31 de julho de…
1795 Morre em Lisboa o poeta José Basílio da Gama, nascido em 1740 no arraial de São José do Rio das Mortes (São João d’El-Rei, Minas Gerais), fundado por taubateanos. (Folhas).
1812 Nasce em Munich aquela que seria Duquesa de Bragança, D. Amélia de Leuchtenberg, 2.ª Imperatriz do Brasil, falecida em Lisboa a 26 de janeiro de 1873. Era filha do príncipe Eugene de Beauharnais, depois príncipe de Leuchtenberg. (Rio Branco, Efemérides, p. 53).
1827 Casa-se pela segunda vez, agora em Taubaté, o c.el Manoel Marcondes de Oliveira Mello (Barão de Pindamonhangaba) com D. Maria Angélica da Conceição, viúva do capitão Raphael José Machado, de Jacareí, filha do capitão-mor Miguel Martins de Siqueira e de D. Francisca Leme de Siqueira, falecida (a noiva viúva) em Pindamonhangaba em 1839. Sem filhos de ambos os casamentos deixou uma filha natural de nome Ignácia Portes (Silva Leme – vol. 7º – p. 367 n. 5-1). Era irmão de Monsenhor Marcondes. Era filho do capitão-mor Ignácio Marcondes do Amaral e de D. Ana Joaquina de Oliveira (natural de Taubaté) filha do ajudante Manoel de Oliveira Neves e de D. Ana Joaquina Corrêa. Foi comandante interino da Guarda de Honra da Imperial Pessoa do Príncipe Regente quando passou por Pinda a 22 de agosto de 1822 e nessa qualidade lhe coube a honra de repetir no Alto do Ipiranga o brado de “Independência ou Morte” a 7 de setembro de 1822. Em 1856 o governo imperial agraciou-o com o título de Barão de Pindamonhangaba (1.º) e mais tarde com as Comendas de Cristo e da Rosa. Foi um dos mais distintos chefes do Partido Liberal em Pinda em 1780. Foi casado a 1.ª vez com D. Maria Justina do Bomsucesso a 15/2/1817. Morreu a 6 de agosto de 1863. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 344/346).
1888 Prevenindo-se para as festas de Tremembé o chefe do tráfego da Companhia de Bondes do Tremembé, Sr. E. Bertrand, encomenda a John Miller, por intermédio do cap. J. M. Sampaio, um vagão de carvão cardiff. Prometido para o dia 1.º de agosto o carvão é remetido por engano para a Companhia de Gás e Óleos de Taubaté o que provoca dificuldades e reclamações dos passageiros. Assim mesmo, do dia 1.º ao dia 10 de agosto de 1888 os bondes fazem 67 viagens, conduzindo 5317 passageiros à razão de $500 (quinhentos réis) por viagem. (Diário Paulista).
1889 Com o seu leito da linha restaurado os bondes da Companhia de Bondes a Vapor do Tremembé fazem o percurso de ida e volta à capela, assim que há número suficiente de passageiros tendo transportado nos três últimos dias mais de oitocentas pessoas. Durante a próxima festa vai trabalhar como auxiliar uma máquina da Estrada Leste com quatro vagões. (Jornal do Povo).
1889 O Sr. Leopoldino Martinho de Abreu é nomeado para o cargo de Coletor das Rendas Gerais de Taubaté. (Jornal do Povo).
1889 Durante o mês de julho foram retirados do clube Literário Taubateense 79 volumes da biblioteca. (Jornal do Povo).
1890 Movimento durante o corrente mês: da Coletoria Geral – receita: 9:251$197; despesa: 2:872$913; Coletoria Estadual: receita: 2:372$761; despesa: 2:456$852; correio – receita: 544$190 e despesa: 434$000. (Jornal do Povo).
1895 O Dr. Cesário Motta é exonerado, a pedido, do cargo de Secretário do Interior do Estado. (O Popular).
19…. Nasce o Rev.o Pe João Maria Raymundo da Silva, Fiscal Federal do Ensino em Taubaté e professor da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras. (Folha Democrática de 25/8/1946).
1900 O Cônsul Italiano em Taubaté Sr. Rosalbino Santoro recebe a notícia do assassinato do Rei Umberto I da Itália. (Jornal de Taubaté).
1900 Morre em Taubaté o Sr. José Prainha que exercia o cargo de oficial de justiça. (Jornal de Taubaté).
1901 Nascimento Nazareth, pelo Jornal de Taubaté, ressalta os grandes méritos do ilustre tauba-teano Dr. João Francisco Malta Jr. (deputado estadual e federal) recentemente falecido. (Jornal de Taubaté).
1905 Procedente de Guaratinguetá chega a Taubaté uma romaria de quase 1000 pessoas em trem especial de 9 carros de 2.ª classe e que se dirige ao Tremembé em visita ao Santuário do Bom Jesus. (Jornal de Taubaté).
1905 Aniversaria o Dr. Fernando de Mattos, delegado de polícia, e membro do diretório do Partido Republicano local. Ao meio-dia quando se dirigia para seu gabinete de trabalho foi surpreendido por manifestação de amigos e auxiliares. A cadeia pública desde o portão até sua sala de trabalhos está ornamentada de folhagens e flores. A mesa da delegacia atapetada de flores. O Dr. Fernando de Mattos sobe as escadas entre duas alas de meninas que lhe jogam pétalas. Em nome de seus auxiliares é saudado pelo escrivão da delegacia Adelmo Pelegrini e recebe um buquê de flores. O ten. Octaviano Andrade, 2.º suplente de delegado, fala em nome de seus companheiros, do subdelegado e suplentes. O Sr. Braz Salvador Curtu pela Associação Comercial, o prof. Ernesto Sampaio pelo “Jornal de Taubaté”. O ten. Arthur Vieira, 1.º suplente do subdelegado, propõe e se lavra um voto de louvor ao aniversariante no livro de protocolos. Em comemoração do dia foram postos em liberdade todos os presos, sob custódia, existentes na cadeia. O Sr. Octaviano de Andrade também aniversaria hoje.
À noite o Dr. Fernando de Mattos é homenageado com um banquete no seu escritório à Rua do Sacramento das 19h às 21:30h e depois se palestra até meia-noite sob os acordes da orquestra da Corporação Musical Philarmônica Taubateense com 33 convidados sendo ao champanhe saudado pelo Sr. Dr. Afonso Moreira da Silva. O cardápio nacional foi preparado pelo “Recreio de Taubaté”. A decoração do salão esteve a cargo do Sr. Carlos Hummel. (Jornal de Taubaté).
1905 Dom Jean Baptiste Chautard, abade de Trapa de Sept-Fons na França em visita ao Brasil dá entrevista ao “Jornal dos Agricultores”. Tem cerca de 40 anos. O procurador geral no Brasil é Dom Alexis Decrey responsável pela Trapa da Maristela em Tremembé com mais de 5.000 hectares de terra e que pretende distribuir terra e ferramentas aos seus mais distintos discípulos. (Jornal de Taubaté).
1910 Com o nome de Companhia Paulista de Telefones, funda-se em São Paulo uma sociedade anônima com o capital de 400 contos para explorar o serviço telefônico entre a Capital e Taubaté. (O Norte).
1910 Realizam-se as cerimônias de benzimento da nova capela de Nossa Senhora (da Conceição) no alto de São João ali erigida por uma devota. Paladina dessa obra foi uma senhora pobre e aleijada que tomou sob sua proteção uma imagem que lhe dera o Rev.mo Superior do Convento de Santa Clara por ela encarnada com perfeição apesar de aleijada. (O Norte).
1913 Tendo interrompido sua circulação a 27 de fevereiro último para reparos na máquina im-pressora, volta a sair uma vez por semana (quinta-feira) o jornal local “A Federação”, folha republicana de propriedade de uma associação, de que é diretor-gerente desde 1912 o Sr. Elpídio Borges, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 70. Está no seu quinto ano e o comemora pois foi fundado a 24 de março de 1908. Este número é impresso em papel rosa forte, excepcionalmente. Além de “A Federação” circulam em Taubaté “O Norte”, órgão situacionista e “O Lábaro” sob a direção do Sr. Bento Ramos, órgão do bispado. (A Federação e a Imprensa de Taubaté – P. Giolo – p. 43).
1914 A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté transfere sua sede para o prédio 67 da Rua Dr. Winther. (O Norte).
1914 Devido a esforços do Sr. João Carlos de Moura Andrade e determinação do Dr. Luiz Carlos da Fonseca, sub-inspetor do 4.º distrito da Central é aproveitado o antigo armazém de cargas da bitolinha, hoje servindo de almoxarifado da Estação, para armazém especial de exportação de café que fica resguardado de promiscuidade com outros gêneros. (O Norte).
1914 O Prefeito Municipal de Taubaté. Dr. Gastão Câmara Leal, requisita do Instituto Agronômico de Campinas 200 mudas de palmeiras imperiais e 200 de tipu. (O Norte).
1914 O Sr. Benedito M. Andrade oferece 40 sacas de cal para as obras das Casas de São Geraldo que a Conferência de São Vicente pretende edificar em local apropriado. (O Norte).
1914 Portarias do Prefeito Municipal: concede licença ao 2.º oficial e fiscal em comissão Ignácio Marcondes Filho; nomeia o Sr. José Elpídio de Mattos Guimarães para 2.º oficial e fiscal em comissão; nomeia o Sr. João Bindão para Administrador do Mercado na vaga com a morte do Sr. Francisco Pestana Júnior; nomeia o Sr. Luiz Borges para fiscal em comissão. (O Norte).
1914 A Sociedade de São Vicente de Paulo cogita de construir diversas casas à semelhança das existentes à Rua 4 de Março com o nome de Vila São Geraldo para abrigar morféticos e separá-los do convívio social em Taubaté para o que constituiu a comissão: Presidente, prof. Rodrigo Rosa; Vice, Francisco Xavier da Fonseca; Secretário, Luiz Augusto da Silva; Tesoureiro, José Francisco de Salles. (O Norte).
1932 Com vistas à revolução constitucionalista, verdadeira cruzada nacional, inaugura-se em Natividade um campo de aviação. (A Folha).
1933 Realiza-se à Rua Visconde do Rio Branco, 33-A, assembléia geral ordinária da Companhia Taubateana de Diversões de que é diretor-gerente o Sr. Eduardo Pereira. (O Lábaro).
1934 Com 52 anos morre em São Paulo o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, natural desta cidade e oriundo de uma de nossas mais distintas e tradicionais famílias. (O Lábaro).
1937 Sua Santidade o Papa Pio XI pela Bula Christianae Plebis cria a Diocese de Lorena, sendo nomeado seu Administrador Apostólico D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, 2.º Bispo de Taubaté. Para seu 1.º Bispo será nomeado em dezembro de 1940, por sua Santidade o Papa Pio XII, Mons. Francisco Borja do Amaral, nascido a 10 de outubro de 1898, Chantre do Cabido Diocesano de Campinas e pároco de uma das freguesias de sua sede. (O Lábaro).
1945 Pela madrugada, com destino a São Paulo onde foi decretado ponto facultativo e receberão consagradas homenagens, passam por Taubaté, de regresso do front os componentes de nossa Força Expedicionária. (Taubaté Jornal).
1945 Os funcionários da Companhia Telefônica Brasileira homenageiam seu chefe Sr. Fernando Lanzoni, então gerente da mesma, que é saudado pela Sr.ta Teresinha Ciolim em nome dos colegas, pela passagem de seu aniversário. (Taubaté Jornal).
1948 Com 118 anos de idade morre em Taubaté D. Henriqueta Francisca de Oliveira, antiga serviçal do Visconde de Tremembé Sr. José Francisco Monteiro. (Taubaté Jornal).
1949 Taubaté recebe a visita do Governador Dr. A-demar Pereira de Barros que inaugura a agên-cia local do Banco do Estado de São Paulo, na Rua Dr. Pedro Costa, o majestoso edifício do Fórum na Praça Mons. Silva Barros, as obras de ampliação da Penitenciária Agrícola e instala na Rua Duque de Caxias a sede do Diretório Municipal do Partido Social Progressista. (Taubaté Jornal).
1949 O Sr. José Boanerges Moreira cuida da fundação da Sociedade Recreativa e Musical de Taubaté para organizar e manter uma banda de música civil na cidade com que já conta de início com 30 elementos, pois, no momento existe apenas a sem dúvida magnífica e prestante banda militar do 5.º B.C. (Taubaté Jornal).
1949 O prof. Ulisses Pereira Bueno, assistente social da Escola Senai Félix Guisard, é nomeado correspondente em Taubaté do periódico paulistano “Justiça do Trabalho”. (Taubaté Jornal).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu