelli organizam sociedade para fabricação de produtos cerâmicos e moinho de fubá que em 1895 viria a ser dissolvida judicialmente pelo abandono da gerência pelo segundo sócio. (O Popular).

 

1900   Lei Municipal n.º 61 em cumprimento de Lei Estadual n.º 686 torna municipais as escolas provisórias do município até então mantidas pelo Estado e nomeia seus professores com o vencimento de 900$000 anuais. (Jornal de Taubaté).

 

1910   “O Caixeiro” órgão da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté resolve suspender temporariamente sua circulação. (O Norte).

 

1910   Inaugura-se na Praça da Catedral o estabelecimento comercial da firma Nepo-muceno & Cia denominado “A Ideal” onde se servem leite, finos doces, bebidas e cigarros, ponto de reunião da mocidade e das famílias taubateanas. (O Norte).

 

1910   Sua Santidade o Papa Pio X recebe em audiência particular o Rev.mo Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, deputado federal pelo nosso distrito de Taubaté, apresentado pelo ministro do Brasil junto a Santa Sé Dr. Bruno Chaves. (O Norte).

 

1910   No Convento de Santa Clara celebra-se missa de réquiem em sufrágio da alma do Rev.mo frade Frei Luiz, falecido na Europa e 1.º Guardião da Ordem Capuchinha em Taubaté. (O Norte).

 

1912   Chega a Taubaté procedente do Rio de Janeiro D. João Batista Corrêa Nery, bispo de Campinas, hospedando-se na residência do P.e Antônio Vieira coadjutor da paróquia, na ausência de D. Epaminondas, em visitas pastorais. (O Lábaro).

 

1914   No mosteiro de Santa Clara realizam-se as so-lenidades em honra de São Luiz, rei da Fran-ça, patrono da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. (O Norte).

 

1914   Circula em Taubaté o 2.º número de “A Vio-leta” comemorando o 2.º aniversário de funda-ção da tipografia e papelaria do mesmo nome de propriedade de Marcondes & Murat, de que é órgão de propaganda. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. Elias de Barros componente da Corporação Musical “João do Carmo”. (O Norte).

 

1927   Morre em Taubaté com 78 anos D. Maria Antônia Monteiro progenitora do Rev.mo P.e Israel Luiz Moreira, taubateano, coadjutor da paróquia de Caçapava. (O Norte).

 

1939   Retira-se para Itu, depois de 28 anos dos rele-vantes serviços prestados à religião, à educa-ção em Taubaté e ao Externato em São José de que foi diretora por muito tempo, a veneran-da Irmã Maria Ignez. (O Lábaro).

 

1939   Realizam-se no campo do Esporte Club Taubaté as cerimônias de juramento à Ban-deira dos novos voluntários do 5.º B.C. aquartelados em Taubaté. (O Lábaro).

 

1940   Na sede do São Cristóvão Futebol Club realiza-se um festival em benefício dos doentes do Asilo Colônia Santo Ângelo. (O Momento).

 

1945   Aniversaria o Sr. José Augusto Luz, o chefe das oficinas do jornal local “Nossa Terra” (peri-to gráfico) e secretário da Federação das Congregações Marianas da diocese. (Taubaté Jornal).

 

1945   Noticia-se o falecimento em Taubaté em avançada idade do prof. José Ricardo de Andrade, casado com a Sr.a Antônia de Andrade, progenitores do Sr. Benedito de Andrade, residente em São Paulo. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Santuário do Bom Jesus do Tremembé passa por acentuada reforma graças a operosidade de seu Cura Rev. Pe José Couto e a generosidade do Sr. Alberto Guisard e sua Ex.ma esposa que contribuíram com 200 mil cruzeiros. Terá altar de mármore, nova grade de comunhão, piso de mosaico, nova pintura. A sagração do novo altar só se dará após o da nossa Catedral, Igreja Mãe também em reforma. (Taubaté Jornal).

 

1945   Está em construção na vizinha cidade de Tremembé um hospital que será mantido pela Irmandade Filantrópica do Senhor Bom Jesus da Santa Casa de Misericórdia de Tremembé, para cujas obras o Sr. Alberto Guisard ofereceu o importante donativo de Cr$ 300.000,00. (Taubaté Jornal).

 

1945   A reportagem do Taubaté Jornal entrevista a exímia pianista D. Escolástica Vieira que aos 7 anos já revelava sua vocação. Fez todo o curso de piano, de harmonia e contraponto com os professores H. Rueger e F. Franceschini. Lecionouem São Paulo durante 20 anos (taubateana) enquanto se aperfeiçoava com Chiafareli. Foi professora de piano do Colégio Stafford e no Colégio Moreira. Entre outros recitais deu um no Club Germânia a que uma de suas ex-alunas esposa então de eminente membro do governo, leva influentes políticos de então. O ensino de piano, diz, está muito difundido em Taubaté onde lecionam suas ex-alunas, mas as crianças são então atraídas por outras diversões e compromissos sociais. (Taubaté Jornal).

 

1945   Anuncia-se a volta do saudoso locutor Hilton de Aguiar ao microfone da Rádio Difusora Taubaté ZWA-8 e o prosseguimento das obras de construção de seu novo transmissor. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Liga Eleitoral Católica, além de seu posto central de alistamento que funciona na sede da Junta Regional à Rua Visconde do Rio Branco, mantém, recentemente inaugurados, postos de alistamento nos Bairros do Belém, da Estiva e Vila Nossa Senhora das Graças. (Taubaté Jornal).

 

1945   Ao meio-dia realizam-se no novo restaurante do Taubaté Country Club almoço oferecido pe-la Companhia de Cinemas do Vale do Paraíba pela inauguração ontem do Cine Urupês, de confraternização entre diretores, elementos da construtora Companhia Predial de Taubaté, distribuidores e exibidores da capital e da zona, representantes da imprensa. À sobremesa fala o Dr. Raul Guisard, presidente da Companhia analisando o desenvolvimento da indústria cinematográfica e agradecendo a presença de todos. Fala o Sr. Oswaldo B. Guisard, pela imprensa e se tiram fotos. Recordam-se os tempos velhos dos barracões em que se passavam 20 fitas por 300 réis. (Taubaté Jornal).

 

1945   Em comemoração a passagem do Dia do Soldado, às 9h realizam-se na Praça D. Epaminondas as cerimônias de juramento à bandeira por um grupo de militares do 5.º B.C. da Força Pública e a seguir o cap. Renê da Silva Velho faz a leitura de boletim alusivo à data e anuncia o nome de vários elementos do batalhão premiados no último concurso de tiro. A banda militar toca o hino nacional entoado pelos presentes e dá-se uma revoada de pombos-correio. Desfilam em continência à bandeira a tropa do 5.º B.C. sob o comando do tenente Francisco Vieira da Fonseca e o Tiro de Guerra 445 do instrutor sargento Luiz Eugênio Soares. O ten. c.el comandante do 5.º B.C. Domingos Ramos é cumprimentado pelas autoridades presentes. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Casa de Taubaté no Prédio Urupês numa de suas importantes vitrinas faz exposição simbó-lica em homenagem ao soldado expedicionário brasileiro. (Taubaté Jornal).

 

1946   Projeta-se a abertura da travessa que viria a se chamar Mons. Siqueira ligando a recém-aberta travessa que ligou a Rua Barão da Pedra Negra à Rua Anízio Ortiz Monteiro e que recebeu o nome de Francisco de Barros. (Folha Democrática, órgão oposicionista local da UDN).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *