9 de março de…
1859 A lei estadual n.º 6 cria o município de São José do Barreiro.
1876 A Assembléia Provincial aprova a aposenta-doria do Sr. Miguel Moreira Damasco, coletor das rendas provinciais de Taubaté. (A Imprensa de Taubaté).
1876 Ao projeto n.º 50 em curso na Assembléia Provincial que autoriza o governo a aposentar o administrador da mesa de rendas de Ubatuba, Antônio Joaquim Madureira, o deputado taubateano P.e Bento Antônio de Souza e Almeida, vigário de São Bento do Sapucaí-Mirim apresenta emenda autorizando igualmente a aposentadoria do escrivão da coletoria de Taubaté Miguel Moreira Damasco com 30 anos de serviço, quase 80 anos de idade e enfermo. (A Imprensa de Taubaté)
1883 Numa residência particular da cidade a pianista sra. M. Freida-Pace dá novo concerto com o concurso da sra. D. M. Sertan e do trágico cantor Sr. Colantoni Rossi. (Gazeta de Taubaté).
1898 O Prof. Lindolfo Francisco de Paula, inspetor literário, inspeciona os estabelecimentos de ensino em Taubaté. (Diário de Taubaté).
1898 O Teatro Circo Universal em Taubaté, de propriedade do Sr. maestro Albano Pereira realiza espetáculo em benefício da viúva e filhos do recém-finado maestro Antônio José Marcondes Homem de Mello. No intervalo, em nome da Comissão organizadora do espetáculo agradece o Dr. Câmara Leal. (Diário de Taubaté).
1905 Morre, em Taubaté, o Sr. Mariano Gomes da Luz Netto, armador muito estimado e popular, conhecido por Marianinho, morador à rua Carneiro de Souza n. 36, proprietário de Empresa Funerária. (Jornal de Taubaté).
1905 Durante o último e recente carnaval 470 pessoas retiraram na delegacia de polícia local licença para se fantasiarem. A maior animação verificou-se na rua Carneiro de Souza e C.el Jordão. A Associação dos Empregados no Comércio e o Sport Club Taubateense realizam préstito, de que participa a Philarmô-nica Taubateense, em 2 carros. Circulam sacolas recolhendo esmolas para as obras do hospital de Santa Isabel e pobres de São Vicente que rendem 171$380. O Club Malhado realiza passeata com a banda João do Carmo e Lyra Operária. Dia 7 foi terça-feira de carnaval. (Jornal de Taubaté).
1905 O Sr. José Olegário de Barros, conhecido por Juca, acha-se de volta da capital onde prestou e foi aprovado em exames de português e francês no Curso Anexo da Faculdade de Direito. É aluno do Ginásio Taubateano e auxiliar do Jornal de Taubaté. (Deste).
1905 O Sr. Inocêncio de Freitas e Silva, procurador da Câmara Municipal de Taubaté, publica lista de 15 maiores contribuintes do imposto predial. (n.º 1 Carlos Adolpho Leonardo) e do de indústrias e profissões (n.º 1 José Durante) para fins eleitorais. (Jornal de Taubaté).
1905 Acha-se em Taubaté o Sr. Samuel Corrêa dos Santos, artista mecânico e liberal concertador e afinador de pianos. Informações com o Sr. Francisco Jacintho Pereira, no Hotel Pereira. (Jornal de Taubaté).
1905 À rua Dr. Emílio Winther, 62 está o Colégio Carlos Reis, dirigido pelo Sr. Fernando de Mattos e Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, onde lecionam: Dr. José Benedito dos Santos, Dr. Bento Eneas, Dr. Afonso Moreira, Dr. Continentino Guimarães, José Ramos Ortiz, Eduardo Piquet, Clementino Ribeiro e Antônio Penzo. (Jornal de Taubaté).
1910 O Sr. Paulino de Quadros é nomeado pelo Sr. Prefeito Municipal para o cargo de Fiscal da Iluminação em substituição ao major José Ramos Ortiz, licenciado por 90 dias. (O Norte).
1910 Morre, em Taubaté, o estimado comerciante Sr. Paulino Pereira de Macedo Querido. (O Norte).
1949 Com a presença de 21 dos 23 vereadores reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté. O vereador farmacêutico Sr. Jaime de Castro apresenta indicação à Prefeitura no sentido de se abrir ampla avenida ligando a Pça. do Convênio (Largo de Pilar) ao Rio Paraíba. (Taubaté Jornal de 13). O Sr. J. Franco Bittencourt, diretor da Secretaria da Câmara, organiza ali um serviço informativo da imprensa. (Jornal de Taubaté).
1949 A Casa Nossa Senhora Aparecida, sob a direção das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, mantém curso de Corte e Costura. (Jornal de Taubaté).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu