31 de agosto de…

0
Share

1740   Morre em Lisboa o 4.º Bispo do Rio de Janeiro, D. Frei Antônio de Guadalupe. (Rio Branco, Efemérides, p. 403).

1869   Nasce o Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, diretor do Instituto Correcional de Taubaté onde foi Prefeito, fundador da Conferência (1.ª) de São Vicente, faleceu em Taubaté a 24/7/1940. (O Norte de 28/8/1927).

 

1869   Nasce no Rio de Janeiro o Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, falecido em Taubaté a 24 de julho de 1940.

 

1874   Charles Bernard e Sebastião Gomes da Silva Belfort contratam a construção de uma estrada de ferro por tração animada entre o Porto de Ubatuba e a cidade de Guaratinguetá com um ramal para Pindamonhangaba, mas reconhecem logo a inexequibilidade do contrato sendo infrutíferos os esforços empregados para a organização de uma companhia. A lei provincial n.º 8 de 20 de março de 1875 (vide) procurou socorrê-los. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   O bissemanário local “Gazeta de Taubaté” passa a ser publicado nos dias 5, 10, 15, 20, 25 e 30 de cada mês. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Encontra-se em Taubaté o Sr. C. Bischoff, fotógrafo, que de passagem por esta cidade oferece seus préstimos, exibindo seus trabalhos na Farmácia Alemã e no Hotel Central, estando hospedado na Rua Marquês do Herval, 194. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté revida notícia dada pela folha oficial “Ypiranga”, do dia 25, noticiando a chegada aqui da Companhia Teatral do Sr. Moreira de Vasconcelos na terra dos balainhos. E diz completando que Taubaté não só é terra dos balainhos, mas de bondes, de fábricas, de ótima cerveja, de refinação de açúcar a vapor, de telhas francesas, de gás e óleos minerais, etc.

 

1883   A Rua Marquês do Herval, 71 (antiga casa do Sr. Joaquim Vicente de Andrade) o Sr. Sebastião José Martins reabre sua Padaria e Confeitaria das Famílias onde anuncia pão francês e provença e doces. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A tipografia da Gazeta de Taubaté está na Rua Visconde do Rio Branco, 2. Na mesma rua está a farmácia do Sr. José Pedro Malhado Rosa. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O escrivão de paz e polícia muda-se da Rua Marquês do Herval, 202, para a Rua do Humaitá, 79. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté o Sr. Joaquim Vieira de Moura, pertencente ao Partido Liberal e 4.º juiz de paz do atual quatriênio. Casado com D. Marianna Vieira de Moura. (Jornal do Povo).

 

1889   Realizam-se em Taubaté eleições para deputado geral a que comparecem 340 eleitores com o seguinte resultado: Conse-lheiros Moreira de Barros 266 votos, Barão de Santa Branca 52 votos e Dr. Luiz Pereira Barreto 22 votos. (Jornal do Povo).

 

1890   A Companhia de Bondes do Tremembé realiza assembléia extraordinária. São diretores: Carlos José da Silva Pinto e Antônio Gomes de Souza Penna. (Jornal do Povo).

 

1890   A Liga Beneficente dos Homens do trabalho de Taubaté realiza sua 4.ª reunião preparatória e-legendo sua diretoria: Presidente, João Baptista Góes; 1.º secretário, João Pereira de Souza Penna; 2.º secretário, Antônio Bittencourt; tesoureiro, José de Souza Martins; procurador, José Vilela Cardoso. Foi nomeada a seguinte comissão para a elaboração dos estatutos: Dr. João Malta Júnior, Raphael Morelli, José Vilela Cardoso e Antônio Emílio de Souza Pena. O Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira põe à disposição o Jornal do Povo. Já há 110 sócios. (Jornal do Povo).

 

1890   A Companhia de Bondes a Vapor Taubaté a Tremembé publica o seu balancete de 1889 pelo qual se verifica que a média mensal de receita é de cerca de 540$000 durante o ano. Em julho sobe a 1:397$100 para atingir em agosto 5:405$980 devido às festas do Tremembé. Verifica-se ainda que a Companhia se encarrega às vezes da conservação da linha do bonde urbano de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1894   O Banco de Crédito Real São Paulo e Minas, de Taubaté, realiza o 1.º sorteio de letras hipotecárias em número de 67 e no valor de 6:700$00. O capital do Banco é de 400:000$00 de que realizou já cerca de 40%. O Sr. José Cyrillo Lobato é o diretor secretário e o Sr. José Rabello, o diretor da Carteira Hipotecária, que acumulam o cargo de diretor presidente em decorrência da desistência do senhor major João Baptista Alves Mourão. Fazem-no sem honorários e por isso não haverá eleição para o cargo, por economia. O Banco tem um único empregado: o Sr. João Baptista da Costa Leite, encarregado do expediente. O Conselho Fiscal é composto dos Srs. João Affonso Vieira, Manoel José Borges e John Milne Tindall. (O Popular de 10/03/1895).

 

1901   Do balancete do mês de agosto da Câmara Municipal  de  Taubaté, subscrito pelo procura-dor Sr. José Francisco de Moura consta a despesa de 5 contos feita com a compra do prédio de D. Ana Galvão para ampliação da Área decorrente da demolição da cadeia velha na rua da cadeia (hoje Dr. Pedro Costa) esquina da Rua São José, para construção do prédio do 1.º Grupo Escolar. Da receita consta o auxílio de 250$000 do governo do Estado para o Grupo Escolar, além de 15:806$860 para auxílio às escolas municipais. (Jornal de Taubaté).

 

1902   Na vaga de vereador decorrente da renúncia do Dr. José de Sá Rocha ocorrida em abril deste ano é empossado o Sr. Virgílio Cabral que foi eleito em maio. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Joaquim Lopes Chaves, senador federal, Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado estadual e presidente de nossa Câmara Municipal, c.el José Benedito Marcondes de Mattos e c.el Luiz Antão da Silva Soares, deputados estaduais, realizam conferência com o Dr. Jorge Tibiriçá, presidente do Estado em que pleiteiam a pronta execução à lei 422 de 29 de julho de 1896 que autorizou a construção de uma estrada de ferro ligando o porto de São Sebastião ao Sul de Minas (São Bento do Sapucaí) com passagem por Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   É quinta-feira e estréia em Taubaté no Teatro São João a Companhia Dramática Francisco Santos vinda de Guaratinguetá com a peça “Voluntário de Cuba” drama em três atos de Leopoldo Cano. Oficiou a Philarmônica Taubateense, sob a regência do maestro Antônio Penzo. (Jornal de Taubaté e A Verdade).

 

1905   O Sport Club Taubaté desiste do arrenda-mento do Campo do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março por ser insuficiente a sua receita mensal para fazer frente às despesas dos espetáculos que ali vinha promovendo, corridas de bicicleta, lutas romanas, etc. (Jornal de Taubaté).

 

1910   A Empresa Telefônica Pindamonhangabense de que é agente o Sr. Francisco Braga Jr. inaugura agência em Guaratinguetá que é ligada assim com Taubaté, Pinda, Moreira César, Roseira e Aparecida à margem da Central do Brasil e Tremembé, Raiz da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapu-caí e Campos do Jordão. (O Norte).

 

1912   De volta de visita pastoral a Campos Novos de Cunha e outras capelas, chega a Taubaté D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, nosso 1.º bispo. (O Lábaro).

 

1913   O Sr. J. Augusto Cabral, proprietário da Casa Cabral recentemente transferida da Praça da Catedral para o novo prédio da esquina da Rua Carneiro de Souza com a Rua Visconde do Rio Branco, inaugura o sistema de propaganda que chama “Vender de Graça” e efetua o 1.º sorteio correspondente ao mês de agosto. Foi sorteado o número 19 dia em que a loja vendeu 94$000 cuja importância será distribuída em mercadorias aos fregueses portadores de cupons desse dia. (A Federação).

 

1913   Realizam-se em Paraibuna as solenidades de inauguração de iluminação pública e particular à eletricidade, bem como da estrada que liga aquela cidade a São José dos Campos, adaptada ao trânsito de automóveis. (A Federação).

 

1914   Às 16h em delicado andor e imponente pro-cessão Santa Isabel é retirada da capela do antigo Hospital do Largo do Convento (Praça Mons. Silva Barros) para inauguração do novo Hospital na Av. Tindall. Na sala de visita do velho hospital ainda se vêm os retratos de Bento Monteiro, Mariano Moreira (Barão do Pouso Frio) e D. José Pereira da Silva Barros a trindade augusta de beneméritos do Hospital o mais importante da zona Norte, um dos melhores de São Paulo do Dr. Winther notável operador, apostolo da ciência; do Dr. José Francisco Monteiro, o Dr. Monteiro; do Dr. Souza Alves, Guimarães, Barbosa de Oliveira, abenegados clínicos e do sobrevivente Dr. Domingos G. Barata que como vereador também não esquecia oportunidade de fazer a Câmara Municipal auxiliar a Santa Casa; Dr. Urbano Figueira a quem deve o estabelecimento inestimáveis serviços. A imagem de Santa Isabel conduzida pelos Irmãos componentes da Mesa Regedora da Irmandade de Misericórdia, mantenedora do Hospital, sobe a Rua Duque de Caxias, passa pela Praça da Catedral, entra na Rua Carneiro de Souza, vai ao Parque Dr. Barbosa de Oliveira onde toma a Avenida Tindall e entra no Hospital. Participam professores e alunas do Bom Conselho, Externato São José com estandarte, Pia União das Filhas de Maria. Da Irmandade de Misericórdia o c.el Francisco Gomes Vieira, provedor, c.el Augusto C. Monteiro, tesoureiro, capitão José Cyrillo Lobato, adjunto do provedor, Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, procurador e Dr. José Aristides Monteiro, secretário e autoridades. Ao lado da imagem o vigário P.e Florêncio, com o coadjutor P.e Antônio Gomes Vieira e capuchinhos de Santa Clara. Banda de Música. Além do povo que seguia a procissão grande massa popular aguardava já no novo hospital onde a Imagem é colocada na capela provisória no pavimento superior. O vigário P.e Florêncio benze todas as dependências e prega enaltecendo o trabalho do c.el Augusto Monteiro, das Irmãs de São José e dos capuchinhos. Falou inclusive em nome do Sr. Bispo e do Vigário-geral Mons. Castro. Estão prontas algumas acomodações. (Norte).

 

1931   Falece em São Paulo D. Marianna Marcondes de tradicional família taubateana, progenitora do Sr. Benedito Marcondes Ferreira, veterano jornalista. (A Folha).

 

1940   Realiza-se no Ginásio do Estado em Taubaté conferência sobre o tema “O Estado Novo e as Leis Trabalhistas” pelo Dr. Guaraci Silveira que aqui tem feito observações sociológicas com vistas ao salário mínimo, em missão oficial. (O Momento).

 

1945   No elegante salão de chá da “Casa Taubaté” no Prédio Urupês da Rua Carneiro de Souza, ex-alunas do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho promovem um chá de confrater-nização em benefício da cruzada social pró-missões em 1945. (Taubaté Jornal).

 

1945   Aniversaria o Rev. Pe João Maria Raimundo da Silva, cooperador diocesano da boa imprensa, coadjutor da paróquia de Santa Teresinha e Inspetor Federal do Ensino Secundário. (Taubaté Jornal).

 

1946   O Sr. Benedito Marcondes Ferreira fornece a comerciantes locais ordens de retiradas (requi-sição) da Companhia Usinas Nacionais de 374 das 385 existentes, datadas de 2 de setembro para quando estava marcado esse forneci-mento de requisições. Criticado pela imprensa, pede exoneração de secretário da Comissão Municipal de Preços que não lhe é concedida por continuar a merecer a confiança da mesma. (Folha Democrática, órgão da oposição local).

 

1947   O delegado de polícia de Taubaté é o Dr. Antônio Lotito Salvia. (Taubaté Jornal).

 

1947   O Sr. Péricles Santos anuncia aulas de portu-guês, matemática (aritmética, álgebra, geome-tria) para os cursos ginasial e colegial à Rua Vol. Pena Ramos, 68. (Taubaté Jornal).

 

1947   Estão adiantadas as obras da Capela das Rev.das Irmãs Sacramentinas na Rua das Pal-meiras. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *