2 de outubro de…
1607 O Dr. Mateus da Costa Aborim toma posse do cargo de prelado do Rio de Janeiro. (Rio Bran-co, Efemérides, p. 465).
1784 Timóteo Pires de Godoy e o alferes Francisco da Cunha Sousa são nomeados pela Câmara de Taubaté, para almotacéis nos meses de outubro a dezembro. (Atas I, 121).
18…. Nasce o Dr. A. M. Fontes Júnior, deputado estadual. (O Jornal A Federação de 2/10/1913 de que colho a informação está endereçado ao mesmo. Teria morado em Taubaté).
1884 Em manifesto assinado pelo Sr. Antônio da Silva Prado, Presidente, Antônio Proost Rodo-valho, F. A. Dutra Rodrigues, Manoel Antônio Duarte, de Azevedo e Rodrigo A. da Silva, o partido denominado “União Conservadora” lança a candidatura do Dr. Joaquim Lopes Chaves pelo 2.º distrito como deputado à Assembléia Geral para lutar contra o projeto do governo de reforma da Lei do Ventre Livre com a extinção imediata da escravidão sem indenização que já causou a dissolução da Câmara dos deputados. As eleições estão marcadas para 1.º de dezembro próximo. (Gazeta de Taubaté).
1887 Às 13h no Paço Municipal realiza-se reunião sob a presidência do desembargador honorário Dr. Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, juiz de direito local, para tratar da fundação do projetado Instituto Taubateense que convida para secretário o cap. João Affonso Vieira. O Visconde de Tremembé já pôs à disposição da comissão encarregada da fundação a quantia de 10 contos sem juros e a Assembléia Provincial já votou um subsídio de dois contos de réis. Quanto à cessão do Convento de Santa Clara para nele funcionar o Instituto disse o presidente que, quando D. Pedro II passou por Taubaté, entendeu-se pessoalmente com S. Majestade. Depois de alguns meses recebeu comunicação do Ministro do Império que havia obtido do Superior da Ordem Franciscana a cessão desejada e que o Convento estava desde já à disposição da comissão para nele funcionar o Instituto até encontrar outro local. Como membro da comissão incorporadora viu que a cessão nesses termos não interessava, foi pessoalmente se entender com o Ministro do Império e este com o superior da Ordem Franciscana que revogou essa cláusula (condição) ficando a cessão feita com a cláusula seguinte: “O Convento de Santa Clara da cidade de Taubaté ficará pertencendo à sociedade que se constituir para nele criar e manter um Instituto de Artes e Ofícios, e voltará ao seu primitivo proprietário, no momento em que deixar de existir o referido Instituto” o que aceitou pois em iguais condições foi cedido o Convento que serve à Faculdade de Direito em São Paulo e hoje tido como próprio nacional. O superior da Ordem Franciscana marcou o dia 21 de janeiro próximo para ser lavrada a escritura de cessão para firmidão da doação feita. Passa a ler os estatutos e 178 pessoas presentes se inscrevem como sócios do Instituto. Foi eleito o Conselho Fiscal: Cons. Moreira de Barros, Dr. Lopes Chaves, c.el Jordão Pereira de Barros, ten. c.el Manoel Gomes Vieira, Drs. Rodrigues Guimarães e Emílio Winther, cap. José Gomes Nogueira, c.el Mariano Moreira, Côn. Benjamim de Toledo Mello e Andrade Roza. Suplentes: cap. João Afonso Vieira, Dr. Moura Escobar, Dr. Crescêncio Costa, Dr. José Ricardo e cap. Francisco Gomes Vieira. Por proposta do Cons. Moreira de Barros foi eleito o Conselho Diretor: Visconde do Tremembé, Desembargador Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho e vigário colado Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro. (Há esperança de regeneração de muitos meninos que andam vadiando pelas ruas). (Gazeta de Taubaté).
1891 O Sr. João Baptista Góes assume o cargo de subdelegado de polícia de Taubaté de que é 1.º suplente. (Jornal do Povo).
1897 A banca examinadora presidida pelo c.el José Benedito de Mattos e composta dos Srs. prof. Orestes Guimarães e major José Ramos Ortiz conclui seus trabalhos aprovando para professores provisórios os Srs. João Antunes Ferreira de Alvarenga, Paulino Xavier Lopes, Paulino Ferreira de Abreu, D. Rita Barbosa Miranda para o Taboão e D. Ana Justina Vaz de Toledo para o Baracéia. O Sr. Antônio Fogaça não concluiu o exame. (Diário de Taubaté).
1901 Na chácara de João Bento de Moura, junto ao Bom Conselho vendem-se bambus a 800 réis a dúzia. (Jornal de Taubaté).
1901 Passam por Taubaté no “Expresso” (trem) os Ex.mos Srs. Bispos do Maranhão e do Amazonas que são homenageados na estação pelo clero. São acompanhados até Aparecida pelo Côn. Bento de Souza Almeida, Dr. Emílio Costa, cap. Francisco Lobato de Moura Sobrinho e José Ignácio de Souza Almeida. (Jornal de Taubaté).
1902 Por motivo de moléstia, entra em licença o vereador ten.-c.el José Francisco de Moura, vice-presidente da Câmara Municipal de Taubaté que é substituído interinamente pelo vereador José Malhado Filho até 7 de janeiro de 1904 na Intendência e na vice-presidência pelo Sr. Félix Guisard. O ten.-c.el José Francisco de Moura acabou resignando o cargo a 12 de novembro de 1903. (Jornal de Taubaté, 15/1/1905, relatório).
1905 Os Srs. Francisco Andrade, Júlio Xavier, cap. Santos Areão, Joaquim da Silva Rocha e Cypriano G. Quirino são portadores do bilhete premiado com 10 contos de réis pela loteria de São Paulo. (Jornal de Taubaté).
1910 O prof. Francisco Vieira da Silva exonera-se da direção da Corporação Musical Filarmônica Taubateense. (O Norte).
1910 Morre em São Paulo D. Ignez Gomes da Silva, natural de Taubaté, avó do P.e João Deusdedit de Araújo. Morre em Taubaté D. Marianna Menezes de Jesus, tia do Sr. José Vicente de Barros, aferidor municipal. (O Norte).
1912 D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté, regressa de sua visita pastoral a Paraibuna. (O Lábaro).
1913 Regressa de Natividade onde esteve comis-sionado o Sr. Antônio C. Frederico Ramos, fiscal sanitário deste distrito. (A Federação).
1914 A Prefeitura Municipal de Taubaté atende pedido da Prefeitura Municipal de Itajubá remetendo-lhe cópia de nossa lei orçamentária e tabela em vigor, para fins de elaboração do orçamento e tabela daquele município. (O Norte).
1914 A Prefeitura Municipal de Taubaté agradece à Secretaria da Agricultura do Estado a remessa de instruções para plantio de cereais. (O Norte).
1914 Em resposta a pedido da Diretoria do Serviço Sanitário do Estado a Prefeitura Municipal de Taubaté informa que os cães vadios da cidade são extintos duas vezes por ano. Pedia providências para essa extinção. (O Norte).
1914 A imprensa taubateana comenta o fato de ter-se alistado na França como simples soldado, o Conde d’Eu, herdeiro do trono do Brasil, neto de Luiz Felipe, general em chefe dos exércitos aliados contra a tirania de Solano Lopes, exilado em Paris. (O Norte).
1914 Noticia-se a abertura em Caçapava, pelo prof. Enéas Natividade de um curso de preparató-rios para candidatos a matrículas em escolas superiores. (O Norte).
1914 O Dr. Custódio Moreira César, delegado de polícia, cumprimenta o Prefeito Municipal Dr. Gastão por motivo de promulgação da lei criando a Guarda-Noturna que agora se impunha muito mais que antes devido ao desemprego que acarreta o aparecimento diário de dezenas de pessoas na cidade, desocupadas em busca de serviço, pondo a população em sobressalto. (O Norte).
1915 D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva nomeia o P.e Custódio Bernardo da Silva para seu secretário particular. Este já vinha substituindo o Pe José Benedito Monteiro. (Gazeta de Taubaté).
1927 No Seminário Diocesano de Taubaté realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal dos diáconos Eurico de Oliveira Galicho, Francisco Eloy de Almeida e Antônio d’Almeida Jr. (O Norte).
1940 Por não estar sendo cumprido o decreto federal n.º 19941 que a Constituição Federal de 10 de novembro de 1937 não revogou, o Rev.mo Mons. Ramos Ortiz, DD. Vigário Geral do Ensino Religioso em Taubaté resolve declarar suspensas temporariamente as aulas de religião no Ginásio do Estado de Taubaté. (O Lábaro)
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu