30 anos sem Antônio Mello Jr.

 30 anos sem Antônio Mello Jr.

Na foto, Antônio Mello Junior ao lado de seu filho, Antônio Bento.

 

Há 30 anos Taubaté perdeu um dos seus mais importantes pesquisadores, em 3 de janeiro de 1984.

Antônio Mello Júnior, nasceu na cidade de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, em 31 de março de 1906. Era filho de Antônio Cirilo de Mello e Austerlina de Souza Mello.

Segundo Umberto Passarelli, Antonio Melo foi um taubateano de coração. Aqui viveu mais de quatro décadas e recebeu, da Câmara Municipal, o título de “Cidadão Taubateano”.

“Seu Melinho” – como era carinhosamente conhecido – foi, durante largo espaço de tempo, gerente do escritório da antiga Light (posteriormente Companhia de Eletricidade São Paulo e Rio), nesta cidade, funções nas quais se aposentou.

Foi membro do Rotary Clube de Taubaté, provedor da Irmandade de Misericórdia, membro da comissão executiva da Semana Monteiiro Lobato e sócio fundador do Clube dos 21 Irmãos-Amigos.

Veja o que diz seu filho, Bento Mello,  o jornalista Djalma Castro e o pioneiro do GEIN Joubert Indiani:

Antonio Mello Júnior colecionou feitos heroicos. Compilou e publicou alguns dos mais importantes livros para o estudo da história de Taubaté. “Imprensa Taubateana” é leitura fundamental para se entender a dinâmica da comunicação em Taubaté desde meados do século 19 até o final do século 20. O grandioso, apesar de sucinto, “Taubaté e seus monumentos”, no qual aborda a história dos marcos e símbolos históricos e comemorativos de Taubaté até os anos 1980. Além de outros livros de importância tão grande como os anteriores, como “Hospital Santa Isabel”, Resenha”, “Edgard Cavalheiro – subsídios para uma biografia”.

Colecionou e organizou grande número de jornais antigos da cidade, que o homenageou tornando-lhe o patrono de um dos principais acervos documentais da cidade, a Hemeroteca Antonio Mello Júnior, no Museu Histórico Dr. Felix Guisard Filho. O arquivo possui desde o primeiro jornal da cidade, O Taubateense, publicado em 1861 até os jornais contemporâneos, que são periodicamente organizados e arquivados. A hemeroteca Antonio Mello Junior é o abrigo da documentação mais acessada por pesquisadores na cidade.

ex-mello

Você pode baixar o livro Imprensa Taubateana aqui no Almanaque Urupês, custa apenas uma curtida no Facebook ou um Tweet: veja aqui

 

 

 

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

almanaqueurupes