26 de agosto de…
Na imagem, no plano de fundo, o prédio da Cadeia Velha*
1868 Cândido Borges Monteiro, Visconde de Itaúna assume a Presidência da Província de São Paulo e a exerce até 25 de abril de 1869. (Folhas).
1883 A Gazeta de Taubaté que de bissemanário passa a sair nos dias 5, 10, 15, 20, 25 e 30 dos meses, dedica sua primeira página inteira à exaltação da atriz Julieta dos Santos (Julietinha) de 10 anos de idade, gaúcha que se exibiu dia 26em nosso Teatro São João.
1883 No Teatro São João dá seu último espetáculo a Companhia Teatral da qual faz parte a aplaudida artista gaúcha de 10 anos de idade Julieta dos Santos (Julietinha). Trata-se da Companhia Julieta dos Santos, dirigida pelo ato e autor Moreira de Vasconcelos. Estreiou com a peça “Demônio Familiar” de José de Alencar. No 2.º espetáculo apresentou “A Filha da Escrava” do Arthur Rocha. A precoce artista foi recebida na gare da estação por uma banda de música que a acompanhou até o hotel. Fazem parte da companhia também os artistas Leal Ferreira, D. Jesuína Leal, Adelina de Castro, Francisca Leal, Rocha e Irineu. Apresentam também a comédia “Amor por Annexins”. O acadêmico rio-grandense vindo de São Paulo saúda a artista em brilhante improviso. Após o espetáculo a atrizinha é acompanhada por seus admiradores em grande número até o hotel precedidos de banda de música quando se dão vivas aos taubateanos pelos acadêmicos riograndenses. Na porta do hotel falam o redator da Gazeta de Taubaté, os acadêmicos presentes. (Gazeta de Taubaté).
1884 Morre D. Maria Moreira de Oliveira progenitora de D. Maria do Carmo Moreira, de D. Marianna Moreira de Camargo esta casada com o Sr. Antônio Leite de Camargo e avó do Sr. João Baptista Alves Mourão, futuro empresário na linha de bondes urbanos puxados a burro. (Gazeta de Taubaté).
1884 O Dr. Francisco Ribeiro Escobar (pai), secretário interino da Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé, por deliberação tomada em reunião de 24 do corrente, convida os acionistas da empresa para assembléia geral de 21 de setembro próximo, ao meio-dia, em casa do Barão do Tremembé, para tratar: 1 – da eleição da diretoria definitiva; 2 – julgar as contas da diretoria; provisória até agora. 3 – eleger o conselho fiscal; 4 – providenciar sobre diversas necessidades da empresa; 5 – autorizar empréstimo ou autorizar os meios de suprir o déficit; 6 – resolver sobre o prolongamento da linha e aumento do capital. (Gazeta de Taubaté).
1886 A Gazeta de Taubaté vem publicando colaboração de seu correspondente em São Paulo o acadêmico taubateano Oct. V. (futuro magistrado Octaviano Costa Vieira homenageado com rua no Jardim Russi que começa na Av. Paulo Costa e termina na Rua Ernesto Leão Brasil).
1889 Amigos e admiradores do Barão do Jambeiro acompanhados da banda de música Princesa Imperial comparecem ao seu desembarque procedente da capital da Província. À noite reúnem-se no Paço Municipal para saudar os barões recentemente agraciados: Barões do Jambeiro, Pedra Negra e Pouso Frio. Deixam de ir à casa do Barão de Pereira de Barros por se achar gravamente enfermo. (Jornal do Povo).
* 1901 Inicia-se a demolição do Prédio da Cadeia Velha na Rua da Cadeia (hoje Dr. Pedro Costa) esquina da Rua de São José para construção do prédio do 1.º Grupo Escolar de Taubaté Dr. Lopes Chaves. (Jornal de Taubaté).
1905 Projeto de reforma eleitoral, apresentado à Assembléia Legislativa pelo líder do governo Jorge Tibiriçá, Sr. Dr. Herculano de Freitas, assegura representação às minorias que obtiveram pelo menos um quinto dos votos apurados. Divide o Estado em 10 circunscrições sendo Guaratinguetá sede do 3.º distrito e Taubaté do 2.º com os seguintes municípios: Tremembé, Redenção, Caçapava, Buquira, São José dos Campos, Jambeiro, Santa Isabel, Patrocínio de Santa Isabel, Jacareí, Santa Branca, São José do Paraitinga (Salesópolis), Mogi das Cruzes, Guararema, Paraibuna, São Luís do Paraitinga, Lagoinha, Natividade, Ubatuba, Vila Bela, São Sebastião e Caraguatatuba. Cada distrito elegerá 5 deputados cujo número total passa de 40 para 50. Subscrevem o projeto 26 deputados, maioria. (Jornal de Taubaté).
1912 Morre em Taubaté o Sr. Januário José Cabral, professor aposentado, com 86 anos de idade, natural de Ubatuba e que aqui residia há muitos anos. (A Federação).
1914 A Empresa do Odeon Teatro Cinema da Praça do Convênio anuncia para breve a apresen-tação de uma das mais afamadas companhias em turnê pela América do Sul: a companhia portuguesa de Adelina Abranches e Azevedo que deverá estrear dia 7 de setembro próximo dando 3 únicos espetáculos: “A Caixeirinha”, “O Gaiato de Lisboa” e “A Menina do Chocolate”. No Salão das Flores estão expostos os retratos dos artistas participantes e à venda os ingressos: camarotes 40$000 e cadeira 9$000 para as três récitas. (O Norte).
1940 Morre em Taubaté o Dr. José Pereira Corsino, antigo advogado pertencente a tradicional fa-mília taubateaba e que aqui exerceu vários cargos públicos. (O Momento).
1945 Depois de tríduo preparatório na Catedral provisória (Igreja do Rosário) em que pregaram os Rev.dos P.es Geraldo de Oliveira, Cícero de Alvarenga e Leonardo Campos, (comemoração do 60.º aniversário da fundação da 1.ª conferência Vicentina) haverá missa às 7h na Capela das Casas Pias celebrada pelo Pe Henrique Peters, com café aos comungantes e pães aos pobres. Em seguida comissão de vicentinos visita nos cemitérios locais os túmulos dos confrades. Às 19h30 no salão da Associação das Damas de Caridade haverá assembléia festiva sob a presidência do Rev. do Pe Tarcísio Castro Moura, diretor interino do Seminário Diocesano e representante do Sr. Bispo Dom Francisco Borja do Amaral. O Sr. Amaro Negrini, presidente do Conselho Central faz histórico da data, rendendo homenagem aos fundadores da obra (1.ª Conferência sob invocação dos Sagrados Corações de Maria e Jesus). O Brasil reconhece Taubaté como cidade pioneira na difusão pela diocese da obra vicentina. Segue-se conferência do historiador Dr. Félix Guisard Filho, fazendo ver que conquistas sociais que se dizem novas, não passam de criação do grande São Vicente. O Pe Tarcísio focaliza a obra vicentina à luz do Evangelho. (Taubaté Jornal).
1947 A recém-fundada Associação Profissional dos Contabilistas de Taubaté realiza às 20h15 na Escola Técnica de Comércio reunião preparatória da concentração que se realizará em Taubaté nos dias 13 e 14 de setembro próximo. (Taubaté Jornal).
1948 O Sr. Evandro Campos, diretor do Taubaté Jornal recebe carta do Sr. Lucas Evangelista, de São Paulo, sugerindo, em aditamento ao plano de Assistência Municipal elaborado pelo Dr. José Ortiz Monteiro Patto para o Prefeito Dr. José Luiz de Almeida Soares, a instalação de Postos de Orientação Social aos Grupos Escolares da cidade, criados pelo Dec. 17.489 do Governador Ademar de Barros, com a colaboração do Serviço Social de Menores do Estado, então dirigido pelo Dr. James Alvim. (Taubaté Jornal).
______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu